Aquele Homem ficou Curado

Texto Chave: João 5.9 - "No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou a cama e começou a andar. Isso aconteceu no sábado".

Introdução: Normalmente, Jesus curava em resposta à fé das pessoas. Porém, no presente caso, Ele não exigiu nenhuma fé; o homem foi curado, exclusivamente mediante a Sua palavra.
Ainda hoje, pessoas podem ser curadas, segundo o propósito de Deus, mesmo não demonstrando fé em Cristo.

A Bíblia ensina que há três condições quanto à fé para que o milagre da cura aconteça:

1 - A fé daquele que está sendo curado - "Partindo Jesus dali, seguiram-no dois cegos, clamando: Tem compaixão de nós, Filho de Davi! Tendo ele entrado em casa, aproximaram-se os cegos, e Jesus lhes perguntou: Credes que eu posso fazer isso? Responderam-lhe: Sim, Senhor! Então, lhes tocou os olhos, dizendo: Seja-vos feito segundo a vossa fé" (Mateus 9.27-29).
Neste milagre, Jesus curou os dois cegos em resposta a fé que demonstraram, ao correrem atrás do milagre, como também, declararam com a própria boca, a fé que tinham.
Estes dois cegos tinham uma fé correta, isto é, em Jesus, aquele que pode realizar o milagre, e foram até o fim, perseverantes, não desistindo no meio do caminho. Veja as expressões: "..., seguiram-no dois cegos, clamando: Tem compaixão de nós, Filho de Davi! Tendo ele entrado em casa, aproximaram-se os cegos".
Eles seguiram a Jesus, mesmo cegos, clamando, entraram na casa de Jesus, aproximaram de Jesus.
O milagre acontece quando estamos próximos de Jesus.

2 - A fé de outras pessoas em favor do sofredor - "Quando Jesus entrou na cidade de Cafarnaum, um oficial romano foi encontrar-se com ele e pediu que curasse o seu empregado. Ele disse: — Senhor, o meu empregado está na minha casa, tão doente, que não pode nem se mexer na cama. Ele está sofrendo demais. — Eu vou lá curá-lo! — disse Jesus. O oficial romano respondeu: — Não, senhor! Eu não mereço que o senhor entre na minha casa. Dê somente uma ordem, e o meu empregado ficará bom.

Quando Jesus ouviu isso, ficou muito admirado e disse aos que o seguiam: — Eu afirmo a vocês que isto é verdade: nunca vi tanta fé, nem mesmo entre o povo de Israel!". (Mateus 8.5-8,10).
Neste episódio vemos um oficial romano exercendo a fé em prol da cura de um de seus empregados. Ele tinha tanta certeza da cura que nem mesmo aceitou que Jesus fosse à sua casa - "...! Eu não mereço que o senhor entre na minha casa. Dê somente uma ordem, e o meu empregado ficará bom". (v.8b).

Em Mateus 17.15-20, vemos os discípulos de Jesus com sérias dificuldades para expulsar um demônio de um homem epilético. Jesus disse aos seus discípulos que a dificuldade foi em decorrência da pequena fé deles - "Então, os discípulos, aproximando-se de Jesus, perguntaram em particular: Por que motivo não pudemos nós expulsá-lo? E ele lhes respondeu: Por causa da pequenez da vossa fé. Pois em verdade vos digo quê, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível"

Em Tiago 5.14-16 vemos as instruções dadas para que o doente seja ungido com óleo, e receba oração da fé - "Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo, em nome do Senhor. E a oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo".

3 - A fé daquele que tem a unção para curar - "a outro, no mesmo Espírito, a fé; e a outro, no mesmo Espírito, dons de curar" (1 Coríntios 12.9).
Paulo nos ensina que através dos dons do Espírito Santo, isto é, através de uma manifestação sobrenatural, uma capacitação dada por Deus podemos curar os enfermos. O texto não diz que é necessário a fé de quem está sendo curado, diz sim, que a fé, e o dom que está sobre o vaso de Deus, pode curar o doente.

Conclusão: Ao analisarmos os tópicos acima, que estão de conformidade com a Palavra de Deus, vemos o empenho do Senhor em que o seu povo seja curado de todo os tipos de enfermidades e males. Veja o que diz Isaias 53.4,5 - "Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados".

Roberto Pires Gonçalves e Maria de Lourdes Effgen Gonçalves

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem