Texto: Mateus 6.25-34

Texto Complementar: "No to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não pasmes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares" (Josué 1.9).

Introdução: Estamos vivendo dias de crise profunda na área da segurança no país, crimes bárbaros que tem chocado a nação inteira, e o assunto do momento é a preocupação dos cidadãos das grandes metrópoles com as chamadas balas perdidas, que tem vitimado a muitas pessoas inocentes, também enfrentamos corrupção no poder público, caos aéreo, catástrofes ao redor do mundo. Contudo, precisamos aprender a desfrutar da segurança do Senhor e saber que se Ele não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela (Salmos 127.1)

1 - O que as preocupações geram em nós? - "Humilhai-vos debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós (1Pedro 5.6, 7)
a - Inquietação
b - Irritação
c - Stress
d - Ansiedade
e - Medo
f - Doenças físicas
g - Doenças emocionais
Como foi o seu dia hoje e como você está?

2 - Qual a causa das nossas preocupações e atitudes de insegurança?
a - Fé vacilante ou superficial (Mateus 6.30)
b - Falta de maturidade espiritual e conhecimento da provisão de Deus (Êxodo 16.35)
c - Falta de desprendimento de valores e bens materiais (Mateus 6.19,20)
Como você tem lidado com suas preocupações e atitudes de insegurança?

3 - Passos para desfrutar da segurança do Senhor:
a - Buscá-lo em primeiro lugar (Mateus 6.33)
b - Crer sempre na sua provisão (Mateus 6.30-32)
c - Buscar envolvimento com os valores do seu reino e com a sua justiça (Colossenses 3.1,2)
d - Velar para que o inimigo não semeie dúvidas no seu coração (Hebreus 3.12-14)
e - Viver em Comunhão diária com Ele e com a igreja.
f - Reconhecer suas limitações físicas e emocionais e ocupar-se somente com os afazeres do dia de hoje, crendo que o amanhã está nas mãos de Deus (Mateus 6.34)

Conclusão: Você tem andado estressado, inquieto, ansioso, sem segurança? Coloque sua vida na ordem certa buscando a Deus em primeiro lugar, e tudo o que você precisar Ele fará por você. Mateus 6.33.
O salmista nos dá um conselho que nos trará qualidade de vida: "Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; ..." (Salmos 46.10a).

Pr. Paulo Cézar Martins