Amando Totalmente O Senhor

Texto: Deuteronômio 6:1-5

“Deuteronômio” significa “segunda lei” ou “repetição da lei”. Moisés, depois de liderar o povo durante 40 anos no deserto, ao aproximar-se da terra prometida, faz suas despedidas  recordando o extraordinário cuidado de Deus na caminhada e exortando o povo a ser fiel na nova terra, onde entrariam sob a liderança de Josué. O verso que sintetiza suas orientações é o v. 5: “amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força”. Em 2013 estaremos focados neste desafio de amar totalmente o Senhor. Como este amor pode se tornar realidade efetiva?      

I. Amor Da Aliança

(v. 1 a “Estes, pois, são os mandamentos...”)

Não mantemos com Deus uma relação religiosa, institucional, ritual e formal! Ele nos encontrou, falou conosco (Deuteronômio 1:6) e providenciou o registro de Sua comunicação, para que ficasse bem claro os termos de nossa convivência com ELE: uma aliança que envolve privilégios, mas também grandes responsabilidades que só poderão ser cumpridas por meio do AMOR.

II. Amor Para Ser Aprendido

(v. 1b-2 “Estes, pois,  são os mandamentos, os estatutos e os juízos eu mandou o Senhor, teu Deus, se te ensinassem, para que os cumprisses na terra que passas a possuir; para que temas ao Senhor Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida...”)

Amor não é um mero caminho de apreensão intelectual: ele envolve teoria e prática, conhecimento e vivência, ou seja, carece de uma caminhada longa de aprendizado que vai da conversão à glorificação. Assim, só pode amar genuinamente quem, humildemente, admite que não ama e, ao mesmo tempo, matricula-se na escola do amor como um aluno responsável e disciplinado, buscando para si e para a família uma experiência concreta de vivência do amor.

III. Amor Transformador

(v. 2b-3 “... e que teus dias sejam prolongados; ouve, pois, ó Israel, e atenta em os cumprires, para que bem te suceda, e muito te multipliques na terra que mana leite e mel, como disse o Senhor, Deus de teus pais”)

O amor de Israel tinha uma dimensão vertical, mas não deveria ser  uma mera experiência secreta e mística com Deus,  alienante e utópica. Pelo contrário, a “geografia do amor” era a terra da promessa, lugar que seria palco dos sinais claros inequívocos de um povo que vivia aliança: uma vida com quantidade, qualidade e influência! Hoje, igualmente, o Senhor nos chama para um amor que proporcione a transformação da cidade que Ele nos plantou (João 13:35).

IV. Amor Exclusivo

(v. 4 “Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor” (Deuteronômio 6:4)

O amor envolve sempre o “shemá” = “ouvir” = receber, entender, praticar e partilhar a Palavra do Senhor. Amar significa reconhecer praticamente que Deus é autoridade absoluta das nossas vidas, em todas as áreas  e em todo tempo! Isaias 44:6 “Assim diz o Senhor, o Rei de Israel, seu Redentor, o Senhor dos exércitos – eu sou o primeiro e o último e além de mim não há Deus”!

V. Amor Pleno

(v. 5 “Amarás, pois, o Senhor teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma  e de toda a tua força”)

O verso 5, que resume todos os versos anteriores, convoca-nos para um amor completo: que vem de dentro, que não estabelece nenhum limite, que determinadamente, integralmente e intensamente se dá  ao Senhor, num relacionamento íntimo que desemboca em proclamação e serviço.

Conclusão

Somos desafiados a viver

  • AMANDO – um amor contínuo
  • TOTALMENTE – um amor crescente
  • SENHOR – um amor de servo

Que Deus nos leve a  amá-LO da forma que ELE espera, é a minha oração!

Pr. Jair Francisco Macedo

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem