Coisas que Deus Aborrece e Abomina

Texto: “Seis coisas o Senhor aborrece, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos” (Pv 6.16-19).

Introdução:

Enquanto aborrecer significa zangar-se, abominar quer repelir com ódio. Devemos evitar estas coisas que Deus aborrece e abomina.

1- OLHOS ALTIVOS

Olhos altivos têm a ver com orgulho e arrogância. A Bíblia ensina que o temor do Senhor consiste em odiar o mal, pois Ele aborrece a soberba, a arrogância, o mau caminho e a boca perversa (Pv 8:13)
Vencer a altivez é um dos desafios da vida cristã. Devemos ser obedientes ao Senhor Jesus para podermos anular toda a altivez que venha se levantar contra o conhecimento de Deus (2 Co 10.4-6). Jesus ensinou que aquele que “a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado” (Mt 23:12).

2- LÍNGUA MENTIROSA E A FALSA TESTEMUNHA

Das sete coisas que Deus aborrece, três são pecados da língua. Deus odeia a mentira e todo mentiroso será castigado por Deus (Sl 7.12-16). Muitos têm confiado na mentira achando que podem enganar o próprio Deus.
Deus é verdade, e a mentira não vem dele (Jo 8.44). Temos que aprender falar a verdade (Ef 4.25). O verdadeiro discípulo é aquele que odeia e abomina a mentira e busca a verdade da Palavra de Deus (Sl 119.163). Jesus pediu que os seus discípulos fossem santificados na verdade (Jo 17.17).

3- MÃOS QUE DERRAMAM SANGUE INOCENTE

Devemos procurar ficar longe dos violentos: "Não tenhas inveja dos homens malignos, nem queiras estar com eles, porque o seu coração maquina violência, e os seus lábios falam para o mal”. (Pv 24.1-2).
Lamentavelmente a violência está descontrolada em nossa sociedade. Apesar das promessas de segurança feita pelos políticos, precisamos entender que a verdadeira solução para vivermos em paz está em Jesus. (Jo 14.27).

4- CORAÇÃO QUE TRAMA PROJETOS INÍQUOS

O crescimento da injustiça tem levado muitos ao desespero e à prática da iniqüidade. Até mesmo pessoas que dizem ser servos do Senhor e ensinam a Sua Palavra podem ser tentadas a tramarem projetos malignos e pecaminosos.
A Bíblia, porém, nos garante que tudo isto um dia será mudado, pois os braços dos ímpios serão quebrados, mas os justos serão sustentados pelo Senhor (Sl 37:17).

5- PÉS QUE SE APRESSAM A CORRER PARA O MAL

A Bíblia ensina que ao cedermos à tentação e nos apressarmos em fazer o mal, seremos rejeitados por Deus (Sl 34:16). Por isso devemos aborrecer o mal e amar o bem (Pv 8.13; Tt 1.8). Esses conceitos exigem um novo modo de pensar.

6- O QUE SEMEIA CONTENDAS ENTRE IRMÃOS

A contenda é obra dos maldizentes, pois “não havendo maldizente, cessa a contenda" (Pv 26.20). Infelizmente, existem aqueles que se ocupam em falar mal dos outros semeando contendas. Deus detesta tal comportamento, pois "o que ama a contenda ama o pecado” (PV 17.19).

Conclusão:

Quando amamos uma pessoa, procuramos evitar as coisas que ela não gosta. Quando Deus diz que detesta essas sete coisas, está dizendo que as pessoas que o amam devem tirar todos esses pecados da própria vida. Amém.

 

Prs. Jário e Lúcia – pastorjario@gmail.com

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!