Os Efeitos da Pregação Profética

Texto: Isaias 6.8-13

INTRODUÇÃO

1. Será que a pregação das profecias de Deus só produz efeito nos ouvintes atentos? Ou, será que ela produz algum efeito também naqueles que não dão a mínima para o que Deus está falando?

A. O profeta Isaías e a mensagem profética

1. Após a morte do Rei Uzias, o profeta Isaías teve uma visão do trono de Deus e em seguida foi convocado por Deus a levar ao povo que estava em pecado uma dura profecia (v. 8);

2. Deus deu a Isaías a missão de fazer dos pecadores pessoas obstinadas em seus pecados de modo a não encontrarem arrependimento (v. 10);

3. As consequências seriam uma grande desolação sobre a terra, onde só a santa semente permaneceria (v. 13)
S. T – Diante da mensagem profética recebida por Isaías, gostaria de meditar sobre os efeitos da pregação profética?

I. ELA TRAZ À TONA A IGNORÂNCIA ESPIRITUAL

(v. 9 “Então, disse ele: Vai e dize a este povo: Ouvi, ouvi e não entendais; vede, vede, mas não percebais”)

1. O povo de Deus estava entenebrecido no seu entendimento. De modo que a missão de Isaías consistia em alertar o povo para a ignorância em relação à vontade de Deus.

2. As profecias de Deus revelam a ignorância daqueles que vivem desgarrados do caminho do Senhor.

3. Todo homem que se aproxima da profecia de Deus tem a sua natureza desvendada. Deus revela o estado da nossa ignorância através dela. Isso trás incômodo sobre aqueles que ouvem a profecia do Senhor.

II. ELA PODE TORNA O CORAÇÃO ERRANTE ENDURECIDO

(v. 10 “Torna insensível o coração deste povo, endurece-lhe os ouvidos e fecha-lhe os olhos, para que não venha ele a ver com os olhos, a ouvir com os ouvidos e a entender com o coração, e se converta, e seja salvo”)

1. A pregação da vontade de Deus aos que estavam em pecado fecharia mais ainda o coração deles para os mandamentos do Senhor.

2. A nossa pregação poder torna insensível, e assim enrijecer o coração do pecador para com a vontade de Deus. Diante da profecia de Deus não há meio termo, ou se ama a vontade do Senhor, ou a odeia.

III. ELA OCASIONA UM TEMPO DETERMINADO DE PROVAÇÃO

(v. 11, 12“Então disse eu: até quando, Senhor? Ele respondeu: Até que sejam desoladas as cidades e fiquem sem habitantes, as casas fiquem sem moradores, e a terra seja de todo assolada, e o Senhor afaste dela os homens, e no meio da terra seja grande o desamparo”)

1. Haveria uma grande prova a ser implementada no meio do povo errante. Ela teria um tempo determinado, uma vez que a terra sofreria um grande desamparo.

2. Devemos compreender que Deus tem um propósito em toda provação. Ele não dá provação para todo sempre. Seu desejo é que ela dure até que o seu povo seja limpo do pecado.

IV. ELA PROVA OS SANTOS

(v. 13 “Mas, se ainda ficar a décima parte dela, tornará a ser destruída. Como terebinto e como carvalho, dos quais, depois de derribados, ainda fica o toco, assim a santa semente é o seu toco.

1. A provação deixaria o “toco” que foi identificado como sendo os santos que permaneceriam depois da provação. Ou seja, aqueles que não se dobraram diante de outros deuses e rejeitaram a vontade do Senhor.

2. Deus permite que haja provações em nosso meio para provar aqueles que amam a sua vontade, que não vivem uma religiosidade leviana. Como santos de Deus devemos permanecer firmes diante das lutas que o Senhor permite.

CONCLUSÃO

1. A mensagem profética de Deus não pode ser negligenciada. Os seus efeitos podem altera o rumo do evangelicalismo dos nossos dias. Pois são muitos os que se dizem cristãos, mas rechaçam a vontade do Senhor com a sua vida de pecado.

2. Portanto, amemos e preguemos aquilo que o Senhor nos manda. Amém!

Rev. Leonardo J. N. Félix

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem