Quando perdemos a glória de Deus

Texto: 1 Samuel 4: 5-11

A coisa mais importante em nossas vidas é a Glória da presença de Deus!

Aquela unção que nos alimenta nos purifica, nos enche de poder e quebra todo o jugo.

Neste período da historia de Israel, havia um sumo sacerdote chamado Eli, ele era o juiz de Israel que julgava as causas do povo.

Nesta época eles estavam enfrentando os inimigos chamados filisteus. Aconteceu que, os filisteus estavam pelejando contra Israel, e o povo de Deus percebendo que iriam perder a batalha, disseram para os filhos do sumo sacerdote, que trouxessem de volta a arca da aliança.

O que é Arca da Aliança? Na palavra de Deus, a arca da aliança simboliza a presença manifesta de Deus.

• Deus é onipresente, está em todos os lugares ao mesmo tempo.

• Todavia, embora o Senhor esteja em todos os lugares ao mesmo tempo, Ele não se manifesta em todos os lugares.

• Ele se manifesta apenas em alguns lugares e em algumas pessoas.

• E quando a sua presença se manifesta nós dizemos que a sua Glória está se manifestando.

• É difícil explicar como a Glória de Deus se manifesta, mas podemos experimentá-la com reações diferentes.

• A Gloria de Deus é tão importante na vida de um homem, que Moisés apesar de ter visto o poder de Deus operando em várias situações, com sinais e prodígios, desejava mesmo era a Glória de Deus. (Ex 33:18)

Neste texto que acabamos de ler, é narrado um dos piores momentos da história de Israel, pois eles haviam perdido a Glória de Deus.

Quando perdemos a glória de Deus?

1. Perdemos a glória quando Deus não é colocado em primeiro lugar. I Sm 2:29–30

• O Senhor jamais aceitará ser o segundo em sua vida, Ele não divide Sua Glória com ninguém, uma vez que só o Senhor é Deus. Isaias 42.8

• Quando colocamos coisas ou pessoas antes de Deus, perdemos a sua Glória.

• Quando buscamos primeiro os nossos interesses, como tempo, dinheiro e pessoas, também perdemos a sua Glória. Mateus 6:33

• Quando honramos ao Senhor, mantemos a sua Glória sobre nós, e nada nem ninguém poderá nos separar dela.

• O exemplo de Abraão e Isaque: O Senhor disse que Isaque era o único filho de Abraão, o que significa que Ismael não foi contado.

• Sendo o único, ele era também o primeiro, e sabemos que todo o primeiro pertence a Deus. (Gn 22:2-12).

• Deus poderia exigir o primeiro de Abraão, e quando ele resolveu dá-lo, sua fé foi comprovada.

• Dar o Isaque não significa, portanto, dar o melhor ou o sacrifical, mas significa dar o primeiro.

• O princípio do primogênito: (Lv 27:26-28).

• Deus não queria a ovelha mais gorda ou a mais bonita, ele queria a primeira. Não poderia ser a segunda ou a oitava, pois assim ele não seria o primeiro.

• Deus somente é Deus se ele for o primeiro.

Quando perdemos a glória de Deus?

2. Perdemos a glória quando trocamos a unção do senhor por estratégias humanas. II Cr 12:5,9-10

• Podemos manter todos os nossos hábitos religiosos e ainda apartarmos do Senhor, se o nosso coração não estiver Nele. Mateus 6.21

• Israel deixou o Senhor e então o inimigo veio e roubou o ouro do templo e o rei colocou bronze no lugar do ouro.

• O ouro simboliza a Glória de Deus.

• E o que significa trocar ouro por bronze?

• Trocamos ouro por bronze quando arrumamos substitutos humanos para a Glória de Deus.

• Já não temos o mesmo louvor cheio de unção, mas procuramos manter o mesmo barulho e animação natural.

• Trocamos ouro por bronze quando mantemos a aparência sem a realidade do ouro.

• Deus abomina aparência sem realidade.

• É por isso que Deus rejeita a religião humana. Mc 7.6

• Trocamos ouro por bronze quando tudo continua funcionando como antes, mas sem Glória alguma. Ex 34.29,35; II Co 3.13

• É incrível como podemos continuar fazendo todas as coisas sem a presença manifesta de Deus.

Quando perdemos a glória de Deus?

3. Perdemos a glória quando ficamos satisfeitos com a nossa mediocridade espiritual. 1 Samuel 4:4

• Dois tipos de insatisfação: insatisfação humana que traz melancolia, tristeza; e insatisfação que vem de Deus.
Devemos ser insatisfeitos espirituais - Deus coloca em nosso coração para que tenhamos fome e sede pela sua presença.

• Esta insatisfação é para tirar da mediocridade, da mesmice e levá-lo a um novo nível.

• Muitos vivem em uma eterna mediocridade espiritual, ao menos que Deus tire as escamas dos olhos, jamais enxergarão a sua própria realidade.

• Às vezes você esta 80% cheio do espírito e estufa o peito todo satisfeito, olhando para o irmão que esta ao seu lado que tem 40%, 20%, 10%, 5%.

• Ainda que estes 80% sejam benção de Deus mais acabam virando maldição porque você acaba se acostumando e nunca vai trabalhar para chegar aos 100%.

• Pessoas assim nunca vão transbordar nem da gloria, unção, poder de Deus.

Conclusão:

Que esta mensagem sirva para nós como advertência para que não venhamos perder a Glória que Deus tem nos dado. E não só isso, mais crescer com mais fogo, mais paixão e mais Gloria. Assim também acontecerá com a nossa igreja neste dias, a Glória de Deus vai encher este lugar, vai encher as células, vai encher as pessoas, e muitos como os sacerdotes não conseguirão ficar de pé ao ver a Gloria de Deus manifestada.

Autor: Pr. Silvio Galli

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!