Atitudes que mudam circunstancias

Texto: Mc 2.1-5, 10-12 – Textos Complementares: Hb 11.1-3; Mc 2.5a; Tg 2.14-26; Rm 8.37-39.


Versículo para Memorizar: “Quando viu que eles tinham fé, Jesus disse ao paralítico: Filho, os seus pecados estão perdoados.” (Mc 2.5).


Introdução: Falaremos nesta ocasião sobre a atitude de quatro homens que mudou a vida de um paralítico. Veremos o que fizeram para viabilizar um acontecimento milagroso.

1 – Tiveram Uma Visão de Fé

– Os quatro amigos do paralítico agiram em seu favor por causa de uma visão de fé. Eles se negaram a aceitar a realidade da paralisia no corpo do companheiro, e, em seus corações, começaram a vê-lo são e totalmente livre de qualquer deficiência. A cura aconteceu, primeiro, no coração dos amigos, para depois ser uma realidade no corpo do paralítico.
É assim que as coisas funcionam no reino espiritual. O que desejamos que aconteça, primeiro, tem de nascer em nossos corações, para que depois se materializem (Hb 11.1-3).
Os homens creram que Jesus podia fazer algo pelo doente, e por isso, envidaram seus esforços na concretização daquele ideal.

2 – Transformaram a Fé Em Obras

– Os amigos do paralítico realmente creram que Jesus podia fazer algo por ele. Eles provaram tal fé quando a demonstraram por meio de atitudes concretas, sem as quais nada aconteceria. Sim, eles revelaram o quanto acreditavam num milagre, por meio do que fizeram de real.
Cada um pegou numa ponta da maca, juntos ergueram o doente, caminharam, por entre a multidão, subiram em cima da casa, tiraram a telha e o desceram. Essa era a parte que lhes cabia, e a fizeram muito bem. Por esse motivo a Bíblia disse: “vendo-lhes a fé” (Mc 2.5a).
Como Jesus pôde ver algo invisível como a fé? Por meio das obras! É como se a fé fosse o espírito, e a obra, o corpo. O espírito não se pode ver, mas o corpo sim. É disso que nos fala Tiago 2.14-26, de cujo texto queremos extrair algumas frases, que consideramos mais relevantes.
“Meus irmãos, que adianta alguém dizer que tem fé se não dá provas disso? Será que essa fé pode salvá-lo? ...Portanto a fé é assim: se não vier acompanhada de ação, é coisa morta em si mesmo. Mas alguém poderá dizer: você tem fé, e eu tenho boas ações. E eu respondo: então me mostre como é possível ter fé sem ter boas ações. Eu vou lhe mostrar a minha fé por meio das minhas ações”.

3 – Mantiveram a Atitude de Vencedores

– É interessante perceber como aqueles homens mantiveram a atitude de vencedores, a despeito das dificuldades apresentadas. Notemos que a oposição surgida, não foi apenas a da multidão à porta da casa, impedindo a passagem da maca. Outras maiores tiveram de ser superadas.
A primeira, talvez, tenha sido a da incredulidade. É possível que eles tenham pensado em desistir, diante do grande desafio. Quem sabe, não tenham chegado a pensar que não valia a pena tanto esforço para uma eventual frustração.
A segunda barreira vencida foi a da indisposição. Até que ponto eles estariam realmente dispostos a levar aquilo até o fim?
A terceira, como já citamos, a da multidão à porta da casa. Poderiam ter pensado que o Messias não teria tempo ou interesse de ajudar seu amigo, estando ocupado demais com as necessidades dos outros.
Mas eles não pensaram assim. Glória a Deus!
A última barreira vencida foi a do telhado removido para a passagem da maca.
Enfim, apesar dos muitos obstáculos, eles não se deixaram intimidar por nenhum deles. Em todo o tempo mantiveram uma atitude de vencedores (Rm 8.37-39). Cremos ser esta a atitude de qualquer um que se propõe a ver cumprido um sonho de Deus plantado no coração.


Conclusão: Aqueles quatro homens, amigos do paralítico, demonstraram a verdadeira fé que se manifesta por intermédio de obras. Enfrentaram todos os obstáculos do caminho, e voltaram para suas casas satisfeitos pela vitória obtida: a cura e a salvação de um amigo especial.


Aplicação: Como você pode colocar a sua fé em prática, agora mesmo? Procure lembrar-se de alguma situação que necessite de mudança em sua vida ou na de outros. Não fique apenas na oração. Descubra o que você pode fazer de concreto para mudar tal circunstância, e mãos à obra!
Dependa de Jesus em tudo!

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem