Texto: Atos 16.6-35

Introdução: Muitas vezes, queremos uma fórmula secreta para obter grandes resultados em nossa vida material e espiritual.
Sempre surge as perguntas: como posso ser vitorioso ou obter grandes resultados?
O texto mostra homens com procedimentos que mudaram vidas e situações, pois:

1. Eram sensíveis ao Espírito Santo e Sua orientação (Atos 16.6-10).

O Espírito Santo age como agente de Cristo, orientando e conduzindo os santos neste mundo. Faz-se necessário, portanto, que sejamos sensíveis a Ele e atentos à sua orientação.

2. Tinham a oração como estilo de vida (vs 16a; 18a).

O relacionamento contínuo com Deus nos torna sensíveis a Sua ação, íntimos e dependentes d'Ele, pois Ele não está longe de nós (Atos 17. 25-27);
Transforma-nos em bênçãos para aqueles que nos rodeiam (Atos 17.34);
Passamos a viver baseados na certeza da resposta divina (Salmos 86.7).

3. Davam testemunho em todos os momentos (Atos 16.22-26).

O procedimento de Paulo e Silas, quando açoitados e jogados no cárcere interior, tornou-se em benção para todos os presos e salvação para carcereiro e sua família.
Os outros presos e o carcereiro viram a diferença no comportamento de Paulo e Silas, que em vez de blasfemar, oravam e cantavam louvores ao Senhor.

Conclusão: Uma vida cheia de fé, sensibilidade à ação do Espírito Santo e um procedimento cristão diante das adversidades, faz com que os tempos áridos e escabrosos possam ser momentos de refrigérios e de ascensão gerando a ação sobrenatural de Deus.