O que é que Deus pede de Nós

Textos: Miqueias 6.8; Mateus 5.3, 6, 7

Introdução: Não é difícil viver como cristão, como filho de Deus. A Bíblia tem muitas passagens com instruções claras, das quais a de Miqueias é uma das mais belas. Que tipo de vida Deus quer produzir em nós?

1. A Prática da Justiça.

O que é praticar a justiça? É andar em retidão, é fazer tudo para glória de Deus, é colocar Deus em tudo o que fazemos, é honrar a Deus. Vivemos o mundo das injustiças: fome, desemprego, impunidade, roubo, sonegação, menores desassistidos, aborto, crimes, violência, concentração de riquezas, discriminação. Cabe a nós ser diferente, dar o exemplo, fazer diferença.
1.1. A justiça é a base do trono de Deus (Salmo 89.14).
1.2. A justiça exalta as nações, estabelece o governo (Provérbios 14.34-36).
1.3. Em nós mesmos, pelos nossos méritos, não temos justiça (Isaias 14.6). Cristo Jesus é a nossa justiça (1 Coríntios 1.30; 2 Coríntios 5.21).
1.4. A justiça é uma das pedras preciosas que ornamentam o caráter do cristão (Mateus 5.6; 1 João 2.29; Apocalipse 19.8).

2. O Amor, a misericórdia

2.1. Deus é misericordioso (Salmo 103.8; Joel 2.13; Jonas 4.2).
2.2. Amar a misericórdia é o mesmo que amar o próprio Deus. Deus se agrada mais da misericórdia do que de sacrifícios e holocaustos (Mateus 9.23; 12.7).
2.3. A pratica da misericórdia é a maneira através da qual amamos o nosso próximo (Lucas 10.36, 37).
2.4. A misericórdia é um dom do Espírito Santo que está no mesmo pé de igualdade com os demais. E este dom tem que ser exercido com alegria e sem murmuração (Romanos 12.8; Mateus 5.7)

3. Andar com Deus em humildade (Mateus 5.3).

3.1. Bem, não é possível andar com Deus se não for em humildade.
3.2. Humildade é esvaziamento de nós mesmos, é dar a Deus o primeiro lugar, a primazia, o lugar de honra, humildade é o reconhecimento das nossas fraquezas, limitações, insuficiência.
3.3. Isaias 57.15 nos mostra de quem Deus se agrada e com quem ele habita. O orgulho nos afasta de Deus, mas a humildade dele nos aproxima.

Conclusão: Deus pede de nós: justiça, amor e misericórdia e andar com Deus em humildade. Estes são atributos de Deus. Ele é um Deus justo, misericordioso e que, em Cristo, se humilhou até a cruz. Se estamos em Cristo, seus atributos transparecerão em nós.

Messias Anacleto Rosa


Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!
Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

O que é que Deus pede de Nós Reviewed by Aldenir Araujo on 3/19/2014 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!

All Rights Reserved by Esboços de sermões © 2014 - 2016
Designed by Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.