Liderando com a próxima geração

Temos que capacitar a próxima geração.

Parece haver um debate interminável sobre o choque cultural entre líderes estabelecidos e líderes emergentes, especialmente no mundo da igreja. (Se esta frase "líder emergente" é nova para você, tente se acostumar).

Algumas das coisas que li faz com que a situação pareça sem esperança. Mas quando eu li a Bíblia, que diz que não há nada de novo sob o sol, eu espero que duas gerações possam trabalhar e liderar juntos.

Paulo e Timóteo. Elias e Eliseu. Moisés e Josué.

E lá estava o rei Saul e Davi, pelo menos por um par de capítulos. Eu sei que nós, geralmente não vemos o rei Saul como um modelo de líder, mas quando em termos de capacitação de líderes da próxima geração há muito a aprender com ele. (Veja 1 Samuel 17:38-40)

Saul deu a Davi sua armadura para lutar contra Golias. A geração de Davi tinha sua própria maneira de lutar contra gigantes - paus, pedras e fundas. Isso estava ok para Saul. Assim, com um pedaço de pau na mão e uma funda na outra, Davi plantou uma pedra na cabeça de Golias.

Eis algumas lições de liderança que, líderes estabelecidos e líderes emergentes devem aprender, se esperam matar os gigantes modernos que zombam nosso Deus:

- Como Saul, que achava que ele estava ajudando e protegendo Davi, líderes estabelecidos muitas vezes forçam sua armadura na próxima geração.

- Como a maioria dos líderes emergentes, Davi não estava confortável lutando com a armadura de Saul.

- Ao contrário de muitos líderes estabelecidos, Saul realmente ouviu as queixas da próxima geração e autorizou Davi a escolher um estilo que lhe era confortável.

- Ao contrário de muitos líderes emergentes, Davi respeitosamente recusou a armadura de Saul. Davi não sarcasticamente zombou e estragou a armadura. Ele simplesmente disse que não estava confortável nele.

A minha geração sabe ensinar e liderar a próxima geração. Se levarmos a sério a alcançar os confins da terra, podemos aprender muito com Saul e Davi sobre como ouvir e liderar com a próxima geração.

O fato é que os líderes emergentes serão líderes estabelecidos mais cedo ou mais tarde, e terão que descobrir como liderar com o próximo grupo de líderes emergentes, que provavelmente vão pensar que o velho modo de fazer igreja é irrelevante e ultrapassado.

Pr. Aldenir Araújo

Como criar a próxima geração para o fracasso

Quando a "teologia" fica no caminho

O Líder Cristão

Enquanto estavam comendo...

Está ouvindo bem?

Cego pelo Sucesso

2 chaves simples para o sucesso a longo prazo na vida e ministério

5 Dicas para terminar forte na vida e ministério

Uma solução simples para a falta de liderança

Três componentes principais de um sólido sermão

Você não é um zumbi

A futilidade de fugir de Deus


Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!
Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Liderando com a próxima geração Reviewed by Aldenir Araujo on 11/15/2012 Rating: 5

2 comentários:

  1. Que mensagem para a liderança dos nossos dias.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!

All Rights Reserved by Esboços de sermões © 2014 - 2016
Designed by Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.