Alegria Incrível – Natal

Alegria Incrível–NatalIntrodução: Com tudo o que acontece na época do Natal, tanta agitação, festas e compras, é fácil ficarmos meio confusos e
acabarmos nos esquecendo do propósito do Natal. O propósito de Natal se resume no mais famoso de todos os versos bíblicos: Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3:16)


Em certo sentido, podemos dizer que a tradição de dar presentes de Natal começou com Deus mesmo. Ele nos deu o primeiro presente, o mais valioso, o incomparável, o grande presente: Ele nos deu seu único Filho.

 

Paulo afirma em Romanos 5.8: Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores.  Ou seja:
• O Natal mostra que Deus nos ama incondicionalmente;
• Nós não fizemos nada para merecer, ganhar ou conquistar esse presente, pelo contrário, éramos pecadores. Os homens nem sequer pediam ou perguntavam por este presente. Deus tomou a iniciativa própria e amorosa de , “enquanto pecadores”, nos dar Jesus. É isso o que chamamos de graça, este favor, esta bondade imerecida de Deus.
Mas precisamos continuar e seguir a lógica da Bíblia. Em Romanos 8.32 está escrito: Aquele que não poupou a seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas.


O fato é que tudo o que temos é um dom da graça de Deus! E precisamos entender como Deus é, o seu caráter amoroso e cheio de graça. Jesus, que conhece seu Pai perfeitamente, disse o seguinte: Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocês, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem! (Mateus 7.11)


O Natal fala sobre o nosso privilégio de receber presentes de Deus pra nós. E precisamos entender que Deus nos dá presentes dentro de um presente. Ele nos deu Jesus, e juntamente com Ele nos concede muitos outros presentes.


Pergunta: Você já teve alguma vez a surpresa de receber um presente escondido ou incluído dentro de outro presente?


Pois é, todos os presentes de Deus para nós são embrulhados em Jesus. E hoje vamos abordar apenas três dos muitos presentes de Natal acondicionados dentro de Jesus. Podemos afirmar que quando nós decidimos confiar a nossa vida a Jesus e recebê-lo como Senhor e Salvador, junto com Ele nós recebemos:

1. Uma Nova Identidade

A verdade é que, ao longo da vida, nossa verdadeira identidade foi sendo roubada pelo pecado, por pressões de família, colegas, pela influência danosa da cultura, etc. Acabamos recebendo uma identidade não do que nós somos como pessoa, mas sim do que nós fazemos, do que possuímos, da nossa aparência, às vezes até da nossa cor de pele, nacionalidade, de um talento ou habilidade esportiva que temos ou não temos, etc.


A boa notícia é que Deus quer dar-nos uma nova e verdadeira identidade. Veja 2 Coríntios 5.17 com atenção: Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!

 

Ser uma nova criatura não significa que imediatamente nunca mais vamos pecar ou cometer falhas, mas que recebemos Dele uma nova identidade. Quando nos convertemos nós nascemos de novo e nos tornamos filhos de Deus (João 1.12).


Pergunta: quando nos convertemos e Deus nos dá uma nova identidade, há uma cerimônia muito especial para marcar este momento. Você sabe como ela se chama?


É isso mesmo, o batismo é a cerimônia que marca o fato espiritual de que eu nasci de novo e recebi uma nova identidade de meu pai celeste. Na Central, a nossa igreja tão linda, milhares já foram batizados Você já foi batizado? Se ainda não, por que não? Todos os que já nascemos de novo TEMOS que ser batizados, nossa vida antiga deve ser enterrada e recebermos nossa nova identidade.


Todos nós precisamos receber e conhecer muito bem a nossa nova identidade de Deus! Através dele agora somos “preciosos”, “aceitos”, “perdoados”, “filhos de Deus e herdeiros dele”, “mais que vencedores”, “uteis”, etc.


