O Sucesso do Rei Ezequias

Texto: 2 Reis 18.1-8

Introdução: O rei Ezequias, apesar de começar a governar, ainda jovem com vinte e cinco anos, fez um excelente governo, pois, não andou pelos maus exemplos de seu pai Acaz e sim, pelos caminhos de Davi. A Palavra de Deus diz: "E fez o que era reto aos olhos do Senhor, conforme tudo quanto fizera Davi, seu pai" (2Cronicas 29.2). O seu reinado passou para história como um dos mais competentes.

Vejamos a razão do seu sucesso:

1 - Determinação: Ele destruiu os ídolos. Não se submeteu a idolatria reinante na nação - 2 Reis 18.4: “Removeu os altares idólatras, quebrou as colunas sagradas e derrubou os postes sagrados. Despedaçou a serpente de bronze que Moisés havia feito, pois até aquela época os israelitas lhe queimavam incenso. Era chamada Neustã”.

2 - Fé: Ele confiou apenas em Deus. Não andou pelos caminhos de Acaz, seu pai - 2 Reis 18.5: “Ezequias confiava no Senhor, o Deus de Israel. Nunca houve ninguém como ele entre todos os reis de Judá, nem antes e nem depois dele”.

3 - Firmeza: Ele se apegou somente em Deus - 2 Reis 18.6: “Ele se apegou ao Senhor e não deixou de segui-lo”.

4 - Obediência: Ele cumpriu os mandamentos de Deus - 2 Reis 18.6b: “..., obedeceu aos mandamentos que o Senhor tinha dado a Moisés”.
Analisemos as instruções do Senhor através de Moisés em Deuteronômio 10.12: “E agora, ó Israel, que é que o Senhor, o seu Deus, lhe pede, senão que tema ao Senhor, o seu Deus, que andes em todos os seus caminhos, que o ame e que sirva ao Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração e de toda a sua alma”.

5 - Luta: Ele lutou vitoriosamente contra os inimigos - 2 Reis 18.7a: “E o Senhor estava com ele; era bem sucedido em tudo o que fazia...”.
Veja a instrução do Apostolo Paulo a Timóteo em 1 Timóteo 6.12: “Combata o bom combate da fé. Tome posse da vida eterna, para qual você foi chamado e fez a boa confissão na presença de muitas testemunhas”

6 - Vitória: Teve sucesso por onde quer que fosse - 2 Reis 18.7b: “..., rebelou-se contra o rei da Assíria e deixou de submeter-se a ele”.
Salmo 1.3: “É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera”

Conclusão: As atitudes de vencedor são identificadas na vida desse homem, através dos seis tópicos acima, porém, devemos observar que o início de tudo está em andar pelos caminhos da retidão, copiados da vida de Davi, que andou perante o Senhor e o honrou.

Do nosso Deus vem a fonte de todas as vitórias e sucessos!

Roberto Pires Gonçalves

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!