Reconciliação

Texto-base: 2 Co 5:18
Texto para memorizar: Rm 3:23 - “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”.
Introdução: Reconciliar é: restituir a paz ou as boas relações perdidas.
Quando o homem pecou através de Adão e Eva, fomos transformados em inimigos de Deus e, na plenitude dos tempos veio Jesus, nascido de mulher e nos reconciliou com o Pai e, também nos deu o ministério da reconciliação.
De que maneira temos o ministério da reconciliação?
1 – Através de Jesus Cristo temos o ministério da reconciliação – 1 Tm 2:5
2 – Deus habita em nós através do Seu Espírito Santo, como Deus habitou em Jesus para reconciliar o homem com Ele mesmo – 2 Co 5:18-19.
3 – Se Deus habita em nós, logo em nós está também o seu amor verdadeiro, porque Ele é amor e precisamos agir através deste amor – 1Jo 4:8.
4 – Somos responsáveis em transformar a inimizade em afeto. Deus reconciliou o mundo consigo mesmo através de Cristo e nos nomeou embaixadores, ou representantes seus para exercermos a reconciliação do homem com Deus, e do homem com o seu semelhante – 2 Co 5:20.
5 – Quem ama não aborrece o seu irmão – 1 Jo 3:15.
6 – Quem ama perdoa – Mt 18:23-35; Mt 5:5 e 7.
7 – Quem ama verdadeiramente, através do amor de Deus, sabe o que Paulo diz em 1 Co 13:4-7 – Quem ama: tem paciência, é benigno, não é ciumento, não se ufana, não é soberbo, não é inconveniente, não procura os seus interesses, não se exaspera... tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta incondicionalmente e sempre terá uma palavra de reconciliação.
Conclusão: Rm 5:10 diz: “Porque, se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de Seu filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida”.
E através dessa bênção temos então a responsabilidade deste ministério.
Somos sucessores de Jesus no ministério da reconciliação.

0 Comentários