Reconciliação

Texto-base: 2 Co 5:18
Texto para memorizar: Rm 3:23 - “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”.
Introdução: Reconciliar é: restituir a paz ou as boas relações perdidas.
Quando o homem pecou através de Adão e Eva, fomos transformados em inimigos de Deus e, na plenitude dos tempos veio Jesus, nascido de mulher e nos reconciliou com o Pai e, também nos deu o ministério da reconciliação.
De que maneira temos o ministério da reconciliação?
1 – Através de Jesus Cristo temos o ministério da reconciliação – 1 Tm 2:5
2 – Deus habita em nós através do Seu Espírito Santo, como Deus habitou em Jesus para reconciliar o homem com Ele mesmo – 2 Co 5:18-19.
3 – Se Deus habita em nós, logo em nós está também o seu amor verdadeiro, porque Ele é amor e precisamos agir através deste amor – 1Jo 4:8.
4 – Somos responsáveis em transformar a inimizade em afeto. Deus reconciliou o mundo consigo mesmo através de Cristo e nos nomeou embaixadores, ou representantes seus para exercermos a reconciliação do homem com Deus, e do homem com o seu semelhante – 2 Co 5:20.
5 – Quem ama não aborrece o seu irmão – 1 Jo 3:15.
6 – Quem ama perdoa – Mt 18:23-35; Mt 5:5 e 7.
7 – Quem ama verdadeiramente, através do amor de Deus, sabe o que Paulo diz em 1 Co 13:4-7 – Quem ama: tem paciência, é benigno, não é ciumento, não se ufana, não é soberbo, não é inconveniente, não procura os seus interesses, não se exaspera... tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta incondicionalmente e sempre terá uma palavra de reconciliação.
Conclusão: Rm 5:10 diz: “Porque, se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de Seu filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida”.
E através dessa bênção temos então a responsabilidade deste ministério.
Somos sucessores de Jesus no ministério da reconciliação.

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!