Mulher “da Vida” para Mulher “de vida”

Assunto: DE “MULHER DA VIDA” a “MULHER DE VIDA”

Referência: Josué 2. 8-24

INTRODUÇÃO: A Bíblia nos conta a história de uma mulher chamada Raabe. Sua história é um retrato de muitas histórias de nosso Brasil e do nosso mundo. As poucas linhas narradas desta Mulher deixaram marcas de sua vida para toda a humanidade.

Hoje veremos um pouco mais destas marcas. Não há como olhar para sua vida e não se admirar a Ação Soberana, exclusiva, admirável e graciosa de Deus.

Morava ela em Jericó, uma cidade a beira da destruição; Josué um líder guerreiro, que lutava por Deus e por seu povo. Seria o primeiro teste de Josué diante da sua nação, foi por isso que ele usou de uma estratégia militar em reconhecer o terreno mandando 2 espiões. Ele queria saber como o povo daquela cidade se encontrava.

Os espiões voltam e lhes contam tudo como aconteceu e de como estavam às pessoas em Jericó. E por certo que eles falaram (veja verso 9 e 10 e 11). Josué obteve a confirmação: aquela cidade seria entregue em suas mãos. Mas, algo novo havia acontecido, Deus lhes permitira ser protegidos por uma prostituta, e a ela fora feita uma promessa. Nada aconteceria a sua casa e a todos os que com ela estivessem, porque ela usou de misericórdia com eles. (vv12) Sua coragem os livrou da morte, sua ousadia a fez uma vencedora.

PROPOSIÇÃO: Raabe é o retrato de muitas mulheres sem nome, mulheres que lutam. Vejamos algumas das atitudes de Raabe que precisam fazer parte da nossa vida.

DESENVOLVIMENTO:

1. RAABE OUVIU. Vv. 10

a)- Raabe continuava a trabalhar dia após dia, e por certo era mui penoso o seu trabalho. Por certo esta mulher tinha Sonhos. Esperava um dia poder se casar ter seus filhos, cuidar da sua casa. Amar os seus familiares.

b)- Seu modo de vida não era digno! Mas era o que ela fazia para viver. As pessoas que passavam por ela contavam histórias, falavam de lutas, guerras, vitoriosos e derrotados. E por certo alguém um dia disse a Ela do Deus de Israel.

c)- Um Deus que amava ao seu povo, lutava pelo seu povo, cuidava do seu povo, dava ao povo o que ele precisava. Um Deus que se importava com as pessoas. Por certo Raabe pensou, “como seria bom pertencer a um Deus Assim”.

d)- Então ela ouviu muitas histórias,mas, as histórias que retravam ao Deus de Israel ficaram guardadas no coração. Ela OUVIU.

e)- Nós precisamos OUVIR MAIS, Nós precisamos assim como Raabe saber das coisas que estão acontecendo ao nosso lado. Das pessoas que estão em dificuldades ao nosso lado. Nós perdemos muito tempo fechados dentro de casa. Nós esquecemos de sair e ver e ouvir os gemidos daqueles que sofrem. Existe muita Raabe sofrendo e precisando de ajuda.

b)- NOSSA PRIMEIRA ATITUDE É OUVIR MAIS A DEUS. Nós ouvimos o rádio, os amigos, as fofocas e não damos atenção ao DEUS DE ISRAEL. Aprenda como Raabe: OUVIR é condição para ser uma mulher de vida.

2. RAABE CONFESSOU E CREU Vv. 11 e 9

a)- Raabe uma mulher estranha aos Israelitas fez uma CONFISSÃO DE FÉ que muitos aqui nunca fizeram. Disse ela: “O DEUS DE ISRAEL É DEUS NO CÉU E AQUI NA TERRA.” Isto é confissão de SOBERANIA DE DEUS, ela diz com isso que tudo pertence a Deus inclusive ela.

b)- Nós que estamos aqui nesta noite, será que já fizemos esta confissão, será que já dissemos a Deus que tudo que temos e somos pertence a Ele?

c)- Foi uma confissão honrada, que destacou toda sua impotência como ser humano, como mulher. Ela derramou seu coração diante daqueles homens de Deus, é como se ela “GRITASSE POR SOCORRO”, eu preciso deste Deus, eu reconheço este Deus de vocês. Me ajudem, Me ajudem!

d)- Tem tanta gente prepotente, que não reconheceu ser Deus o mais importante em sua vida ainda. Que vive a vida pensando somente em si mesmo. Faça como Raabe: Nossa segunda atitude: “CONFESSE A DEUS, CREIA NESSE DEUS”. (Vv. 9) Só Ele poderá lhe transformar em uma pessoa de Vida.

3. RAABE,OROU (vv12), RECEBEU(vv14), TRABALHOU (vv15);

a)- Raabe sabe o que devia fazer e faz. Seu coração já estava tomado pelo Deus de Israel. Quando Ela ajuda aos espiões ela sabia dos riscos de morte. Mas ela prefere fazer. Nesta empreitada ela antes de fazer pede um sinal aos espiões.

b)- Ela na atitude de pedir (ou orar) Ela pede que eles falem em nome deste Deus. Que atitude sensata, eu creio neste Deus e por isso estou fazendo isto, e vocês? Farão isto por minha família?

c)- Eu lhes dou a minha vida pela vossa, vocês estão dispostos a dar a vossa, pela da minha família? A Resposta foi SIM. Então ela prontamente os libertou pelas janelas de sua casa e eles fugiram da morte que lhes esperava em Jericó.

d)- Três coisas importantes na vida de Raabe: OROU – RECEBEU – TRABALHOU.

É assim que deve ser em nossa vida, quem ORA recebe a sua resposta ou confirmação do seu pedido. Quem ORA e Recebe TRABALHA para Deus. Quando Raabe liberta os espiões ela estava fazendo para Deus aquele livramento.

4. RAABE OBEDECEU (vv 21), e TRIUNFOU (6.25)

a)- Na Bíblia está escrito”tudo o que vier para fazeres faça agora… (Ec 9.10)” Raabe obedeceu prontamente, não teve dúvidas. Ela a partir daquele momento não era mais a Raabe prostituta, mas, a serva do Deus de Israel. Sua vida mudou, sua vida foi mudada por Deus.

b)- Raabe é colocada no Rol da Fé, junto com Abraão e tantos outros. Foi sua fé no Deus de Israel que ela depositou toda a sua energia, um Deus que é vivo e que deseja salvar todo coração sofrido e sem esperança e sem ânimo.

c)- A graça de Deus recebeu Raabe, e a mesma graça de Deus deseja receber você que está sofrendo. Basta que nesta noite você OUÇA a voz de Deus, CONFESSE E CREIA NELE  e a sua vida será mudada. Hoje Deus lhe fará uma pessoa cheia de vida. Assim como foi com Raabe: Mulher da Vida para Mulher de Vida.

d)- A certeza disto esta no cap. 6 verso 25. Raabe foi SALVA PELO DEUS DE ISRAEL.

CONCLUSÃO:

1)- OUVIR MAIS;

2)- CONFESSAR e CRER;

3)- ORAR, RECEBER, TRABALHAR;

4)- OBEDECEU e TRINFOU.

Rev. Marcos A. de Castilho Drobnievski

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem