Como manter as conquistas

Texto: 2 Tm 3.10-17
Introdução: Conquistar depende de estratégias, mas para manter a conquista é necessário buscar a cura da alma, calar os argumentos, desbaratar os adversários espirituais, e andar segundo princípios estabelecidos na Palavra de Deus.
Vejamos estes princípios na vida de Paulo, que foram transmitidos à Timóteo, e são aplicáveis em nossas vidas.
1– Ensino: Uma característica importante no ministério de Jesus foi o ensino (Atos 1.1). Sem o ensino não há consolidação. Sem ensino não há como as pessoas agirem de maneira correta. Em Mateus 28.20 Jesus nos diz: “ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E Eu estarei sempre com vocês, até os fins dos tempos.”
2– Procedimento:  Necessário mudança radical na maneira de pensar, transicionando a mente de perdedor para conquistador, enxergar vitória mesmo em meio ao impossível. Quando mudamos a mente as nossas atitudes serão mudadas imediatamente. Para isto é necessário a busca incessante da cura da alma, isto é, libertar-se dos traumas e dos exemplos de derrotismos, que foram assimilados ao longo da vida (Rm 12.2).
3– Propósito: Um líder, uma igreja, precisa receber em seu coração, isto é, assimilar, as metas, os projetos de conquistas, a direção. Andar sem direção e metas, sem saber onde chegar e quando chegar, certamente não experimentará a conquista dos sonhos.
4 – Fé: Não só falar, mas viver pela fé. Hebreus 10.38 diz: “O meu justo viverá pela fé. E, se retroceder, não me agradarei dele.”.
5– Paciência: É necessário ter paciência com os discípulos, eles estão sendo gerados. Também é necessário ter paciência com relação aos desafios que enfrentamos ao longo da vida. Mesmo que o choro dure uma noite, porém, a alegria certamente chegará ao amanhecer. O Salmo 40 diz: “Coloquei toda minha esperança (paciência) no Senhor; ele se inclinou para mim e ouviu o meu grito de socorro.”
6 – Amor: Não é uma mera sensação ou empolgação, mas uma atitude baseada no exemplo de Jesus que foi até o fim em seu projeto de salvação do ser humano que tinha se perdido. Paulo em 1 Coríntios 13.4-7 nos dá a medida certa do amor verdadeiro, o amor ágape. Quem ama não faz acepção de pessoas. Quem ama não vê o pecado, o mau cheiro, a feiura, não busca as deficiências, pois o amor encobre tudo isto. O amor supera as diferenças.
7 – Perseverança: Continuar mesmo na hora da adversidade, na hora das portas fechadas, na hora do apagar das luzes, mesmo recebendo relatórios desanimadores, sabendo que o Senhor é fiel para trazer o respaldo e a confirmação da obra das nossas mãos ( Hb 10.38, Hb 6.10-15, 1 Co 15.58).
8 – Perseguições: É uma realidade na vida daqueles que tem grandes sonhos e caminham para conquistá-los. As oposições podem surgir, porém, podemos olhar para o exemplo de Paulo no versículo 11 e 12 que diz: “... Quanta perseguição suportei! Mas de todas essas coisas o Senhor me livrou! De fato todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.”
9 – Sofrimentos: Os conquistadores terão sofrimentos decorrentes dos desafios que enfrentará ao longo da vida, porém, viverá uma vida abundante e vitoriosa. Romanos 8.38 diz: “Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.”
Conclusão: Paulo diz a Timóteo: “quanto a você , porém, permaneça nas coisas que aprendeu e nas quais tem convicção.” (v.14).
Nunca se esqueça: quem anda com Jesus enfrentará desafios ao longo da jornada, porém, a conquista é certa. Salmo 1.6 diz: “Pois o Senhor aprova o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios leva a destruição!”

Àqueles que não andam com Jesus, isto é, que não tem uma aliança com Ele, enfrentarão, também, desafios ao longo da jornada da vida e não terão vitórias e, ainda, herdarão a perdição eterna.

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!