O que a pessoa fiel faz

Texto: Apocalipse 2:10

Introdução: O que a fé requer além de mera crença?
A fé é uma das ideias mais importantes na Bíblia, mas também é uma das mais incompreendidas.
Se a salvação é para aqueles que têm sido "fieis" a Deus (Apocalipse 2:10), então nós certamente precisamos saber o que está envolvido nisso.

Do ponto de vista bíblico, o que faz a pessoa fiel, que os outros não fazem?

I. CRÊ EM DEUS

1. Na Bíblia, a fé é mais do que apenas acreditar, mas acreditar em si é pouca coisa, especialmente nestes dias. A fé salvadora começa por acreditar que certas coisas são verdade – João 8:24.

2. Mas o que é fé? Fé significa aceitar algo como verdadeiro baseado em prova ou testemunho, em vez de verificação pessoal. Ela sempre envolve uma escolha com base em nossa avaliação das provas - por exemplo, um júri para chegar a um veredicto.

a. Provas.

b. Escolha.

c. Crença.

3. Muito do que o Evangelho nos pede para acreditar é "contrario ao sentido comum" e "politicamente incorreto". Nosso Criador se revelou a nós, agora, será que estamos preparados para aceitar o que ele diz, mesmo quando é difícil de acreditar?

4. O quanto "fiel" estamos nesta área? Será que realmente e verdadeiramente acreditamos em afirmações do evangelho como estas:

a. “Todos nós devemos comparecer perante o tribunal de Cristo" (2 Coríntios. 5:10).

b. "O salário do pecado é a morte" (Romanos 6:23).

c. "Não há, portanto, agora nenhuma condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus" (Romanos 8:1).

5. Se nós estamos em dúvida sobre qualquer uma de nossas crenças mais importantes, o que devemos fazer?

6. Aqui está o que devemos fazer: é preciso afundar nossas mentes nas Escrituras e ficar lá até que nós estejamos prontos para tomar uma posição; a favor ou contra o evangelho de Cristo.

II. CONFIA EM DEUS

1. Mesmo nos assuntos humanos, a verdade é que conduz à confiança. Quanto mais aprendemos da veracidade de Deus, mais podemos confiar em Deus.

2. Deus nos pede que coloquemos a nossa total confiança nele, mas relutamos em abrir mão de cordas de segurança dos outros. Isaias 31:1.

3. Podemos acreditar na verdade acerca de Deus, mas como é que nós realmente e completamente confiamos nele?

a. Para alimentos, roupas e abrigo – Mateus 6:31-33.

b. Para obter ajuda em caso de perseguição – 1 Pedro 4:19.

c. Para a salvação – Efésios 1:12,13.

4. Se nós realmente confiamos em Deus, nós realmente nos comprometemos com Ele - 2 Timóteo 1:12.

III. OBEDECE A DEUS

1. Assim como a verdade leva a confiança, a confiança leva à obediência.

2. Jesus perguntou: "Por que me chamais 'Senhor, Senhor', e não fazeis o que eu digo?" Lucas 6:46. Colossenses 2:6.

3. O Batismo é o primeiro teste da nossa atitude em relação à obediência - At. 22:16.
Se a salvação é para os fiéis, o futuro não parece brilhante para a pessoa que hesita no primeiro ato de fé que Deus requer – Colossenses 2:12.

4. Mas o batismo é apenas o começo. Desse ponto em diante, a fé sem obras é morta - Tiago 1:22-25; 2:14-26.

5. Um medicamento que salva-vidas não vai ajudar a pessoa que apenas tem "fé" nele - Ele deve tomar o remédio!

6. Jesus Cristo é o autor da eterna salvação para todos os que lhe obedecem – Hebreus 5:9.

IV. PERMANECE FIEL

1. Voltando ao nosso texto, Jesus disse: "Sê fiel até a morte, e dar-te ei a coroa da vida" (Apocalipse 2:10).

2. A questão não é apenas saber se temos aceitado a fé, mas se temos "Combatido o bom combate... terminado a carreira... [e] guardado a fé" II Timóteo 4:7.

3. Vamos cometer erros. Nós vamos tropeçar. A vitória não consiste em nunca cair - mas em levantar-se todas as vezes que cairmos.

4. Tudo se resume a uma questão de caráter básico: que tipo de pessoas nós escolhemos ser?

CONCLUSÃO:

“Sem fé, é impossível agradar a Deus” – Hebreus 11:6.
Mas a fé deve resultar em fidelidade – Hebreus 6:11,12.
Nosso Senhor pode contar conosco em não só a acreditar nele, mas também em confiar nele, em obedecer a ele, em permanecer fiel a ele.
Será que Cristo vai ser capaz de nos dizer: "Muito bom, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei. Entra no gozo do teu Senhor" (Mateus 25:21)?
É bom "examinar" a nós mesmos para saber se estamos "na fé". II Coríntios. 13:5.

Pr. Aldenir Araújo

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!