Sete conselhos para uma vida espiritual saudável

Sete conselhos para uma vida espiritual saudávelTexto: 1 Tessalonicenses 5.16-24

Algumas perguntas para incentivar a participação do grupo:

· Para uma criança crescer saudável, o que você acha que não pode faltar de jeito nenhum?

· E para a vida cristã, o que não pode faltar para que o cristão tenha um crescimento equilibrado?

· Quais seriam os melhores conselhos para alguém que deseje viver uma vida cristã saudável e crescente? O que não poderia faltar?

Fomos chamados por Deus para vivermos uma vida espiritual abençoada, crescente, em amadurecimento, frutífera e forte o bastante para prevalecer diante das inevitáveis questões da vida. Precisamos buscar e aprender a viver a vida em postura de fé e vitória, e não apenas viver como se estivéssemos apenas sobrevivendo.

Em sua primeira carta aos tessalonicenses, o apóstolo Paulo dá sete conselhos diretos e aparentemente muito simples aos irmãos daquela igreja, para que ela desfrutasse uma vida espiritual saudável e equilibrada, exercendo um ministério frutífero e impactante.

Neste texto, podemos observar o destaque que Paulo dá ao verso 23, manifestando seu desejo, seu ideal, de que aqueles crentes crescessem e amadurecesse de uma forma inteira e equilibrada, tanto no espírito, na alma, quanto no corpo. Paulo diz que o ideal é que todos se santifiquem, isto é, que cada um seja gradativamente transformado numa nova pessoa, até atingir o modelo que é Jesus Cristo e demonstrar semelhança com ele. Paulo diz ainda, no verso 24, que Deus está comprometido (Ele é fiel) em transformar a vida de todo crente (Ele mesmo fará a santificação).

Mas, pelo contexto, fica claro que Ele fará isso na medida em que nós façamos também a nossa parte. Aí é que entram os sete conselhos de Paulo. Por que será que Paulo faz citações tão rápidas e simples, sem entrar no ensino profundo e detalhado de cada tópico? Talvez seja exatamente porque ele deseja apenas lembrar daquilo que todos já sabem, mas que precisam colocar em prática todos os dias. Seria como uma daquelas listas que colamos no armário para não nos esquecermos do que temos a obrigação de fazer.

Vejamos quais foram os sete conselhos que Paulo apresentou:

1 - Alegrar-se continuamente (verso 16).

Precisamos viver uma vida de alegria e regozijo no Senhor, sabendo que todas as coisas cooperam para o bem daqueles amam a Deus (Rm 8.28).

2 - Orar sempre (verso 17).

Orar é muito mais do que decorar frases de oração, orar é buscar a Deus verdadeiramente. Orar sem cessar é buscar a Deus constantemente, quantas vezes forem necessárias durante o dia, é reservar um bom tempo para falar com Deus. Tem muita gente que só busca a Deus quando a coisa aperta para o seu lado. Quem não conhece o caminho da oração não tem vida espiritual saudável. Vejam como procedia a igreja primitiva quando Pedro estava preso pelas mãos de Herodes: “Pedro, pois, estava guardado no cárcere; mas havia oração incessante a Deus por parte da igreja a favor dele” (At 12.5).

3 - Ser agradecido por tudo (verso 18).

Somos bons para pedir, mas péssimos para agradecer. Uma vida de louvor, adoração e ações de graças agrada a Deus e mantém os céus abertos, enquanto que a ingratidão e murmuração torna os céus fechados para nós. Além disso, somos tendenciosos a agradecer as coisas boas que recebemos e reclamarmos das situações difíceis que nos sobrevêm. Mas não é isso que Paulo aconselha, pois ele diz “deem graças em todas as circunstâncias”.

4 - Cuidar da presença do Espírito (verso 19).

Paulo diz: não apaguem o Espírito. Devemos preservar a unção e os dons do Espírito Santo em nós. O Espírito Santo é quem nos guia, quem fala ao nosso coração, quem gera todo o poder necessário para vencermos as tribulações e adversidades da vida, como também é aquele que nos capacita para o uso dos dons espirituais, para um ministério eficaz e uma vida abundante em Cristo. Por isso precisamos do fogo do Espírito ardendo dentro de nós. Confira os textos a seguir: Efésios 5.18; Atos 1.8; Mateus 28.18.

5 - Acolher e valorizar a palavra profética (verso 20).

Recebemos palavras proféticas de várias maneiras, até por um sonho, mas a principal forma de Deus profetizar à igreja é através das palavras e mensagens ministradas pelos pastores por ele constituídos. A Bíblia fala sobre o dom profético, mas fala também sobre pastores e mestres que profetizam e ensinam a igreja através da Palavra de Deus. Quando desprezamos o ensino bíblico e menosprezamos as pregações dos cultos, estamos desprezando a palavra de Deus para a nossa vida, as profecias de Deus. Devemos ouvir as mensagens pregadas como palavras de Deus para nós e, para isso, precisamos, no mínimo, de participar de um culto por semana.

6 - Examinar tudo e escolher o que for bom (verso 21).

Paulo nos aconselha claramente a filtrarmos tudo àquilo que chega a nós como oportunidade, convite, ensino, etc. Temos que ser criteriosos. E a peneira que devemos usar; o critério de análise do que é certo ou errado, é a Palavra de Deus. Precisamos também aprender a conviver bem com todas as pessoas e a tirar lições para nós diante dos seus erros e virtudes, reconhecendo que todos nós somos compostos de boas e más qualidades. A vantagem é que as nossas boas qualidades são geralmente maiores que os nossos erros.

7 - Afastar do mal (verso 22).

Precisamos aprender a fugir, a sair de perto, a não participar de tudo aquilo que não é bom, justo, correto e que não agrada a Deus. Simplesmente dizer: “eu tô fora!”. Crescimento saudável e vida feliz passam obrigatoriamente por escolhas certas, decidir fazer parte do lado certo e cortar aquilo que sabemos não estar certo.

Conclusão: Coloquemos estes conselhos em prática para que possamos desfrutar uma vida alegre, curada e saudável espiritualmente na presença do Senhor. Deus promete que estará conosco, agindo pessoalmente para o nosso bem (leia Romanos 8.28) na medida em que, no nosso dia-a-dia estejamos comprometidos em investir no nosso crescimento.

• Que tal fazer uma lista e colocar mesmo na porta do nosso armário?

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem