O que é que Deus pede de Nós

Textos: Miqueias 6.8; Mateus 5.3, 6, 7

Introdução: Não é difícil viver como cristão, como filho de Deus. A Bíblia tem muitas passagens com instruções claras, das quais a de Miqueias é uma das mais belas. Que tipo de vida Deus quer produzir em nós?

1. A Prática da Justiça.

O que é praticar a justiça? É andar em retidão, é fazer tudo para glória de Deus, é colocar Deus em tudo o que fazemos, é honrar a Deus. Vivemos o mundo das injustiças: fome, desemprego, impunidade, roubo, sonegação, menores desassistidos, aborto, crimes, violência, concentração de riquezas, discriminação. Cabe a nós ser diferente, dar o exemplo, fazer diferença.
1.1. A justiça é a base do trono de Deus (Salmo 89.14).
1.2. A justiça exalta as nações, estabelece o governo (Provérbios 14.34-36).
1.3. Em nós mesmos, pelos nossos méritos, não temos justiça (Isaias 14.6). Cristo Jesus é a nossa justiça (1 Coríntios 1.30; 2 Coríntios 5.21).
1.4. A justiça é uma das pedras preciosas que ornamentam o caráter do cristão (Mateus 5.6; 1 João 2.29; Apocalipse 19.8).

2. O Amor, a misericórdia

2.1. Deus é misericordioso (Salmo 103.8; Joel 2.13; Jonas 4.2).
2.2. Amar a misericórdia é o mesmo que amar o próprio Deus. Deus se agrada mais da misericórdia do que de sacrifícios e holocaustos (Mateus 9.23; 12.7).
2.3. A pratica da misericórdia é a maneira através da qual amamos o nosso próximo (Lucas 10.36, 37).
2.4. A misericórdia é um dom do Espírito Santo que está no mesmo pé de igualdade com os demais. E este dom tem que ser exercido com alegria e sem murmuração (Romanos 12.8; Mateus 5.7)

3. Andar com Deus em humildade (Mateus 5.3).

3.1. Bem, não é possível andar com Deus se não for em humildade.
3.2. Humildade é esvaziamento de nós mesmos, é dar a Deus o primeiro lugar, a primazia, o lugar de honra, humildade é o reconhecimento das nossas fraquezas, limitações, insuficiência.
3.3. Isaias 57.15 nos mostra de quem Deus se agrada e com quem ele habita. O orgulho nos afasta de Deus, mas a humildade dele nos aproxima.

Conclusão: Deus pede de nós: justiça, amor e misericórdia e andar com Deus em humildade. Estes são atributos de Deus. Ele é um Deus justo, misericordioso e que, em Cristo, se humilhou até a cruz. Se estamos em Cristo, seus atributos transparecerão em nós.

Messias Anacleto Rosa

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem