A casa favorita de Deus

Texto: João 11:1-5

- Que alegria não seria poder receber a visita do Senhor em nosso lar. Sabemos que ele sempre esta conosco na pessoa do Espírito Santo que habita em nós, mas a manifestação da presença, nem sempre é percebida.

- Nós somos a casa de Deus, e Deus está aqui, mas não queremos apenas crer, saber, queremos perceber.
- Queremos a manifestação da sua Glória! Já reparou que há pessoas que facilmente você consegue perceber a presença do Altíssimo nela, e outras, mesmo sendo cristãos, às vezes dá a impressão que parece uma pessoa normal.
- Já reparou que há igrejas que ao você entrar, colocar os pés no prédio, é perceptível a presença manifesta de Deus e outras, pode haver o louvor mais afinado, a melhor pregação, mas é também perceptível a ausência da presença de Deus!
- Sabe por que há essa diferença? Porque Deus está em todo lugar, mas a manifestação sua manifestação somente acontece onde Ele tem prazer de habitar.
- Deus é uma pessoa, e como nós, sempre daremos preferência em visitar casas onde somos bem recebidos.
- Há igrejas que Deus tem prazer de visitar, assim como Jesus certamente tinha alegria em visitar a casa de Marta, Maria e Lázaro.
- O que transformou a casa de Marta, Maria e Lázaro em sua casa favorita?

- Quais são as qualidades de uma igreja que consegue atrair a visitação de Deus?

1. Igreja de amigos – Lázaro era amigo! João 11:11; Mateus 7: 22-23; João 15:14

- Jesus tem prazer de visitar somente aqueles que são seus amigos.
- Veja a declaração de Jesus a respeito de Lázaro. Só após a ressurreição de Jesus que os discípulos foram chamados de amigos. Quem é amigo, também é intimo!
- A declaração nunca vos conheci, quer dizer nunca fui íntimo, amigo, pois certamente esses que pregavam o evangelho, mas não obedeciam totalmente a palavra, por isso foram rejeitados.

2. Igrejas que oferecem a melhor hospitalidade – Marta era hospitaleira - Lucas 10:38-42 ; João 11:5 Ora, amava Jesus a Marta, e a sua irmã, e a Lázaro.

- Jesus visitou várias casas durante seu ministério por vários motivos:
- Zaqueu para trazer salvação;
- Simão Pedro para curar a sogra;
- Jairo para trazer vida;
- em Caná da Galiléia para levar alegria; etc.
- Mas quando Jesus entrou na casa de Marta, foi para repousar, e ali foi cuidado em sua essência humana e honrado em sua essência divina.
“João nos conta imediatamente após Jesus ter recebido uma mensagem de que Lázaro estava doente, que ‘Jesus amava Marta, a irmã dela e Lázaro”.

- Quando Jesus chegava a Betânia e entrava na casa de Maria e Marta, elas não sabiam se era hora de alimentar a sua parte humana ou de adorar a Sua divindade.
- Algumas vezes Marta supria a necessidade mais urgente do Filho do Jesus Homem oferecendo uma comida caseira, acomodações confortáveis e um ambiente de casa em ordem e em paz para a Sua parte humana.
- Outras vezes, o Filho de Deus ansiava mais pelo ministério de Maria, que tinha o dom de entreter a Sua parte divina.
- Obras são as qualidades de uma igreja que serve o corpo de Cristo hoje. Marta representa as obras, e como a bíblia diz: a fé sem obras é morta.

3. Igrejas que amam sua presença – Maria escolheu a melhor parte

- Se você quiser mesmo que sua cidade, igreja, escola ou lar tenham uma visitação de Deus, então alguém tem que aprender como hospedar o Espírito Santo.
- Isto significa que você deve providenciar as acomodações tanto para o homem quanto para Deus.
- Geralmente encontramos Marias de joelhos diante do Senhor. Sua principal marca de distinção é a posição do seu coração.
- Na casa de Marta, vemos a postura de Maria na adoração aos pés de Jesus, descobrindo segredos.
- A mesma coisa acontece mais tarde durante a refeição preparada na casa de Simão, o leproso, em Betânia.
- Cada vez ela suportou a crítica e a gritaria para assumir a sua posição e derramar seu presente para o Senhor.
- Maria queria estar diante de Jesus, para aprender, para ouvir, para adorar, para alegrar-se, para se aconselhar expondo os seus sentimentos abrindo a sua alma perante o Senhor.

Conclusão:

Lázaros, Martas e Marias são bem diferentes uns dos outros, mas precisamos de ambos em nossas igrejas.
- Todas as igrejas que se tornam casa favorita de Deus possuem pessoas comprometidas com a palavra, são amigos de Deus.
- São igrejas que servem o corpo de Cristo com esforço e dedicação e possuem um coração inclinado à adoração.
- Nestas igrejas, Deus encontra as qualidades essências para uma hospedagem agradável, prazerosa, de honra e satisfação, se tornando assim as casas favoritas de Deus!

Pr. Rogério Braga

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem