Ser amigo de Deus

Texto: Tiago 2:23

I. Por que Abraão foi chamado o amigo de Deus?

1. Sua grande fé: "Assim como Abraão creu a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça". Gálatas 3:6. Ele fez mais do que simplesmente acreditar em Deus... ele cria em Deus.

2. Sua obediência inquestionável

a. Ao deixar sua terra natal: "Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, saindo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia". Hebreus 11:8.

b. Na oferta de Isaque: "Pela fé Abraão, sendo provado, ofereceu Isaque; sim, ia oferecendo o seu unigênito aquele que recebera as promessas" Hebreus 11:17

3. Sua fé no poder de Deus: "julgando que Deus era poderoso para até dos mortos o ressuscitar; e daí também em figura o recobrou" Hebreus 11:19.

4. Sua adoração constante do Senhor: "... Abrão, pois, edificou ali um altar ao Senhor, que lhe aparecera" Gênesis 12:7 - "Então passou dali para o monte ao oriente de Betel, e armou a sua tenda, ficando-lhe Betel ao ocidente, e Ai ao oriente; também ali edificou um altar ao Senhor, e invocou o nome do Senhor" Gênesis 12:8.

II. A recompensa que Abraão recebeu por ser um amigo de Deus.

1. As bênçãos materiais que Abraão recebeu: "Ora, Abraão era já velho e de idade avançada; e em tudo o Senhor o havia abençoado" Gênesis 24:1.

2. As bênçãos espirituais que Abraão recebeu:

a. Abraão foi autorizado a encontrar Deus face a face: "Porque este Melquisedeque, rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, que saiu ao encontro de Abraão quando este regressava da matança dos reis, e o abençoou, a quem também Abraão separou o dízimo de tudo (sendo primeiramente, por interpretação do seu nome, rei de justiça, e depois também rei de Salém, que é rei de paz; sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas feito semelhante ao Filho de Deus), permanece sacerdote para sempre" Hebreus 7:1-3.

3. Abraão recebeu a gloriosa honra de ser o primeiro da lista na genealogia humana do Senhor Jesus: "Livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. A Abraão nasceu Isaque; a Isaque nasceu Jacó; a Jacó nasceram Judá e seus irmãos" Mateus 1:1-2.

III. Nós também podemos ser chamados de “amigos de Deus” se formos obedientes ao Senhor.

1. "Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando" João 15:14.

Conclusão:

Pr. Aldenir Araújo

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!