É necessário nascer de novo?

Texto: João 3.1-6


Introdução: O novo nascimento faz-se necessário na vida do homem para que ele possa iniciar a nova vida em Cristo.


1 - A razão do novo nascimento
- A natureza humana não possui em si as condições necessárias para viver no céu - (João 3:3 - "Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus").
- O nascimento natural (carne) gera o homem natural - (João 3:6 - "O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito").
- O nascer do Espírito Santo gera o homem espiritual - (João 3:6 - "O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito").
- O homem natural não herdará a vida sobrenatural sem a conversão vinda pelo arrependimento e o Espírito Santo - (João 1.12,13 - "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus").


2 - Os meios do novo nascimento
- Profunda purificação efetuada pelo Espírito Santo e pela Palavra de Deus - (Efésios 5:26 - "Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra")
- Lavagem regeneradora e renovadora do Espírito Santo - (Tito 3:5 - "Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo")


3 - Os resultados do novo nascimento
- Vida transformada - (II Corintios 5:17 - "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo")
- O nome escrito no Livro da Vida - (Apocalipse 3:5 - "O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos")
- Adoção como filho de Deus - (João 1.12 - "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome")


Conclusão: Qualquer pessoa que deseja desfrutar de bênçãos concedidas unicamente aos filhos de Deus e entrar no seu Reino precisará passar pela experiência do novo nascimento (Gálatas 3:29 - "E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa")

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!