A Felicidade da Família

Texto:  Lucas 19.1-10

Introdução: O propósito de Deus é que sejamos felizes em família. Vejamos a história de um homem, um pai de família que decidiu ter a sua vida mudada, e consequentemente teve a sua família mudada.

1. A presença de Jesus no lar

“E, apressando-se, desceu, e recebeu-o alegremente” (v.6).
Veja a expressão: “recebeu-o alegremente”.
Zaqueu abriu a sua casa e também o seu coração para receber a Jesus com alegria, pois ele sabia que o ato de recebê-lo mudaria a sua história, a sua família, a sua vida.
O que vemos hoje? As pessoas sem Deus. Famílias sem Deus. A sociedade sem Deus.
O que fez o humanismo? Jogou Deus para fora.
Temos lugar para tudo em casa, temos também lugar para Jesus?

2. Decisão

“E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado” (v.8).
Zaqueu fez um propósito firme: “E, levantando-se, disse ao Senhor...”. A decisão em seu coração era firme.
Josué um dia fez um propósito: “Agora, pois, temei ao Senhor, e servi-o com sinceridade e com verdade; e deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais além do rio e no Egito, e servi ao Senhor” (Josué 24.14).
Veja a decisão de Jacó: “Então disse Jacó à sua família, e a todos os que com ele estavam: Tirai os deuses estranhos, que há no meio de vós, e purificai-vos, e mudai as vossas vestes” (Gênesis 35.2).
O que nos ensina o filho pródigo? “Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti” (Lucas 15.18). Depois de totalmente perdido em terra estranha, decidiu voltar para casa, para o Pai, para a família.
Quais são os seus alvos como família?

3. Doação

“eis que eu dou” (v.8b).
O egoísmo, o egocentrismo é um terrível inimigo da família, que nos separa; as pessoas mais infelizes são as egoístas. O pecado gera egoísmo. Somos muito possessivos: “Meu!”.
A doação é disposição de tornar os outros felizes: “... e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber” (Atos 20.35c).
Também é dar: tempo, atenção, um elogio, um telefonema, um bilhete, um gesto carinhoso.
Jesus, o nosso exemplo, deu a sua vida por nós para que tenhamos vida em abundância.

4. Arrependimento e Conserto

“e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém” (v.8c).
Zaqueu decidiu mudar a sua vida.
Devolverei pagando quatro vezes mais: Um homem roubando aquilo que fosse essencial e não demonstrando qualquer piedade, deveria pagar quatro vezes mais (Êxodo 21.37; 2 Samuel 12.6). Aqui, Zaqueu, totalmente arrependido, não somente reconheceu a dureza e crueldade do seu comportamento, mas voluntariamente impôs sobre si mesmo a restituição requerida pela Torá para tais atitudes.
A maneira certa de tratar o erro é confessando, consertando, não há outro caminho: “O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia” (Provérbios 28.13).
Há muito lixo escondido dentro dos corações, dos lares que precisam vir à tona.
Aí vem o perdão que cura, que restaura.

5. Salvação

“E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão” (v.9).
O que significa salvação? É o ato pelo qual Deus livra uma pessoa do perigo, da opressão, do sofrimento, da culpa, e do poder do pecado e a introduz em uma vida nova cheia de bênçãos espirituais.
O alvo de Deus para família é a salvação: “E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa” (Atos 16.31).
Este é o desejo de Jesus ao entregar-se a si mesmo na cruz pela nossa salvação.

Conclusão: Jesus antes de chegar a Jerusalém, onde foi crucificado, passou por Jericó e entrou na casa de Zaqueu, onde entrou também a salvação, hoje Ele quer entrar em sua casa e transformar a sua vida e família.

Zakkai: o nome, ironicamente, significa “inocente” em hebraico

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!