Ana e Penina, a graça que prevalece

Texto : I Samuel 1:2 “A persistência é a melhor ferramenta para se construir um projeto vitorioso” Personagens : Ana: Em hb. ...

Texto: I Samuel 1:2


“A persistência é a melhor ferramenta para se construir um projeto vitorioso”


Personagens:
Ana: Em hb. Hannâ significa Graça. Seu cântico de ações de graça sugere que ela teria sido profetisa. Contém a primeira menção do rei como o Messias de Yahveh.
Elcana: Ana e Penina eram mulheres de Elcana, um efrainita que vivia em Ramatain-Zofim. Conforme o código de Hamurabi, se a primeira mulher fosse estéril o homem poderia casar-se com a segunda. Este mesmo dispositivo conjugal passou para a Lei Judaica (Dt. 21:15-17).


Introdução:
O nome Ana significa Graça e Penina Pérola. Aqui vemos duas mulheres, uma o retrato da graça; outra o da prosperidade. Isto porque, naquela época em que a esterilidade era considerada um tipo de maldição, Penina tinha filhos e filhas, enquanto Ana era estéril. Elcana era o marido destas duas mulheres, porém ele amava a Ana apesar de ela não lhe dar filhos. Neste texto, podemos aprender três lições básicas de fé:

1 – Ana foi ao templo

Ela não se conformou com sua sorte e buscou no lugar certo a resposta para sua aflição.
1.1 – Creu em que Deus tinha algo para ela. “Não sou eu melhor do que dez filhos?” Perguntou o seu marido. Ela o amava, mas sabia que Deus tinha algo para ela.
1.2 - Fez da dificuldade um desafio. A tristeza de ser perturbada pela sua rival incentivou a sua fé. Muitas vezes as tristezas nos desanimam e nos impedem de lutar pela benção, não devendo conformar-nos, mas usar a tribulação para desenvolver a nossa fé.
1.3 – Buscou no lugar certo. Ana foi ao templo buscar na presença de Deus misericórdia e resposta a sua aflição. Muitas vezes buscamos respostas nos lugares errados. Pode ser no espiritismo, na sorte, nos trabalhos mágicos e outros. O lugar da resposta é no templo na presença de Deus.

2 – Ana fez um voto ao Senhor.

2.1 – Pediu com o propósito certo. Ela não barganhou com Deus, apenas mostrou que seu coração reconheceria a atuação poderosa de Deus, e que a resposta de Deus a sua oração seria para glorifica-lo. Muitas vezes, queremos respostas para as nossas orações, mas para glória de nós mesmos, para o nosso conforto, para nosso prazer, para nossa paz. “Pedis e não recebeis porque pedis mal” Tg 4:3.
2.2 – Votos devem ser cumpridos. Quem faz voto ao Senhor deve cumpri-lo. Deus não pede que se paguem promessas nem negocia bênçãos, no entanto, quando alguém faz um voto a Ele, deve cumpri-lo (Ec 5:4-5).

3 – Ana orou a Deus

Notem que Ana não revelou o seu pedido a ninguém; isto era algo entre ela e Deus. Até mesmo quando Eli a questionou ela apenas falou da sua aflição, mas guardou com ela seu voto e sua súplica. Depois de orar, descansou.


Conclusão: Ana era uma mulher próspera, bem casada, amada, mas infeliz. Ela buscou no lugar certo, com o propósito certo, de maneira que agradou ao Senhor que a ouviu e atendeu e ela recebeu do Senhor além de Samuel, mais três filhos e duas filhas.

COMMENTS

BLOGGER: 1
Loading...
Nome

Adoração Aniversário de 15 anos Ano novo Artigos Ceia do Senhor Células Dia das mães Dia dos pais Discipulado Ebook Esboços de sermões Estudo biblico Família Finanças Frases Fúnebre Ilustrações Liderança Louvor Natal Páscoa Pensamentos Pregação Sexualidade
false
ltr
item
Esboços de sermões: Ana e Penina, a graça que prevalece
Ana e Penina, a graça que prevalece
Esboços de sermões
http://www.esbocosdesermoes.com/2012/07/ana-e-penina-graca-que-prevalece.html
http://www.esbocosdesermoes.com/
http://www.esbocosdesermoes.com/
http://www.esbocosdesermoes.com/2012/07/ana-e-penina-graca-que-prevalece.html
true
6840792579533277307
UTF-8
Nenhum artigo encontrado VEJA TODOS Leia Mais Reply Cancelar reply Deletar By Home PÁGINAS POSTAGENS Veja Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO PESQUISAR Not found any post match with your request Voltar a Página Inicial Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago