Como discernir a voz de Cristo

Texto: João 10.1-18

INTRODUÇÃO

1. A pluralidade evangélica tem prejudicado drasticamente a pregação genuína do evangelho.

- Muita gente tem aceitado um evangelho distorcido, achando que estão vivendo a vontade do Senhor. Porém, mesmo com toda boa intenção de agradar a Deus, não vivem o que o Pai deseja, pois escutam uma voz distante do que o Jesus da bíblia ensina.

2. Nos tempos de Jesus, os fariseus e os escribas eram os responsáveis pelo ensino da lei entre os judeus.

- Eles se esmeravam em cumprir a lei na tentativa de se auto-justificarem. Assim, achavam-se superiores aos demais por sua pseudo-justiça. Eles não conseguiam discernir a glória de Deus em Jesus. Estavam “cegos” para verem através de Jesus os feitos de Deus.

3. João relata uma parábola proferida por Jesus onde ele faz um contraste entre o bom pastor e os falsos pastores.

Segundo Jesus:
a. O “pastor” das ovelhas é aquele que entra normalmente pela “porta” do aprisco. Os que pulam a cerca, que tentam outro caminho não são pastores, mas “ladrões e salteadores” (v.l).
b. O som da voz do pastor é conhecido pela audição das ovelhas. Porém, “o estranho” não tem autoridade sobre as ovelhas (v.5). Por mais que ele berre, as ovelhas do pastor não entenderam a sua voz. Pelo contrário, elas “fugirão dele”.

4. As ovelhas precisam discernir bem a voz do seu pastor.

- São muitos os lobos fantasiados de pastores que não cuidam do rebanho do Senhor como deveriam.

- É preciso que a igreja do Senhor saiba identificar a voz de Jesus para que não seja iludida pela voz dos mercenários.

Como podemos discernir a voz do nosso bom pastor, Jesus?

I. PODEMOS DISCERNIR A VOZ DE JESUS ATRAVÉS DA MENSAGEM CRISTOCÊNTRICA (v.1)

1. Jesus se identificou como “a porta” do aprisco (v. 7).

- É por ela que as ovelhas entram no rebanho do Senhor. Os que tentam burlar a porta são considerados “ladrões e salteadores” (v.1).

- Por isso Jesus ensinou: “Eu sou o caminho... ninguém vem ao Pai senão por mim” (Jo 14.6). Não há outro caminho para adentrar o aprisco de Deus, só através de Jesus.

2. Para chegar a ser ovelha do bom pastor é preciso entrar pela porta.

- Muita gente tem construído suas próprias portas. Esses acham que são ovelha do Senhor porque são dedicados na obra do Senhor; porque não bebem , não fuma, não jogam no bicho. Todavia, para ouvir a voz do bom Pastor é preciso entrar no aprisco através da fé em Cristo.

3. A voz de Jesus nos chama a viver em Cristo.

- A mensagem de Deus não titubeia entre Jesus e o mundo. Somos chamados a viver como Cristo e através de Cristo.

- Quando Deus fala aos nossos corações é à semelhança de Jesus que ele quer nos conformar. Transformando nossos sentimentos, pensamentos e vontade.

II. PODEMOS DISCERNIR A VOZ DE JESUS ATRAVÉS DA NOSSA IDENTIDADE COM ELE (vv.14,15)

1. O relacionamento da ovelha com o pastor envolve identidade.

- Por isso Jesus disse: “... conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim” (v.14).

- Para a ovelha discernir a voz do seu Pastor não basta ter um Pastor é necessário conhecê-lo, sabendo do seu cheiro, do seu timbre de voz, assim a ovelha não hesitará em segui-lo.

2. A identidade de Jesus com a suas ovelhas é semelhante à identidade do Pai com o filho na relação trinitária (v.15 “assim como o Pai me conhece a mim, e eu conheço o Pai”).

- Ele entendia a voz de Deus porque estava em Deus. A ovelha só entende a voz do seu pastor se estiver no Pastor.

3. Aqueles que estão em Cristo sabem o que faz parte do caráter do seu mestre.

- Eles se identificam com o amor, o perdão e a abnegação. A voz dele soa em consonância com os desejos do seu coração. Sua vida não pensa independente da mente de Cristo, seus desejos são os desejos de Jesus.

III. PODEMOS DISCERNIR A VOZ DE JESUS ATRAVÉS DO SEU AMOR POR NÓS (v.15)

1. A relação de Cristo com suas ovelhas é baseada no seu amor por elas. Por isso, ele disse: “... dou a minha vida pelas ovelhas” (v.15).

- Diferente do mercenário que cuida das ovelhas em troca de dinheiro, Jesus cuida das ovelhas porque lhes ama (v.11,12).

- Suas ovelhas lhe conhecem pelo seu amor. Nas adversidades as ovelhas sabem que ele não foge, mas está pronto a dar a sua vida por causa do seu rebanho.

2. Jesus não pode expressar por nós um sentimento desprovido de amor.

- Sua vontade para conosco é comunicada em amor do início ao fim. Porém, não podemos polarizar o amor de Jesus apenas quando ele nos dá algo. Em muitos casos ele não nos dar o que queremos por que nos ama. Assim com um filho que quer brincar com fogo e seu pai não deixa. Isso não diminui o amor, pelo contrário evidencia.

3. Qualquer voz que nos faça desconhecer o amor de Deus, não vem do bom Pastor.

- Uma mensagem que nos leve ao egoísmo, a luxúria, a mentira, ao orgulho, não pode ser considerada como voz do Pastor.

CONCLUSÃO

1. Por fim, são muitos os barulhos que interferem em nossa audição espiritual.

- São teologias heréticas, ensinamentos desprovidos de autoridade bíblica, etc. Mas podemos discernir a voz de Deus através de mensagens, onde Cristo é o centro, e sua vida é exposta como modelo vida; também, tendo identidade com Jesus, através da nossa união com ele na cruz do calvário; e, conhecendo o seu amor para conosco, que sempre nos quer o bem.

2. Portanto, sejamos criteriosos em ouvir a voz de Deus e não nos iludamos com a voz do homem, do mundo e do diabo. Amém!

Rev. Leonardo J. N. Félix

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem