Cinco Característica na Vida de Ana Que Precisamos Colocar em Prática Diariamente

Cinco Característica na Vida de Ana Que Precisamos Colocar em Prática Diariamente
Texto: I Samuel 1:1-28

Introdução: Na mensagem de hoje, quero falar de uma mulher chamada Ana. Seu nome significa: Graça e compaixão. Ana viveu no período dos juízes. Está mulher, ela foi privada da alegria e da felicidade de ser mãe. Para ela, Deus havia vedado o privilégio e o direito de gerar filhos. Mas Ana, mesmo passando por momentos extremamente difícil, ela se mostrou, forte, corajosa, ela demostrou ser uma mulher guerreira, Uma mulher de uma fé fantástica uma fé extraordinária.

Veremos algumas característica na vida dessa mulher, Ana, que precisamos colocar em prática diariamente, se quisermos ter uma vida de vitória.

Quais são estas característica?

Primeira - característica

Enfrenta o que for, mas nunca se entrega diante dos problemas da vida.

(Provérbios 24:10) “Se te mostrares frouxo no dia da angústia, a tua força será pequena”. Isto é uma realidade, se o inimigo perceber que você está com medo, ele fará de tudo para destruir com a sua vida, você não deve deixar transparecer quando está passando por momentos ruins em sua vida, mas você deve fazer como o apóstola Paulo nos ensinou: “Quando eu peso que estou fraco, ai é que estou forte”. Se o inimigo, ele perceber esta brecha, ele vai aproveitar esta oportunidade para te colocar mais para baixo do que você já está. Então, feche esta brecha e não de gosto e nem motivos, para o inimigo não usar isto contra você. Ana, ela era uma mulher com problemas, mais ele não se entregou diante dos problemas. E quais eram os problemas de Ana? - Primeiro: Ela era insultada e humilhada por sua rival Penina “A sua rival a provocava excessivamente para a irritar”. (vs. 6a)

Segundo: Ela não podia ter filhos “Porquanto o Senhor lhe havia cerrado a madre”. (vs. 6b)

Terceiro: Ela era atribulada de espírito ” Porém Ana respondeu: Não senhor meu, eu sou mulher atribulada de espírito”. (vs. 15a)

Quarto: Ela era cheia de ansiedade e vivia aflita “Porque pelo excesso da minha ansiedade e da minha aflição é que tenho falado até agora”. (vs. 16b)

Ana era uma mulher cheia de problemas como vocês mesmo puderam ver. Mais ela não se entregou, ela lutou e não desistiu do seu sonho. Você que está passando por situações difíceis, por momentos ruins, você olha em sua volta e não sabe o quer fazer, quem sabe você está desorientado. Eu quero te dizer, que existe um Deus, existe alguém que se preocupa com você, que se preocupa com o seus problemas, com as sua dor, alguém que quer te ajudar, basta você dar um passo para ele, e entregar a sua vida, os seus problemas, as suas dificuldades e deixar que ele, o Senhor Jesus dirija os sus passos, pois só Deus pode te ajudar. Deixa de ser ansioso, não se preocupe com o dia de amanha, você tem um Deus que está cuidando de você, portanto, levanta a sua cabeça fique firme o Senhor é a tua força. Este problema pode estar te consumindo, pode estar acabando com você aos poucos, mais faça como Ana, ela não se entregou. Ela lutou e com isto e venceu. Esta é a primeira lição que podemos extrair da vida de Ana. Não se entregue diante dos problemas da vida, creia no Deus que você serve, Ele é poderoso para te socorrer no dia da tua angústia.

Por isso eu te digo: Não temas

Segunda – Característica

A humildade e o quebrantamento de coração, faz toda a diferença na vida de um servo fiel

(Salmo 51:17) “Um coração quebrantado e contrito não desprezarás ó Deus”. Não é fácil, nos dia de hoje, aguentar o que Ana aguentou, foram tantas humilhações, tontas afrontas. Penina, ela provocava, zombava e a irritava, mais isto não foi apenas um dia, mais foram vários anos, e os anos foram se passando e Penina, era uma pedra de tropeço na vida de Ana. As provocações foram tantas, que Ana chegou no seu limite, mais mesmo assim, ela não revidou as provocações de Penina. Mais Ana teve uma atitude louvável que muito agradou a Deus. Ana, ela rascou o seu coração diante de Deus, ouve um quebrantamento profundo de coração, e quando uma pessoa se humilha diante de Deus e não aceita as provocações, não revida as afrontas, mais ao contrário, e ela busca em Deus a solução e vai chorar aos pés do Senhor, Deus se alegra desta postura, deste gesto de humilhação e ouvirá e responderá a todos quantos chegarei a sua presença com seu coração contrito e humilde. No versículo dez do capítulo primeiro de Samuel, Ana Chorou. “Levantou-se Ana e, com amargura de alma, orou ao Senhor e chorou abundantemente“. Esta atitude de Ana de chora, nos revela algo muito extraordinário: As lágrimas nos faz lembrar do nosso quebrantamento diante de Deus, e isto é muito importante para Deus, porque, para uma coração quebrantado e contrito Deus não desprezarás. Não sei que atitudes você tem tomado diante das perseguições, das afrontas, das humilhações, ou das zombaria, mais não aceite as provocações, quando eu digo para você não aceitar, não estou dizendo que você deve revidar, o que eu quero te dizer é que em vez de você revidar, você deve procurar solução aonde você sabe que vai encontrar, e a solução para os seus problemas, você somente encontrará no Senhor e salvador Jesus Cristo. Ana foi vitoriosa, porque buscou em Deus a solução para o seu problema.

Creia a vitória virá.

Terceira – característica

Aquele que tem proposito, atinge os seus objetivos

Ana foi uma mulher de propósito. Mais o que é ter propósito? “Ter propósito é Ter ideias e intenção de querer fazer alguma coisa”. Ana, ela teve uma ideia, uma atitude louvável a sua intenção foi querer fazer alguma coisa para mudar a sua situação. Deus te pergunta: O que você está fazendo para mudar a sua situação? Qual é o seu propósito diante de Deus? Ana foi uma mulher de propósitos, e por isso Deus lhe abençoou. Veremos quais foram os propósito de Ana diante do Senhor.

Primeiro: Ela pediu um filho para Deus e prometeu oferecer ao Senhor o seu filho.(V.11) “E fez um voto: Senhor dos Exércitos, se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua seva não esqueceres, e lhe deres um filho varão, ao Senhor o darei por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha”.

Ana, ela teve uma atitude que dificilmente alguém teria nos dias de hoje. Ela não podia gerar, ou seja, não podia ter filhos porque ela era estéril. Nas suas orações ela fala ao Senhor, se Deus se lembrar das suas necessidades e desse uma filho varão para ela, por todos os dias da sua vida ela o consagraria para o Senhor. Neste voto, ela teve a ideia e a intenção de fazer alguma coisa, e ela fez, colocou em seu coração este propósito e todas as vezes que eles subiam para adorar ao Senhor. Ela apresentava este propósito diante de Deus.

Segundo: Depois que Deus lhe concedeu a vitória, ela cumpriu com o seu voto (vs. 28) “Pelo que também o trago como devolvido ao Senhor; por todos os dias que viver; pois do Senhor o pedi. E eles adoraram ali ao Senhor”.

Qual difícil foi para Ana, Ela foi humilhada, zombaram dela, ela foi afrontada, tudo porque ela não podia ter filhos, sempre as pessoas jogavam isto em sua cara, virava e mexia, lá estava Penina a dizer: “Você não pode gerar filhos”. Os anos foram se passando e nada mudava e sempre Penina voltava a lhe dizer: “Você não pode gerar filhos”. Mais veja o propósito desta mulher. Agora que Deus havia lhe dado o direito de ser mãe, o direito de poder amamentar, o direito de poder sentir o seu filho nos seus braços, dar carinho, dar amor, cuidar do seu filho, tê-lo por perto, vê-lo crescer ao seu lado, dentro da sua casa . Agora chegou a hora de cumprir com o voto. E nos diz a palavra de Deus, que depois que passou o tempo dela amamentar a criança, ela foi cumprir com o seu voto e levou o menino para oferecer ao Senhor. Ana ficou com o seu filho por três anos, e agora teve que separa-lo do seu carinho fraternal, do seu carinho diário, como foi difícil para Ana, mais ela era uma mulher de propósito. Aqui nos vemos claramente que o cristão tem que ter uma vida de propósito,de atitudes, tanto no meio da sociedade, na igreja e principalmente diante de Deus. Deus nos quer com propósito, principalmente como verdadeiros cristãos. Quais são os seus objetivos os seus desejos o seus alvos? Qual é o teu propósito diante de Deus?

Quem insiste com Deus, chegará no destino final.

Quarta – característica

A visão espiritual é essencial, para ver o milagre acontecer

Ana, ela teve visão, ela lutou com todas as suas forças e insistiu com Deus, não desistiu, foi até ao fim. Se ela tivesse olhado para os obstáculos, provavelmente ela não teria alcançado a vitória. Mais Ana, não se deixou ser abatida ao ponto de ficar cega e não enxergar a grandeza de Deus, ele é o Todo Poderoso, aquele que tudo pode e nenhum dos seu planos podem ser frustrados. Deus tinha um plano na vida de Ana. Da mesma forma, ele tem um plano na sua vida. Seja um cristão de visão, mais não, a visão terrena, mais a visão espiritual. Tem pessoas que só conseguem enxergar os problemas, as dificuldades, os obstáculos e param diante das a diversidade. Você tem que aprender com está mulher guerreira. Ana, ela enxergou os problemas, ela viu as barreiras, ela sabia que não seria fácil enfrentar aquela situação, mais ela enfrentou, ela creu no poder de Deus. Ana, enxergou, ela teve visão espiritual, pois ela viu que o único que podia lhe ajudar e socorrer, era o Senhor o Deus Poderoso. Tenha visão neste momento, faça a diferença, não enxergue somente as dificuldade, mais veja a providencia de Deus, e as mãos do Senhor trabalhando em sua vida, para fazer um milagre.

O cristão de visão, enxerga muito além do nosso entendimento.

Quinta – característica

A oração é a chave, que abrirá, a porta da sua vitória

Ana, só conseguiu vencer, porque teve uma vida de oração.

Primeiro: Ela orou com amargura de alma (vs.10.) “Levantou Ana e, com amargura de alma orou ao Senhor”.

Segundo: Ela orou com intensidade, ou seja, não teve pressa. (vs.12)“Demorando-se ela no orar perante o Senhor”.

Terceiro: Ela orou com o coração(vs.13) “Portanto Ana só no coração falava”.

Quarto : Ela derramou seu espírito e sua alma diante do Senhor (vs.15) “Porém Ana respondeu: Não, senhor meu, eu sou mulher atribulada de espírito”.

Quinto: Ela orou conversando com Deus (vs.16b)“Porque pelo excesso da minha ansiedade e da minha aflição é que tenho falado até agora”.

Deus manda te dizer, que ele está pronto para te ouvir, pronto para te socorrer, pronto para agir, mais é necessário que você busque a sua presença, ele deseja que você ore e clame por ele. Se você está com a alma amargurada, está sentindo uma dor profunda no seu ser, ou quem sabe, você recebeu uma notícia ruim, está com uma enfermidade que não tem cura, seja expressivo na sua oração, ore com intensidade, não tenha pressa, demore, fala com Deus, abra o seu coração, conta tudo para o teu Senhor, Jesus, ela quer ouvir a sua voz. Deus, ele tem prazer em te abençoar e ele quer fazer isto, mais é necessário que você converse com ele. Mesmo que a sua dor for tão grande, mesmo que você não consiga falar nada, e a única coisa que sai da sua boca, são sussurros, gemidos inexprimíveis, devido o tamanho da aflição e da angústia que você está sentindo, não tem problema, então chore, mais chore muito aos pés do teu Senhor, porque nesta hora o Espírito Santo. Ele vai interceder por você com gemidos inexprimível. Se você não orar, não tem vitória, só terá vitória se você tiver uma vida de oração. A oração é a chave, que Deus coloca nas tuas mãos, para você abrir a porta da providencia.

O crente que ora, a vitória é certa.

Conclusão: Na mensagem aprendemos , cinco característica na vida de Ana, que precisamos por em prática. Quais foram estas características: Enfrenta o que for, mais nunca se entrega diante dos problemas da vida, a humildade e o quebrantamento de coração, faz toda a diferença na vida de uma servo fiel, aquele que tem propósito, atinge os seus objetivos, a oração é a chave, que abrirá a porta da sua vitória.

Autor: Pastor Josias Silva

5 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

  1. muito bom louvado seja o nome do SENHOR.

    ResponderExcluir
  2. Amei.Deus os abençoe.gostei muito em aprender e está lendo.Parabens

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei muito Deus abençoe sempre dando sabedoria mas e mas para edificar vidas.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns gostei muito de aprender sobre ana e penina hoje vou estar ministrando sobre ana obrigado pelo ensinamentos

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem