Flertando Com O Diabo

Texto Bíblico: Apocalipse 2.24, 25 (A Mensagem) 

Considerações Iniciais 
1) Este sermão foi motivado social e ocasionalmente por aquilo que chamamos de “Dia da Mentira”, celebrado por alguns exatamente no dia de hoje, 1º de Abril.

2) Um pouco de história não faz mal a ninguém. Há muitas explicações para o 1 de abril ter se transformado no Dia da Mentira ou Dia dos Bobos. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de Março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de abril. Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo fosse comemorado no dia 1 de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. No Brasil, o 1º de abril começou a ser difundido em Pernambuco, onde circulou "A Mentira", um periódico de vida efêmera, lançado em 1º de abril de 1848, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. "A Mentira" saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local. (pesquisa rápida na internet)

3) Na verdade, o dia mentira está atrelado ao Pai da Mentira, ou seja, o dia da mentira remonta a primeira ação mentirosa na história e isso se deu no Gênesis da humanidade, como veremos um pouco mais à frente neste sermão.

4) Quanto ao tema que escolhi para esse sermão, ele deriva da paráfrase de E. Peterson, do texto acima anunciado e agora transcrito: “Quanto ao restante da igreja, que não tem parte neste ultraje e condena o flerte com o Diabo, que se mostra como algo profundo, estejam certos de que eu não vou deixar a vida de vocês mais difícil do que já é. Apeguem-se à verdade que vocês conhecem até que eu venha.”

5) Atentemos para os desdobramentos a seguir, de modo a entendermos o propósito maior deste sermão que um alerta sobre os riscos de se flertar com a mentira e, por conseguinte, com o seu originador.

I. É Necessário Que Conheçamos Algumas Coisas Elementares Sobre O Diabo

1) O maior testemunho que temos na Bíblia sobre o Diabo foi dado por Jesus através de uma disputa com os judeus, e registrado por João (8.44) "Vocês pertencem ao pai de vocês, o diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira.”

2) Ele é chamando de
(a) homicida ou assassino desde o princípio (furtou de Adão a imortalidade);
(b) não aliado à verdade (Jesus é a verdade e ele é o seu oposto);
(c) Mentiroso (caluniador, astuto, sagaz);
(d) Pai da mentira (Originador e mantenedor de todas as mentiras).

3) Há outros testemunhos na Bíblia sobre ele; Por exemplo, Isaías 14.12-15 pode ser entendido como uma alusão à origem do Diabo: Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. E, contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo.

4) Diante do que foi dito até agora, podemos inferir algumas ideias sobre as táticas do diabo:
(a) De acordo com João 8.44 e Apocalipse 12.9, ele usa a mentira, o engano e a sedução, de várias formas, o que é sua prática por natureza.
(b) Ele é a motivação para os homicídios, pois, como vimos, é homicida por natureza;
(c) Ele é sedutor.

5) Mais ainda, ele cega ás pessoas para não verem a verdade: “O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.” 2 Coríntios 4:4. 

II. Flertando Com O Diabo

1) Pretendo apresentar alguns exemplos da Bíblia e da história mostrando os danos de se flertar com o diabo. Precisamos ter em mente que toda a ação demoníaca visa fundamentalmente destruir ou afetar partes da criação divina, em especial o ser humano que “imagem e semelhança” do Criador.

2) Flertar com o Diabo significa correr o risco de cair em seus ardis pelo processo da sedução. Eis alguns exemplos: Adão e Eva, nossos primeiros pais, foram seduzidos pela atração do poder através do “conhecimento do bem e do mal”.

3) Uma vez que admitimos que a mentira tenha sua origem no Diabo, a desculpa que Aarão deu a Moisés no episódio do bezerro de ouro é naturalmente diabólica: “Então eu lhes disse: Quem tiver enfeites de ouro, traga-os para mim. O povo trouxe-me o ouro, eu o joguei no fogo e surgiu esse bezerro!” (Êxodo 32.24).

4) Um texto que me chama muito a atenção é o de Zacarias 3.1 e 2 (ver também o v.4), onde Satanás aparece do lado direito (lugar de honra) do sumo-sacerdote, para lhe fazer oposição: E ele mostrou-me o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do anjo do SENHOR, e Satanás estava à sua mão direita, para se lhe opor. Mas o SENHOR disse a Satanás: O SENHOR te repreenda, ó Satanás, sim, o SENHOR, que escolheu Jerusalém, te repreenda; (...)O anjo disse aos que estavam diante dele: "Tirem as roupas impuras dele". Depois disse a Josué: "Veja, eu tirei de você o seu pecado, e coloquei vestes nobres sobre você".

5) Outros exemplos: Pedro e Judas flertaram com o Diabo. Certa ocasião Jesus disse a Pedro: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo; mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, fortalece teus irmãos. (Lucas 22:31-32). Sobre Judas, Jesus dizia com antecedência, antes da traição formal: Respondeu-lhes Jesus: Não vos escolhi a vós os doze? Contudo um de vós é o diabo. (João 6.70).

6) Por fim, qual a origem da motivação para tantos males no mundo? É claro que é o flerte com o Diabo. A ditadura da impunidade neste nosso País, que dá sustentação à corrupção, as mentiras deslavadas de políticos depravados, as imoralidades do mundo (ver nova lei de censura de cenas de nudismo e sexo na tv), a ditadura do homossexualismo, a violência sem limites, as desavenças dentro da igreja, a exploração da fé, tudo isto é resultado deste tipo de flerte.

III. Não Flerte Com O Diabo

1) Este é um conselho ao qual todos nós devemos atentar com cuidado. Diante de tudo o que foi dito até aqui, creio que esta deveria ser a conclusão sensata de todos.

2) Lucas 9.1 e 10.19 no informa que Jesus concede autoridade aos cristãos sobre as forças malignas e opositoras do seu reino: “Reunindo os Doze, Jesus deu-lhes poder e autoridade para expulsar todos os demônios e curar doenças, (...) Eu lhes dei autoridade para pisarem sobre cobras e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; nada lhes fará dano.” Temos uma autoridade que não nos faz temer o Diabo nem flertar com ele.

3) Tiago 4.7 nos diz: Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês. 1Pedro 5.8, 9 também nos exorta em três sentidos: “Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. Resistam-lhe, permanecendo firmes na fé, sabendo que os irmãos que vocês têm em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos.”

4) Talvez sua pergunta seja: Como resistir ao Diabo? Pedro, no texto acima citado, fala sobre a “firmeza na fé”. Paulo nos dá outras sábias e inspiradas orientações. Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder. Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo, pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo. (...) Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno. Efésios 6:10-13; 16

5) Nutrir a autoridade concedida pelo Senhor, resistir ao Diabo, ser sóbrio, vigilante, e estar revestido da armadura de Deus são fatores preponderantes para a nossa vitória sobre a tentação, sobre o flerte com o Diabo.

Considerações Finais 
1) Quando temos comunhão com Deus, mesmo assim somos assediados pelo Diabo. Como disse antes, ele anda em derredor tentando afetar de alguma forma a obra de Deus. Mas temos boas notícias: Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não está no pecado; aquele que nasceu de Deus o protege, e o Maligno não o atinge. (1 João 5.18).

2) Hebreus 2.14 e Colossenses 2.15 nos dão a seguinte lição: Portanto, visto que os filhos são pessoas de carne e sangue, ele também participou dessa condição humana, para que, por sua morte, derrotasse aquele que tem o poder da morte, isto é, o diabo, (...) e, tendo despojado os poderes e as autoridades, fez deles um espetáculo público, triunfando sobre eles na cruz.

3) O diabo não tem autoridade sobre o cristão, exceto se o cristão flertar com ele, abrir espaço, dar lugar a ele. Mas, nas condições normais da fé, o diabo não tem poder sobre nós. Devemos focar em Jesus o tempo todo.

4) Nosso texto básico diz que flertar com o diabo é algo profundo e traz danos incalculáveis; O mesmo texto tem uma palavra de promessa àqueles que são assediados, mas não cedem. Jesus disse: estejam certos de que eu não vou deixar a vida de vocês mais difícil do que já é... Maior é o que está em nós.

Pastor David Baêta

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem