Ganhando suas batalhas através da oração

O que você faria se alguém começasse a empurrar você, tentando tirá-lo de uma posição que é sua por direito? Como você reagiria? A maioria das pessoas se inclina e usa o peso empurrando de volta. Isso é uma postura de resistência. E como crentes, devemos saber quando é hora de se inclinar, com todas as nossas forças contra o mal. Mas como?


A oração é o grande privilégio do crente e a arma poderosa contra Satanás e seus planos. O apóstolo Pedro escreveu: "resisti-lhe firmes na fé" (1 Pedro 5:9). Tiago repetiu este ensinamento:
"Submetei-vos a Deus. Resisti ao diabo e ele fugirá de vós. Aproximem-se de Deus e Ele se aproximará de vós" (Tiago 4:7-8).


Ambos estes homens de Deus admoestaram os crentes a opor-se ao mal. E fazemos isso sendo perseverantes na oração. A primeira vista, esta forma de resistência pode parecer passiva. Mas, na prática, é sempre ativa, intencional e poderosa.


A resistência começa com a decisão de aderir à luta contra o mal através da oração, em vez de recuar. Oposição piedosa requer força e coragem. Ela também exige paciência e perseverança.
Pedro e Tiago apontam para duas palavras-chave no coração da nossa capacidade de resistir ao diabo através de nossas orações: a fé em Deus e submissão à Sua vontade.

Submissão


Submissão a Deus significa reconhecer que não podemos, mas Ele pode. Em nossas orações, podemos dizer ao Senhor: "Eu não pode derrotar o inimigo em minha própria força. Mas com o Senhor, eu posso" Ao tomar esta posição, nós nos juntamos o apóstolo Paulo, dizendo: "Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece" (Filipenses 4:13).


Tiago ensinou que a submissão ocorre quando buscamos uma relação mais próxima com Deus. À medida que gastamos tempo em Sua Palavra e Sua presença, passamos a conhecer melhor o Senhor. Nós também descobrimos como Ele quer que nós vençamos o mal e experimentamos as suas bênção em nossas vidas. Reservando tempo apenas para ouvir e esperar no Senhor para direção e orientação, crescemos mais perto Dele. Periodicamente, escondendo-nos de todas as outras influências e distrações é vital se quisermos crescer no conhecimento do nosso Deus. Quanto melhor o conhecemos, mais vemos o Seu poder, a experiência de Seu amor, e crescemos na fé e sabedoria.


A fé pode ser resumida na frase "Deus, eu creio que tu podes" Em nossos esforços para vencer o maligno, podemos orar desta maneira: "Eu creio que o Senhor vai derrotar o inimigo e levá-lo a fugir de mim enquanto eu o resisto e coloco a minha confiança em ti" Uma e outra vez, Davi fez esta declaração de fé ao Senhor: "Ó meu Deus, em ti confio" (Veja Salmo 25:2, 31:6, 55:23, 56:3, 143:8).


Nós crescemos na fé, a exercitando; confiando em Deus em todas as circunstâncias e relacionamento. Ao longo do tempo, desenvolvemos uma história pessoal com Deus enquanto Ele demonstra sua fidelidade e carinho por nós. O resultado é uma relação cada vez mais profunda com o Pai, Filho e Espírito Santo.


Em última análise, é impossível resistir ao diabo por muito tempo se você não acredita que Jesus Cristo pode e vai frustrar as tentativas de Satanás para prejudicá-lo. Se manter forte na fé exige submissão total a Deus em todas as áreas de sua vida, sem exceções. Quando você decidir que você não precisa da ajuda de Deus em uma área, é precisamente onde o inimigo vai atacar.


A boa notícia é que Deus deu a cada um de nós uma medida de fé para cultivar dentro de nossos corações. E por Sua graça, somos capazes de submeter à Sua vontade. Em tudo que fizer, lembre-se das palavras de Tiago: "Resisti ao diabo e ele fugirá de vós”.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!