Então, a primeira coisa que nós precisamos é conhecer a verdade sobre nossa nova identidade. Mas precisamos de mais do que isso. Porque todos nós temos áreas que sabemos que precisamos de mudar, mas não conseguimos. Tentamos, tentamos, até nos esforçamos, mas simplesmente não podemos mudar. Falta força pra isso. Deus sabe disso! Por isso, ele inclui um segundo presente. Quando eu aceito Jesus, o presente de Deus, recebo também.

2. Uma Nova Capacidade

Deus me enche de um novo poder, uma força, uma capacidade. Agora, nós não dependemos apenas da força de vontade humana. Há um novo poder dentro de nós e é o Espírito Santo de Deus!
E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu (Romanos 5:5).


Nosso problema é que até podemos ter o desejo de fazer a coisa certa, mas não temos naturalmente o poder para fazer. Jesus nos deu seu Espírito Santo como fonte de poder para nos ajudar e levar a uma vida de vitória. Todos os crentes recebem o Espírito Santo ao nascerem de novo. Paulo ainda explicou isto em Filipenses 2.13 onde afirma: “pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele”.


Em 2 Timóteo 1.7 também acrescenta: Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio. O Espírito Santo que nos é dado traz para a nossa vida os três ingredientes que precisamos para ter nossa vida transformada: poder (ou força), amor e equilíbrio ( ou autocontrole).


Quando nós aceitamos Jesus, o presente de Deus, recebemos uma nova identidade, uma nova capacidade e também.

3. Uma Nova Comunidade

Nós não fomos feitos para passar por esta vida sozinhos e sem apoio ou suporte. Por isso mesmo Deus nos criou dentro de uma família natural, com pai, mãe e irmãos. Da mesma forma, quando nascemos de novo, Deus nos dá uma nova família espiritual para nos amar, ajudar e apoiar. Esta família é a igreja.


Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença. Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade. (Efésios 1:4-5).


Cristianismo não é só acreditar, é pertencer. Pertencer a Cristo e pertencer à sua família da fé. A igreja é uma família, não é uma organização, muito menos um clube ou um empreendimento. Ela vai durar eternamente. Por isso, Paulo diz em 1 Timóteo 3.15 que a família de Deus é a igreja do Deus vivo, o apoio e fundamento da verdade. Deus criou a igreja para ser uma família que cuida e apoia a gente.


A maioria das pessoas não percebe a necessidade de ter a família da igreja, mas sem esta família nós somos alguém sem nenhum apoio e sem fundamento. Desprotegidos e sem orientação. O fato é que precisamos uns dos outros e estamos melhores juntos!
Veja 1 Coríntios 12.7:  “Um dom espiritual diferente é dada a cada um de nós na família de Deus, para que possamos ajudar uns aos outros para o bem comum.”

 

Há 53 anos a IBC vem trabalhando em conjunto para edificar muitas vidas sobre o amor de Deus.


Pergunta: Você AMA sua igreja? EU AMO. A igreja é pra quem? PARA TODOS! Somos uma congregação de gente de todo tipo, por isso se parece com um pedaço do céu.


Este tipo de suporte e apoio espiritual e pessoal que todos necessitamos, vem melhor em pequenas embalagens, por isso estamos organizados em mais de 1200 pequenos grupos nas casas. Mas jamais podemos parar de nos reunir aos domingos para nos unirmos em adoração, para celebrarmos o que Ele tem feito e servirmos uns aos outros e à nossa comunidade.

 

Conclusão: Quando recebemos Jesus, recebemos também uma nova identidade, uma nova capacidade e uma nova comunidade. Como Paulo escreveu em Efésios 3. 18-19 (ler juntos), oramos para que todos aqui sejam capazes de sentir e compreender quão grande é o amor de Deus por nós e experimentarmos este amor plenamente.

 

Desafio: Vamos todos da célula participar do Musical de Natal EMANUEL, nos dias 20, 21 e 22 de Dezembro. Vai ser novamente maravilhoso. Marquem de irem juntos e insistam com os que nunca foram no prédio principal onde nos reunimos.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem