Texto: Efésios 2:19
Introdução: 
- Deus quer uma família, e nos criou para ser parte dela. Esse é o segundo propósito de Deus para nossa vida, o qual planejou antes que nós nascêssemos.
-  Quando colocamos nossa fé em Cristo, Deus se torna nosso Pai, nós nos tornamos seus filhos e os outros crentes se tornam nossos irmãos e irmãs; e a igreja se torna nossa família espiritual.
- Cada ser humano foi criado por Deus, mas nem todos são filhos de Deus. A única forma de entrar na família de Deus é nascendo novamente dentro dela.
- Nós nos tornamos parte de uma família humana em nosso primeiro nascimento, mas nos tornamos membro da família de Deus pelo segundo nascimento.
- Deus nos deu o privilégio de nascermos de novo, de modo que agora somos membros da família do próprio Deus.
O convite para sermos parte da família de Deus é universal, mas há uma condição: a fé em Jesus.

1. Na Família De Deus Mantemos O Fortalecimento Espiritual:

- No momento em que nascemos espiritualmente na família de Deus, recebemos alguns presentes espantosos: o nome da família, a aparência da família, os privilégios da família, o acesso à intimidade da família e a herança da família!
- A Bíblia diz: Por ser filho, Deus também nos tornou herdeiros.
- Podemos ter garantia que por mais que nós sejamos um adorador do Senhor jamais conseguiremos adorar tão profundamente sozinhos do que quando estivermos junto dos irmãos.
-  Não é difícil imaginar o que acontece com uma brasa sozinha, fora do braseiro.
- Nós podemos perceber que cada vez que nos reunimos estamos nos aquecendo mutuamente.
- Só de encontrar um irmão e ganhar um abraço, o nosso espírito já é aquecido.

2. Na Família De Deus Recebemos Bênçãos Espirituais (Mateus 18:20):

- A unção que se manifesta na comunhão é maior do que a unção individual.
- Se nós juntamos a nossa unção um com o outro temos uma unção maior, então imaginemos o que acontece quando uma multidão resolve ministrar a Deus. A unção é poderosa ali.
- Evidentemente Deus nos ouve em nosso quarto e podemos experimentar unção sozinho em oração, mas a unção na congregação é maior, por isso sua experiência pode ser mais intensa.
-  No decorrer dos anos temos aprendido que existe uma graça que é liberada sobre nós individualmente, mas há outro nível de graça e desfrute que somente podemos receber quando estamos reunidos com os irmãos. É a graça coletiva.

3. Na Família De Deus Somos Protegidos Espiritualmente (Eclesiastes 4:9-12)

- A Igreja é que nos fornece uma cobertura para a nossa vida espiritual aonde os irmãos oram uns pelos outros, pessoas irão nos discipular e nos proteger nos momentos de fraquezas e dificuldades que passamos em meio a nossa caminhada cristã, por isso nunca podemos querer levar a vida cristã solitária.
-  A comunhão da Igreja é segurança espiritual para você. Por meio dela, seu fogo é mantido e suas batalhas são vencidas.
- Aprendemos em Eclesiastes que o cordão de três dobras não se rompe facilmente.

4. Na Família De Deus Desfrutamos Da Comunhão Com Outros Filhos (I Coríntios 12:27)

- Um dos nomes dados pelo Senhor a igreja, é o Corpo de Cristo, constituindo-se Ele como "cabeça do mesmo", "como também Cristo é a cabeça da igreja" Efésios 5:23.
- Deus está mostrando o valor de cada membro e sua importância, pois ao ser parte do corpo, ninguém sobra ou fica sem utilidade, pelo contrario, todos são necessários e ajudam-se mutuamente. 
- Para aprender a ter comunhão e formar laços de amizade é preciso vincular-se as atividades da igreja, pois somente ir aos cultos ou reuniões congregacionais não é suficiente.
- Devemos buscar tempo para compartilhar, podemos sair juntos para comer, falar ao telefone, visitar-nos mutuamente e participar das diferentes atividades da igreja, como os encontros, a escola de ministério ou vinculando-nos a um ministério que nos permita explorar os talentos que Deus nos deu. 

5. Na Família De Deus Recebemos O Alimento Espiritual (Efésios 4:12:

- A igreja de sã doutrina tem como propósito edificar os crentes para a obra do ministério, cumprindo assim o estabelecido por Deus. Isto se faz com o ensino e capacitação adequada para crescer no conhecimento de Cristo, até estar em condições de capacitar a outros.
- Outra forma como a igreja edifica é trazendo a presença de Deus e o ambiente propício para o mover do Espírito Santo.
- Através da adoração, a oração e a ministrarão, Ele pode agir com liberdade.
- Se há um lugar onde podemos crescer espiritualmente e ser edificados, é a igreja. Ali passamos de bebês espirituais, recém-nascidos, a cristãos maduros.
- A Palavra pregada contribui para isso (2 Timóteo 3:16).

Guia do Compartilhamento
-  Como está a sua vida agora que você faz parte da Família de Deus?
- Você tem participado das comunhões entre os irmãos e das atividades da igreja? Como tem sido?
- Compartilhe suas experiências com Deus em momentos reunidos com os irmãos!

http://ibavmaua.com/