Motivação na Mordomia

Texto: Atos 4.32-37

Texto para memorizar: “Da multidão dos que creram, uma era a mente e um o coração. Ninguém considerava unicamente sua coisa alguma que possuísse, mas compartilhavam tudo o que tinham” Atos 4.32
Introdução: A doutrina da mordomia é bela, bíblica, é edificante, e faz parte da vida cristã. De uma maneira singela e devocional, vamos falar um pouco sobre alguns motivos que devem nos levar à prática do dízimo e da contribuição.
1 – Gratidão
– É necessário ter um coração agradecido a Deus (Sl 103.3; 116.12; 126.3; Lc 17.11-19)
– Gratidão à igreja, aos pastores, aos líderes (Gl 6.9; 1 Ts 5.12)
– Essa gratidão envolve a entrega de amor, relacionamentos, dons, talentos, influência, bens
– “Morri na cruz por ti, que fazes tu por mim?” Quando olhamos a cruz, nos sentimos constrangidos a entregar tudo em gratidão por tudo o que Ele tem feito. O dízimo e as ofertas não são obrigatórios, forçados; elas nascem como fruto de um coração agradecido (2 Co 9.6-7).
2 – Visão
– A visão é de Jesus (Jo 4.35; Mt 9.36)
– O mundo nos mostra homens de visão. Grandes empresários montaram suas empresas com visão
– As igrejas e ministérios demonstram visão pelas várias áreas em que atuam: células, encontros, louvor, missões, assistência social...
– A visão desperta em nós desprendimento, a alegria da contribuição. Só quem tem uma visão ampla contribui com generosidade. Por isso precisamos pedir a Deus que abra os nossos olhos e quebrante os nossos corações

3 – Fidelidade
– Deus é um Deus fiel. “Tu és fiel, Senhor”. Será que temos sido fiéis da mesma forma como Deus é fiel a nós?
– Na maioria da vezes as pessoas com os menores rendimentos, na casa do Senhor, são as que são mais fiéis. Por que será? (Mt 6.24).
– Levitas, líderes de células, líderes de ministérios, empresários, profissionais liberais, estudantes, idosos, jovens têm sido fiéis na contribuição? “Sê fiel”, disse Jesus (Ap 2.10)
4 – Anulação do devorador
– O inimigo é o que rouba (Jo 10.10)
– O inimigo também acusa (Ap 12.9-10; Jó 1)
– Creio que, quando um cristão é infiel nas contribuições, o inimigo toma isto como um argumento e vai a Deus dizer: Veja só o que aquele seu filho está fazendo com o Seu dinheiro! Sabemos que tudo pertence a Deus (Sl 24.1)
– No reino espiritual precisamos tapar a boca de satanás, e só podemos fazer isto, através da fidelidade, que é marca de um povo santo diante do Senhor
– Deus promete que vai repreender o devorador para que ele não destrua o fruto da terra (Ml 3.8-12)
5 – Criar condições para maiores bênçãos
– Quanto mais o homem dá (semeia), mais ele recebe (colhe) – veja os princípios: (Pv 11.24-26; Lc 6.38; 2Co 9.1-10)
– Não devemos contribuir na forma de um negócio com Deus. Quantos estão contribuindo com a intenção de serem abençoados! Não deve ser essa a motivação do coração
– Todavia, sabemos que Deus é fiel e não deixará de abençoar aqueles que são fiéis: “porque fostes fiel no pouco, sobre o muito te colocarei” (Mt 25.21)
Conclusão: Chegou o tempo da decisão que está escrita em Mt 6.24 que diz: “Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro (Mamon)”.

 

Estudo transcrito e adaptado do Pr. Messias Anacleto Rosa

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem