Gratidão como estilo de vida

INTRODUÇÃO:

- A gratidão é o ato de reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou um benefício, um auxílio, um favor etc.

- A gratidão é uma emoção, que envolve um sentimento de dívida emotiva em direção de outra pessoa; frequentemente acompanhado por um desejo de agradecê-lo, ou reciprocar para um favor que fizeram por você.

- Num contexto religioso, gratidão também pode referir-se a um sentimento de dívida em direção a Deus, a expressão de gratidão a Deus é um tema central do cristianismo.

I. DESENVOLVENDO UM ESTILO DE VIDA DE GRATIDÃO

II Sm 7:8,9 “Agora, pois, diga ao meu servo Davi: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Eu o tirei das pastagens, onde você cuidava dos rebanhos, para ser o soberano de Israel, o meu povo. 9 Sempre estive com você por onde você andou, e eliminei todos os seus inimigos. Agora eu o farei tão famoso quanto os homens mais importantes da terra”.

- Deus mostra ao rei Davi de onde Ele o tirou e o que Ele fez dele. Davi não deveria se esquecer de tudo o que Deus fez em sua vida e ser eternamente grato por isso.
Sl 50:14 “Ofereça a Deus em sacrifício a sua gratidão, cumpra os seus votos para com o Altíssimo”.

- A nossa gratidão é como oferta aos olhos de Deus e devemos fazer votos a Ele como gratidão por nos abençoar.
Sl 50:23 “Quem me oferece sua gratidão como sacrifício, honra-me, e eu mostrarei a salvação de Deus ao que anda nos meus caminhos”.

- A nossa gratidão é uma forma de honrarmos a Deus.
Al 56:12 “Cumprirei os votos que te fiz, ó Deus; a ti apresentarei minhas ofertas de gratidão”.

- Não devemos fazer votos a Deus sem cumpri-los. O cumprimento do voto é uma forma de agradecimento.
Dn 2:23 “Eu te agradeço e te louvo, ó Deus dos meus antepassados; tu me deste sabedoria e poder, e me revelaste o que te pedimos,revelaste-nos o sonho do rei”.

- Devemos agradecer pelos dons e privilégios que Deus nos proporciona. Pelas oportunidades e posição a que Ele nos eleva.
Jo 11:41 “Então tiraram a pedra. Jesus olhou para cima e disse: “Pai, eu te agradeço porque me ouviste”.

- Agradecer pelos milagres da vida. Pelas orações respondidas.
Fp 1:3 “Agradeço a meu Deus toda vez que me lembro de vocês”.
Rm 16:3,4 “Saúdem Priscila e Áquila, meus colaboradores em Cristo Jesus.
4 Arriscaram a vida por mim. Sou grato a eles; não apenas eu, mas todas as igrejas dos gentios.

- Reconhecer e agradecer os benefícios dos outros a nós concedidos. Agradecer aos que tem nos ajudado e honrá-los sempre que podermos ou tivermos oportunidades.

II. A INGRATIDÃO É PRÓPRIA DOS ÍMPIOS

II Tm 3: 1,2 “Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. - Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, INGRATOS, ímpios”.

- A ingratidão é um dos sinais dos últimos tempos. O “espírito” da ingratidão tomará a consciência dos homens ímpios e será uma prática de vida destes em oposição ao “espírito” de gratidão que é próprio dos filhos de Deus.

III. ADVERTÊNCIA CONTRA A INGRATIDÃO

Dt 8:10-14 “Depois que tiverem comido até ficarem satisfeitos, louvem o SENHOR, o seu Deus, pela boa terra que lhes deu. 11 Tenham o cuidado de não se esquecer do SENHOR, o seu Deus, deixando de obedecer aos seus mandamentos, às suas ordenanças e aos seus decretos que hoje lhes ordeno. 12 Não aconteça que, depois de terem comido até ficarem satisfeitos, de terem construído boas casas e nelas morado,
13 de aumentarem os seus rebanhos, a sua prata e o seu ouro, e todos os seus bens,
14 o seu coração fique orgulhoso e vocês se esqueçam do SENHOR, o seu Deus, que os tirou do Egito, da terra da escravidão”.

- Muita gente depois que recebe a sua benção se esquece que tudo vem de Deus.Muitos quando estão desempregados, pagando aluguel, andando a pé ou de ônibus, são até fiéis e servem a Deus com amor, mas quando são abençoados, se desviam, não dizimam, não ofertam etc.

IV. AGRADECER POR TODAS AS BÊNÇÃOS RECEBIDAS

Sl 103: 1,2 “Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome. - Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios”.

- Este salmo expressa ação de graças e louvor ao Senhor pelos privilégios e bênçãos que Ele outorga ao seu povo. Nunca devemos nos esquecer da bondade de Deus para conosco, nem deixar de lhe ser gratos por suas bênçãos derramadas sobre nós.

V. TEMOS QUE AGRADECER PELA PAZ EM NOSSA VIDA

Cl 3: 5 “E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos”.

VI. AGRADEÇAMOS A JESUS QUE NOS FORTALECE

I Tm 1:12 “Sou grato para com aquele que me fortaleceu, Cristo Jesus, nosso Senhor, que me considerou fiel, designando-me para o ministério”.

VII. LOUVANDO A DEUS COM GRATIDÃO EM NOSSO CORAÇÃO

Cl 3:16 ”Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração”.

VIII. DEVEMOS ORAR E VIGIAR COM GRATIDÃO

Cl 4:2 “Dediquem-se à oração, estejam alerta e sejam agradecidos”.

-Toda oração deve ser misturada com gratidão, pois sem esse perfume, que é o incenso da devoção, não tem um muito significado para Deus.

CONCLUSÃO:

SEJAMOS GRATOS A DEUS POR TUDO

Ef 5:20 “Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo”.

- Devemos ter um estilo de vida de gratidão na adversidade, na bonança, no bem, no mal, no sucesso, no fracasso, em tudo. Enfim o crente genuíno encontrará motivos para agradecer a seu Deus, até mesmo “por tudo”, e não apenas “em tudo”.

- Mas isso requer uma elevada consciência de compreensão do que nos ensina a palavra de Deus em Rom. 8:28 “ Sabemos que “todas as coisas”, de acordo com o desígnio divino, visam “cooperar juntamente” para nosso bem-estar espiritual”.

Graça e Paz!

Pr. Osmarino Correia de Araújo

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem