Cuidado com o seu coração

Texto: Provérbios 16:1

Introdução: Deus nos dá a capacidade de sonhar, de fazer planos. Projetos nobres são uma característica de quem traz em si a nobreza do Senhor - Isaías 32:8. Entretanto a Bíblia nos ensina que nossos sonhos e projetos precisam estar sujeitos ao Senhor como condição de sermos bem sucedidos. Confiar plenamente nas intuições do coração sem discernir suas intenções de acordo com os parâmetros da Palavra de Deus pode ser algo desastroso.

Veja algumas coisas que a Bíblia diz sobre o coração: Jeremias 17:9; Provérbios 16:25; Provérbios 28:26.

Vamos observar princípios para que os sonhos e projetos do seu coração sejam bem-sucedidos:

1 – Reconheça o seu coração como fonte duvidosa
Nem tudo o que se “sente” no coração é a vontade do Senhor. Procure discernir quais propósitos estão alinhados com os planos Dele - Provérbios 19:21.
2 – Não despreze o conhecimento
Não decida apenas por intuição. Procure conhecer o assunto sobre o qual tem que decidir - Provérbios 18:15
3 – Não confunda ousadia com imprudência
Não assuma “loucuras” em nome do coração. Faça sempre as contas de suas decisões. Deus nem sempre age contra as leis naturais (isso é a exceção). Planeje com critérios seu caminho - Provérbios 16:21.
4 – Passe suas decisões pelo filtro da sua cobertura
Busque conselhos de seus líderes antes de decidir qualquer coisa importante. Não siga conselhos de quem não teme ao Senhor - Provérbios 15:22 e Provérbios 12:5.
5 – Priorize seu relacionamento com Deus e não as oportunidades
Coloque o prazer do seu coração no seu relacionamento com Deus e não na concretização dos seus próprios sonhos e desejos. Então Ele cuidará de realizar seus sonhos - Salmos 3:4-5.

Conclusão: Que tal ter Deus como seu “consultor”, Aquele que lhe orienta em todas as suas decisões. Para isso, você precisa fazer uma aliança com Ele através de Jesus. Reconheça-o agora como seu Senhor e Salvador.

José Mauro Ferreira

0 Comentários