Esboço de Sermão: Ebenézer

Texto: I Samuel 7:3-12
Introdução: A grande pedra, chamada Ebenézer, foi posta pelos Israelitas como um monumento comemorativo pelo cuidado e proteção de Deus quando os Filisteus intentaram destrui-los.

Hoje vamos observar três pontos:

I. O lugar onde foi posta a pedra
II. A ocasião em que a pedra foi erigida
III. A inscrição na pedra

I. O lugar onde foi posta a pedra Ebenézer. “Entre Mispa e Sem”.

Neste lugar Hofni e Finéias, sacerdotes de Deus foram assassinados; aqui a arca da aliança foi tomada pelos filisteus; quer dizer, no mesmo lugar, onde o povo de Deus havia sido constantemente derrotado… porque saíram confiando em suas próprias forças; ali precisamente, Deus lhes deu a vitória definitiva.

Você se lembra de alguma ocasião em que você enfrentou um problema confiando em tua própria inteligência e sabedoria? Sem pedir a ajuda de Deus? Sempre que fazemos isso, saímos derrotados.

Entre Mispa e Sem, o lugar de muitas derrotas, onde o inimigo pensou que tinha vencido.

Deus tem nos ajudado não porque merecemos, mas porque ele é bom
Entre Mispa e Sem, este lugar trazia ao povo de Israel muitas recordações tristes… Quando o sacerdote Eli soube que os filisteus derrotaram o exército de Israel, que roubaram a arca do pacto, e que haviam assassinado seus dois filhos; ele caiu para trás, quebrou o pescoço e morreu… logo os filisteus se apossaram dos vinhedos e dos trigais de Israel… Ebenézer também significa o fim de todas essas calamidades na vida do povo… E se você tem constantemente uma recordação de algum evento em sua vida doloroso e triste… Este momento e propicio para começar uma nova etapa em sua vida e colocar um monumento EBENEZER que marque a diferença.

Entre Mispa e Sem não foi só o lugar de derrota, pecado, e tristeza também foi o lugar de arrependimento.

Aqui todo Israel veio diante de Deus, confessaram seus pecados, tiraram as imagens dos deuses falsos de suas casas e de seus corações, e então… começaram a ver que Deus os ajudava a vencer suas provas e problemas e erigiram a grande pedra EBENEZER.

II. A ocasião em que a pedra foi erigida

Todas as tribos de Israel se reuniram para adorar a Deus, os Filisteus pensaram que se tratava de uma emboscada, assim que os filisteus decidiram atacar um povo desarmado.

O profeta e sacerdote Samuel ordenou ao povo que trouxessem um cordeiro, e ofereceu a Deus em holocausto, enquanto a fumaça subia ao céu, Samuel começou a orar pedindo proteção a Deus, e a voz do homem foi respondida com a voz de Deus: grandes trovões e relâmpagos caíram sobre o exército dos filisteus destruindo a muitos e os sobreviventes fugiram apavorados, os Israelitas aproveitaram para derrota-los e o fizeram em Bete-Car (v.11 a casa do cordeiro) e ali foram livres da opressão dos filisteus e levantaram a pedra EBENEZER.

Analisemos isto: o povo de Israel obteve a vitória pelo sacrifício do cordeiro. Todas as suas vitorias, o êxito, toda proteção que tem vindo sobre a sua vida, e toda benção que você tem disfrutado, é pelo sacrifício do Cordeiro de Deus feito uma vez e para sempre no Calvário.

O sacrifício de Cristo perdoou todos os seus pecados, e ali começaram as benções sobre ti. Jesus cristo ressuscitou ao terceiro dia, e subiu a destra de Deus para interceder por você, e por todos nós, e um dia virá julgar os vivos e mortos e o seu reino não terá fim… esta é a razão porque hoje estamos marcando este lugar com o monumento EBENEZER.

Observe também O poder da oração em nome do cordeiro… os filisteus não foram derrotados com exércitos, com forças de homens, mas quando se ofereceu o Cordeiro e Samuel começou a orar… v. 10 “Enquanto Samuel oferecia o holocausto, os filisteus chegaram para pelejar contra Israel; mas o Senhor trovejou naquele dia com grande estrondo sobre os filisteus, e os aterrou; de modo que foram derrotados diante dos filhos de Israel”

III. A inscrição na pedra

A inscrição na pedra era: “Ebenezer, até aqui nos ajudou o Senhor” o primeiro que precisamos observar é que o povo de Israel não ficou de braços cruzados sem fazer nada…

A inscrição não diz: “Até aqui nossos braços nos ajudaram” ou “Ate aqui são Samuel nos ajudou” Não… o povo de Israel estava consciente que aquela vitória tão grande, eles não teriam alcançado sem a ajuda de Deus… a Palavra de Deus nos diz que existe algo que o homem jamais poderá alcançar por si mesmo… a salvação… mas o que é impossível para os homens, para Deus todo é possível…

4 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

  1. que DEUS continue lhe usando pastor,PALAVRA ABENÇOADORA.

    ResponderExcluir
  2. que DEUS continue lhe usando pastor,PALAVRA ABENÇOADORA.

    ResponderExcluir
  3. Boa palavra, gostei muito ótima visão do texto, louvo a Deus por sua vida o Senhor continue te abençoando.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem