Almas Restauradas

Texto Bíblico: Salmo 23.3a 

Considerações Iniciais
1) Pela graça de Deus, somente por ela, reinicio esta série de sermões sobre o Salmo 23. Digo que reinicio, pois há mais de um mês, após pregar o segundo sermão da série (27/2/11), fui submetido a uma cirurgia de grande porte (28/2/11) e pela graça de Deus estou aqui de volta.

2) Sendo assim, preciso retomar o fio da meada. No primeiro sermão a ênfase recaiu sobre
(1) o nome pessoal de Deus (Senhor),
(2) O título dado a ele pelo salmista (pastor), e
(3) o pronome possessivo “meu”.

3) No segundo sermão discorri sobre águas tranquilas e pastos verdejantes, abordando os “ursos e leões” que nos atacam (ansiedade e controle; memórias traumáticas) e como “ele nos conduz” a tranquilidade em tempos de inquietações.

4) Deus nos visitou de maneira especial naquela manhã de domingo, dia 27/2/2011. Ele fez algo milagroso naquela manhã. Humanamente não posso explicar o que aconteceu. Somente posso testemunhar que “ele” me preparou emocionalmente para a cirurgia que se deu no dia seguinte.

5) No sermão desta manhã vou me deter na primeira parte do Salmo 23.3: “Refrigera a minha alma”. Apenas esta parte.

Estejamos abertos ao Espírito Santo e a tudo o que ele sussurrar aos nossos ouvidos nesta manhã.

I. Alma: Uma Realidade Intangível

1) Existe uma estreita relação entre psiquiatria e psicologia.
- De modo bem simples, enquanto a psiquiatria se ocupa dos sintomas imediatos de uma doença emocional a psicologia se ocupa com as causas primárias da doença.
- O ponto comum é que ambas se ocupam da “alma”, o aspecto imaterial da pessoa de onde brotam as emoções positivas e negativas extravasadas através do corpo.

2) Psicologia vem do grego Ψυχολογία, de ψυχή, psykhé, "psique, "alma", "mente" e λόγος, lógos, "palavra", "razão" ou "estudo") "é a ciência que estuda o comportamento (tudo o que organismo faz) e os processos mentais (experiências subjetivas inferidas através do comportamento)". (Wikipédia) 

3) Muito antes da psicologia e da psiquiatria existirem como ciências, a Bíblia já abordava os problemas da alma humana, ou seja, o verdadeiro “eu”. Ela fala que os sentimentos, emoções, fé, esperança, amor. Todos os valores mais nobres do ser humano não são físicos e nem materiais: eles são imateriais.

4) O salmista Davi e vários salmos falam dos problemas desta realidade intangível chamada alma, mas que abriga sentimentos os mais diversos. Por exemplo, no Salmo 42.5 o salmista, diante das dores das adversidades da vida, clamou: “Por que estás abatida ó minha alma? Por que te perturbas em mim?

5) Há outros exemplos de almas abatidas, tristes, consumidas, ou seja, extremamente afetadas pelas lutas do dia a dia: Salmos 44.25 - pois a nossa alma esta abatida até o pó. Salmos 57.4 - a minha alma esta entre os leões. Salmos 59.3 - pois eis que armam ciladas à minha alma. Salmos 119.28 - a minha alma consome-se de tristeza. Creio que você entende bem sobre isso, pois tem uma alma e dela brotam sentimentos e emoções expressos pelo corpo.

II. Gigantes, Desertos E Cavernas

1) Uma vez que o texto em estudo fala de refrigério para a alma, nada nos impede de pensar nos problemas do dia a dia que afetam a nossa alma, levando-a a necessidade de refrigério. Para não divagarmos por outros caminhos, apeguemo-nos a algumas experiências davídicas. Ele viveu muitas aflições simbolizadas nos gigantes que teve de enfrentar, nos desertos solitários por onde perambulou aflito, e nas cavernas onde procurou se esconder e morrer devido às pressões da vida.

2) Isto tem alguma coisa a ver com a gente? Você sofre aflições em sua alma? Gigantes, desertos e cavernas são realidades para você também? Deixe-me explicar e exemplificar um pouco mais sobre isso. Todos nós temos sofrimentos que podem ser divididos em três partes. Eles acontecem quase sempre ao mesmo tempo.

3) Ao primeiro tipo chamo aqui de dor física. É aquele que acontece em decorrência de uma doença, acidente, agressão, etc. São situações que traumatizam o nosso corpo e podem afetar a mente e a espiritualidade.

4) Em segundo lugar me vem à mente a dor emocional. Todos nos temos de alguma forma o que chamo de “noites escuras da alma”. Defrontamo-nos com situações muitas vezes inesperadas que geram perguntas e mais perguntas que ficam sem respostas. Somos lançados no terreno da solidão, da angústia, do desespero, do cansaço emocional.

