Deus Está No Controle

Introdução
- Nestes dias de tantas tribulações, muitas pessoas perderam a fé e não mais acreditam que Deus está no controle de todas as coisas. Mas aquele que é servo fiel continua de pé e confia inteiramente no Senhor, previne-se contra as astutas ciladas do inimigo, crendo que o Deus que a tudo controla o fará vitorioso.

Controlar é: Dominar, governar, exercer fiscalização sobre as atividades das pessoas, ou algum órgão, departamento ou produto, a fim de que não haja quebra das normas preestabelecidas. É também ter autodomínio físico e psíquico.

1. Princípio Fundamental Para Entender A Dimensão Do Controle De Deus Sobre Tudo: 

Somente Deus poderá interferir em todos os momentos de nossa vida.
Ele controla:
1.1- Satanás e os demônios
- O Senhor permitiu que Satanás destruísse tudo quanto era de JÓ, mas não permitiu tocar na vida deste patriarca (Jó 1.12). João, o evangelista, viu as chaves do abismo nas mãos do anjo. Cristo prendeu o dragão, a antiga serpente (Apocalipse 20:1 ,2).
1.2- Os Seus anjos 
- Os anjos são os mensageiros de Deus. Eles são usados como agentes nos negócios divinos (l Crônicas 2 1.15) e comparados como ministros (Hebreus 1.6,7).
1.3 - O universo
- Deus criou o mundo pelo poder de Sua vontade (Isaias 45.12).
- A palavra “criou”, no primeiro capítulo de Gênesis, é traduzida pelo hebraico “barah”, que significa dar existência àquilo que previamente não tinha existência.
1.4 - A história 
- Deus mudou o rumo da história de Jacó, Moisés, Davi, Jó e de muitos outros homens da Bíblia, porém, uma das mais emocionantes é a de José, descrita nos sete últimos capítulos de Gênesis. Este jovem superou todas as dificuldades e conseguiu tornar-se governador do Egito.
1.5 - O homem 
- Deus rege do modo criador e ativo o desenvolvimento da vida humana. Ele pessoalmente cuidou do homem desde o primeiro momento de vida deste.

II. Se Deus Está No Controle:

2.1 - Ele permite a tribulação, mas pode também dar a vitória (Oséias 6.1)
- As tribulações acontecem em nossa vida para nos amadurecer espiritualmente. Elas nos colocam mais perto de Deus.
2.2 - Basta uma palavra dEle, e as janelas do céu se abrirão (Lucas 7.7)
- O centurião de Cafarnaum creu nas palavras de Jesus. Por isso, o seu criado foi curado. Nós também devemos crer e obedecer à Sua Palavra.
2.3 - O crente deve lançar sobre Ele toda a sua ansiedade (1 Pedro 5.7). O apóstolo Pedro nos exorta a confiar e descansar no Senhor, pois, Ele tem cuidado de nós.
2.4 - O crente deve entregar o seu caminho ao Senhor (Salmos 37.5). A Bíblia nos manda lançar os nossos cuidados sobre o Senhor. Igualmente também o nosso caminho, ou seja, o nosso estilo de vida deve seguir as determinações da Palavra de Deus. 

III. Por Deus Estar No Controle:

3.1 - O crente deve esperar e descansar no Senhor (Salmo 40.1) Muitas vezes, as nossas orações não são respondidas de imediato porque Deus quer provar a nossa paciência, fidelidade e insistência. 
3.2 - O crente deve deleitar-se no Senhor (Salmo 37.4) Após sermos respondidos, devemos deleitar-nos no Senhor, por termos sido beneficiados com a Sua graça. 
3.3 - O crente deve adorá-lo e glorificá-lo (2 Samuel 12.20) Devemos também adorá-lo com nosso espírito, nossa alma e nosso corpo, oferecendo-lhe um culto racional e tendo a mente transformada pela renovação do Espírito Santo. 

Conclusão
O homem tem o direito de escolher. Ou entrega o seu caminho ao Senhor, deixa Deus dirigir e controlar sua vida, e alcança a vitória sobre todos os seus problemas, ou ele mesmo toma a direção, e será vencido pelas ansiedades.

Pr. Silas Malafaia Livro: Pregando poderosamente a palavra de Deus

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!