A graça de Deus para o seu povo

Texto: Oseias 11:1-9


Introdução: O profeta mostrou várias maneiras como Deus cuidou de Israel. O que Deus foi outrora para Israel, é para nós hoje.


Contexto Histórico: Oséias cujo nome significa salvação é identificado como filho de Beeri, nada mais se sabe do profeta a não ser o que ele mesmo revela no seu livro. Que ele provinha de Israel (reino do norte) e profetizou para este reino entre 755 a 715 a.C., principalmente no reinado de Jeroboão II (753 a. C), quando Israel viveu uma prosperidade aparente. Após a morte de Roboão II, passados 15 anos, 4 reis foram assassinados, e passado mais 15 anos Samaria foi destruída pelos Assírios no ano de 722 a.C.
Oséias foi ordenado pelo Senhor a casar-se com uma prostituta por nome de Gomer, numa última tentativa de levar o seu povo ao arrependimento. Este casamento simbolizava a união do Senhor com o seu povo. Gomer simbolizava Israel prostituído.

Manifestação da Graça:

1) "Eu amei Israel" (v. 1).
Isto comprova a afeição de Deus para com a Israel, que em inúmeras vezes estendeu a sua mão ao seu povo rebelde.
O amor faz os maiores sacrifícios (Jo. 3:16).
Também não olha para dignidade humana.
Jo. 4:9-10 “Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: como, sendo tu judeu, me pede de beber a mim, que sou mulher samaritana (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos)”.
Jesus respondeu e disse-lhe: se tu conheceras o dom de Deus e quem é o que te diz: dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva“.
2) "Eu chamei o meu filho" (v. 1).
Deus chamou Israel de seu filho. No Egito Israel foi escravizado, mas para o amor de Deus foi impossível deixá-lo ali. Assim, como Deus não deixou Judá na Babilônia.
Mt. 2:14-15 “E, levantando-se ele, tomou o menino e sua mãe, de noite, e foi para o Egito.
E esteve lá até a morte de Herodes, para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor pelo profeta que diz: Do Egito chamei o meu filho “.
3) "Eu ensinei a andar a Efrain" (v.3).
Deus fez isto com os filhos que tinha tirado do Egito. A coluna de nuvem ia adiante do seu povo. Conduziu os seus filhos carinhosamente.
Guia pelas veredas da justiça através do Espírito Santo. (Sl. 23; Lc. 12:12; II Pe. 1:21).
4) "Eu os tomei nos meus braços" (v. 3).
Assim o bom Pastor ainda faz hoje. (Lc. 15:4-7).
5) "Para que Eu os curasse" (v. 3).
Ele não somente é o Pastor, mas o médico. (Ex. 15:26; Sl. 103:3; Ez. 34:16) - "A perdida buscarei e a desgarrada tornarei a trazer".
6) "Atraí-os com laços de amor" (v. 4).
A cruz atrai ainda hoje todos a Jesus, todos aqueles que se deixam atrair.
7) Livrou-os do jugo. (v. 4).
Duro é o jugo do pecado. Fortes são as cadeias da paixão. Porém, coloca sobre nós o jugo suave e o fardo leve (Mt. 11:28-30).
8) "Eu lhes dei de comer" (v. 4).
No deserto, Deus deu-lhes o maná e as codornizes, e saciou sua sede através da rocha.
Deus é um Pai que se compadece dos seus filhos. (Mt. 6:8) "Vosso Pai sabe o que vos é necessário antes de vós lho pedirdes".


Conclusão: A destruição de Israel no ano de 722 a.C, não foi total, porque Deus ainda preservou parte de seu povo num ato de misericórdia, demonstrando o Seu grande amor.
O nosso Deus ainda hoje continua disposto a salvar, curar, libertar e prosperar o seu povo através de Jesus Cristo.

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!