5) Por fim, menciono a dor espiritual. Nisto somos acompanhados entre outros por personagens da Bíblia como Noemi, Jeremias, Jó, Paulo e Jesus. Tenho um amigo que está vivendo um momento muito difícil, e em meio à dor, disse-me: “Às vezes penso que se eu não fosse cristão e não temesse a Deus, as coisas seriam mais fáceis para se resolver. Imagine a dor espiritual de Jesus quando exclamou: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste! Gigantes, desertos e cavernas. Todos nós estamos sujeitos a eles.

III. Refrigério, Asas E Capas

1) Preciso discorrer inicialmente sobre o significado da palavra “refrigério”. Na Bíblia Hebraica ( שוב shuwb) traz a idéia de restaurar, renovar, reparar. Em nossa língua o significado é o mesmo do hebraico, qual seja, “renovar, restaurar, trazer ânimo”. Quando o salmista diz: “Refrigera” ele esta dizendo: “faz minha alma ter vigor novamente, refaz minha alma, dá alivio á minha alma”.

2) Estou lendo um livro de Eugene Peterson e achei muito linda uma analogia que ele faz sobre formas de Deus restaurar almas negativamente afetadas pelos fatos bruscos e duros da vida. Quando Rute, a moabita que acompanhara sua sogra de volta a Belém, ambas viúvas e pobres, é vista por Boaz colhendo os restos das espigas em seu campo, esse diz a ela que ela chegara ali pela providência de Deus (2.12): “O SENHOR retribua o teu feito; e te seja concedido pleno galardão da parte do SENHOR Deus de Israel, sob cujas asas te vieste abrigar.” Algum tempo depois desta declaração, em um dos momentos mais belos da Bíblia, a forma de Rute buscar o favor de Boaz, disponibilizando-se para um possível casamento é como se segue (3.9) “E ela disse: Sou Rute, tua serva; estende, pois tua capa sobre a tua serva, porque tu és o remidor.”

3) Muito interessante observar que em hebraico “asas” e “capa” são a mesma palavra (כנף kanaph).Assim sendo, aquilo que Boaz prometeu a Rute que Deus faria por ela se cumpre no que ela solicita que ele, Boaz, faça a seu favor. A providência divina na forma de refrigério para aquela alma sofredora vem através de algo “comum”. Daí a idéia de refrigério, asas e capa.

4) Permita-me citar nesta linha de pensamento algo pessoal. No último sermão, no domingo antes da cirurgia à qual fui submetido, afirmei com fé que Deus estaria naquele hospital e em especial no CTI, pois adquiri certo trauma com CTIs depois da primeira cirurgia de câncer há três anos. Realmente Deus estava lá na pessoa de duas enfermeiras cristãs que me conheciam (sem que eu as conhecesse) e que me deram toda cobertura necessária nos dias em que lá estive. Isto é refrigério, restauração. Deus ouviu a sua oração. Ele estava junto aos médicos descobrindo mais um tumor que nenhum exame detectou. Isso é refrigério.

5) No início deste sermão convidei você a ouvir os sussurros (ventos) do Espírito Santo. Convido-lhe também a analisar os fatos “corriqueiros” da vida (olhar as aves e os lírios). Quem sabe você esteja a procurar refrigério no aspecto sobrenatural (sensacionalista) da fé e tem deixado de ver que nos fatos do dia a dia ele está a lhe causar restauração, ânimo, e vigor. Quem sabe ele, o Pastor cujo nome é Senhor, esteja cobrindo você com a sua capa e lhe abrigando sob suas asas!!.

Considerações Finais
1) Você quer o refrigério para a sua alma, você precisa disso? Venha buscar em Jesus, o Bom Pastor, que está imensamente desejoso para lhe restaurar as força, trazer-lhe um novo ânimo, refrigerar sua alma.

2) O salmista pergunta em meio à angústia de sua alma: “Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro em mim?” Ele mesmo descobriu quem poderia restaurá-lo. Na segunda parte do Salmo 42.5 ele diz: “Espera em Deus”.

3) Jesus convidou as pessoas cansadas e sobrecarregadas para irem até ele. Por quê? Com todo o respeito à psicologia e a psiquiatria que são, a meu ver, instrumentos de Deus para o bem estar emocional e físico das pessoas, há coisas que essas ciências não podem fazer. Este é o meu primeiro motivo.

4) O segundo motivo eu o retiro da história de vida de Jesus. Ele sofreu tudo o que eu poderia sofrer. Ele tomou sobre si as nossas dores e enfermidades. Mais do que qualquer pessoa ele sabe o que é sofrer física, emocional e espiritualmente. Ele é habilitado para nos socorrer em nossas dores.

5) Eugene Peterson, citado anteriormente neste sermão, em uma completa paráfrase da Bíblia escreveu sobre Hebreu 4.15 e 16 da seguinte forma: “Não temos um sacerdote que não tem contato algum com a nossa realidade. Ele passou por fraquezas e provações, de tudo experimentou – com exceção do pecado. Acheguemo-nos a Ele e busquemos o que Ele está pronto para nos dar. Pegue a misericórdia e aceite a ajuda.” Ele vai refrigerar a sua alma. Somente ele pode fazer isso. Amém.

Pastor David Baêta

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem