Recompensas da Confiança em Deus


Texto
:  :“O Senhor os ajuda e os livra; livra-os dos ímpios e os salva, porque nele buscam refúgio” (Salmo 37.40).

Introdução:

Confiança: considerar que uma expectativa sobre algo ou alguém será concretizada no futuro. É também o resultado do conhecimento sobre alguém. Quanto mais informações sobre quem necessitamos confiar, melhor para que possamos formar um conceito positivo da pessoa. Por isto a necessidade de observarmos o que Paulo escreveu em Colossenses 3.1 e 2: “Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra”.

Vejamos as recompensas da confiança:

1. Libertação
“O Senhor os ajuda e os livra; livra-os dos ímpios e os salva, porque nele buscam refúgio”(Sl 37.40).
A verdadeira confiança em Deus traz, além da ajuda, livramento, salvação e refúgio.

2. Vence o medo e tem emoções estáveis
“Os que confiam no Senhor são como o monte Sião, que não se abala, firme para sempre. Como em redor de Jerusalém estão os montes, assim o Senhor, em derredor do seu povo, desde agora e para sempre”(Sl 125.1, 2).
A confiança em Deus traz emoções estáveis, firmeza e proteção –“Não se atemoriza de más notícias; o seu coração é firme, confiante no Senhor. O seu coração, bem firmado, não teme, até ver cumprido, nos seus adversários, o seu desejo” (Sl 112.7, 8).

3. Paz verdadeira
“Tu, Senhor, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme; porque ele confia em ti” (Is 26.3).
Aqui vemos que a confiança em Deus traz paz para a nossa mente e vida interior de qualidade:“Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus” (Fl 4.7).

4. Uma vida frutífera
“Bendito o homem que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor. Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto”(Jr 17.7, 8).
A esperança em Deus que advém de uma confiança inabalável, nos faz frutíferos em tudo.

5. Alegria verdadeira
“Exultai, ó justos, no Senhor! Aos retos fica bem louva-lo”(Sl 33.1).
Só se alegra aquele que tem confiança no futuro, e sabemos que o nosso futuro está nas mãos daquele que tudo pode que é o nosso Pai. A nossa alegria não é em decorrência de circunstâncias exteriores, porém, através de uma vida emocional estável que vem da confiança em Deus – “Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos” (Fl 4.4).

6. Recompensada
“Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão. Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa”(Hb 10.35).
A confiança em Deus traz grande galardão, isto é, grande recompensa, porém é necessário perseverança.

Conclusão:Só existem dois tipos de pessoas: as que confiam e tem qualidade de vida, e as que não cofiam e vivem em angústias.

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!