Trocando uma Vida de Lágrimas pela Alegria do Senhor

Textos: “Assim diz o Senhor: Reprime a tua voz de choro e as lágrimas de teus olhos; porque há recompensa para as tuas obras, diz o Senhor, pois os teus filhos voltarão da terra do inimigo” (Jeremias 31.16).
“porque a alegria do Senhor é a vossa força” (Neemias 8.10).

Introdução: A alegria do Senhor é algo fundamental para a vida do ser humano e precisa ser cultivada, pois ela faz bem ao nosso corpo e à nossa alma. Se você tem vivido triste e chorando, hoje, o Senhor Jesus vai enxugar as suas lágrimas e fará você voltar a sorrir como uma criança.

Fatores que nos fazem perder a alegria.

1. Falta de perdão (perdoar e ser perdoado) – “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens [as suas ofensas], tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas” (Mateus 6.14,15).

2. Situações traumáticas: Ex: Perda de emprego, parente, irmão, ou amigo... etc.

3. Enfermidades e ataques malignos: “Chegada a tarde, trouxeram-lhe muitos endemoninhados; e ele meramente com a palavra expeliu os espíritos e curou todos os que estavam doentes; para que se cumprisse o que fora dito por intermédio do profeta Isaías: Ele mesmo tomou as nossas enfermidades e carregou com as nossas doenças” (Mateus 8.16,17).

4. Sente-se injustiçado. “Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós. (Mateus 5.10-12).

5. Uma vida de pecados. “Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito voluntário” (Salmo 51.12).

6. Distante de Deus e da comunhão do corpo (igreja). “Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima” (Hebreus 10.25).

Consequências das tristezas.

1. Perda da alegria e da paz.
2. Perda da motivação para a vida.

3. Perda da saúde. “O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos” (Provérbios 17.22).
4. Perda da visão e dos sonhos de Deus. ”Volta, ó Israel, para o Senhor, teu Deus, porque, pelos teus pecados, estás caído. Tende convosco palavras de arrependimento e convertei-vos ao Senhor; dizei-lhe: Perdoa toda iniquidade, aceita o que é bom e, em vez de novilhos, os sacrifícios dos nossos lábios” (Os 14.1,2).
5. Abre brechas para espíritos atormentadores e de opressão. “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar” (1 Pedro 5.8).

Experimentando a restauração da alegria.

1. A alegria do Senhor é a nossa força. “porque a alegria do Senhor é a vossa força” (Neemias 8.10).

2. Alegria eterna coroará a vossa cabeça. “Os resgatados do Senhor voltarão e virão a Sião com cânticos de júbilo; alegria eterna coroará a sua cabeça; gozo e alegria alcançarão, e deles fugirá a tristeza e o gemido” (Isaias 35.10).

3. Com alegria nós sairemos e em paz nós seremos guiados. “Saireis com alegria e em paz sereis guiados; os montes e os outeiros romperão em cânticos diante de vós, e todas as árvores do campo baterão palmas” (Isaias 55.12).

4. Recebemos óleo de alegria em vez de pranto. “e a pôr sobre os que em Sião estão de luto uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria, em vez de pranto, veste de louvor, em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo Senhor para a sua glória” (Isaias 61.3).

5. A nossa alegria ninguém poderá tirar. “Assim também agora vós tendes tristeza; mas outra vez vos verei; o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém poderá tirar” (João 16.22).

Conclusão: Veja o que o Senhor nos instrui através do Ap. Paulo em Filipenses 4.4: “Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos”.

Prs. Paulo e Cleir

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!