A Imagem de Deus

A Imagem de Deus

Texto: Gênesis 1:26

Introdução: 

Se você estiver procurando por uma definição explícita do que exatamente constitui a imagem de Deus nas Escrituras, não encontrará nenhuma. Como muitas outras doutrinas, entendemos o significado e a aplicação da verdade a partir do estudo contextual cuidadoso dos usos bíblicos relevantes no Antigo e no Novo Testamento.

Infelizmente, posições doutrinárias às vezes são obtidas com base em compromissos pressupostos com ideias humanas extra bíblicas. Este sermão procura expor as razões bíblicas para rejeitar as influências externas do pensamento evolutivo em relação à natureza do homem. Em contraste, os dados bíblicos exigem que a humanidade seja criada exclusivamente à imagem de Deus, distinta de todas as outras criaturas, e reflita o próprio caráter de Deus em nosso ser espiritual.

I. O Que Significa a Imagem de Deus?

A. Não acredito que isso signifique uma imagem física.

1. Embora a Bíblia se refira aos olhos do Senhor e Seus ouvidos. Fala da mão do Senhor, também do braço do Senhor. Todos eles são usados em sentido figurado, pois nos Salmos se refere a Ele nos cobrindo com Suas asas.

2. Jesus foi uma manifestação corporal da Divindade, mas Ele se tornou carne e habitou entre nós.

3. Jesus disse: "Deus é Espírito".

B. O principal atributo emocional de Deus é o amor, então Ele nos criou com a capacidade de amar.

1. Conheço a alegria de dar amor.

a. Não consigo descrever os sentimentos que tenho quando seguro minha esposa ou meus filhos ou agora meus netos.

b. Não consigo descrever meus sentimentos por Deus, o calor e a satisfação ao me comunicar com Ele.

c. Não consigo descrever os sentimentos que tenho por vocês que compartilham conosco aqui no corpo de Cristo. Meu apreço, minha alegria, minha bênção.

2. Conheço a alegria de receber amor.

a. É difícil saber qual alegria se destaca.

b. Como a letra de uma música expressa, a melhor coisa que você aprenderá é amar e ser amado em troca.

C. O principal atributo governamental de Deus é Sua autodeterminação, então Ele nos fez seres autodeterminados.

1. Tenho o poder de escolha. Eu não sou um robô.

2. Para que a escolha seja válida, deve haver algo para escolher. Daí a árvore do conhecimento do bem e do mal no jardim com a proibição.

3. Para que a escolha seja válida, deve haver respeito pela escolha feita.

4. Esta capacidade de escolha é necessária para que o amor seja uma expressão significativa.

a. Se sou forçado a ligar para você todas as noites ou a enviar um buquê todos os dias, pode ou não ser uma verdadeira expressão de amor. Você nunca saberia.

b. Se eu fosse forçado a ter comunhão com Deus, se não houvesse alternativas, então minha comunhão não teria sentido.

D. O principal atributo moral de Deus é a santidade.

1. O homem foi criado puro, santo e, como tal, tinha comunhão com o Deus santo.

2. Um homem profano não pode ter comunhão ou ser um com um Deus santo.

E. Deus é Espírito e criou o homem como espírito, mas o vestiu com um corpo para poder se expressar a outros homens.

1. O homem é um espírito, habitando em um corpo, possuindo uma consciência.

2. Assim, o homem como Deus é uma trindade.

3. Um de nossos problemas é tentar decidir se uma doença é física ou mental. Se é algo do meu espírito ou da minha carne.

4. A verdade é que estamos tão integrados que muitas vezes é impossível perceber.

5. O que quer que afete uma parte de mim, afete tudo de mim. Deus criaria o homem à Sua própria imagem?

II. Porque Deus Criou o Homem à Sua Própria Imagem?

A. Parece que era Seu desejo entrar em um relacionamento amoroso significativo com Sua criação.

1. Está declarado nas escrituras que fomos criados para o Seu prazer. Esse é o prazer de nos amar e ser amado por nós

2. Você pode dizer: "Não quero amar a Deus". Você tem uma prerrogativa, Ele criou você como um agente moral livre.

3. Apenas observe que, ao não amar a Deus, você falhou em responder ao propósito básico de sua existência; portanto, não se surpreenda se sua vida às vezes parecer vazia, frustrante e inútil.

B. Deus desejava comunhão.

1. Mais da metade da alegria de ter algo bonito é compartilhar essa beleza com alguém que você ama.

a. Se eu vir um belo pôr do sol, chamarei minha esposa para vir vê-lo comigo.

b. Se eu ouvir uma bela sinfonia, vou chamá-la para ouvir.

2. Deus quis compartilhar as glórias e a beleza de Sua criação, por isso criou o homem à Sua imagem e semelhança para que pudesse ter comunhão ou compartilhar com Ele toda a glória e beleza de Seu amor.

III. O Capítulo 3 de Gênesis Nos Conta da Queda do Homem a Partir Dessa Imagem.

A. A queda veio da desobediência ao mandamento de Deus.

B. A queda veio pelo exercício da livre escolha.

C. A queda resultou em morte espiritual, portanto quebra de comunhão com o Deus Santo.

1. O homem continuou a viver em seu corpo, possuindo uma consciência, mas o espírito estava morto, portanto a mente foi dominada e controlada agora por sua carne e pelos desejos de sua carne.

2. O caminho que o homem escolheu foi um caminho de mão única, ou seja, não houve oportunidade de desfazer o que foi feito. Ele não podia ressuscitar seu espírito morto.

D. A queda trouxe grande tristeza a Deus.

1. Porque Ele amou tanto o homem, Ele desejou o melhor para o homem, mas Ele sabia que isso só poderia acontecer se o homem fosse um com Ele.

2. Assim como Jesus chorou ao ver as consequências da escolha errada que o homem estava fazendo, Deus sem dúvida chorou.

E. A queda trouxe grande calamidade ao homem.

1. Vida alienada de Deus.

2. A vida dominada pela carne com os conflitos, lutas, guerras, doenças e morte resultantes.

IV. O Propósito da Vinda de Jesus Cristo Foi Tornar Possível Que o Homem Seja Restaurado à Imagem de Deus.

A. Assim restaurada, sua comunhão com Deus poderia ser renovada e o homem poderia mais uma vez responder ao propósito básico da existência.

B. Jesus falou ao sincero buscador da vida, sobre a necessidade de nascer de novo do Espírito.

1. Jesus falou sobre negar a si mesmo, tomando a cruz para segui-lo. Se procurarmos encontrar vida nas coisas da carne, vamos perdê-la. Se quisermos encontrar a verdadeira vida, devemos perder a vida da carne.

2. Jesus falou sobre o amor de Deus pelo homem e o desejo de uma comunhão restaurada.

3. Ele então provou o amor de Deus pelo homem, levando a culpa de nossos pecados e morrendo em nosso lugar.

C. A capacidade de escolha entra agora mais uma vez.

Conclusão: 

As pressuposições evolutivas têm efeitos trágicos na antropologia cristã (o estudo da humanidade). Se a humanidade desenvolveu as capacidades características de domínio e relacionamento que nos fazem funcionar como portadores da imagem de Deus, então nossa maior necessidade é continuar desenvolvendo essa capacidade que é vista no exemplo de Jesus Cristo.

Infelizmente, as doutrinas do pecado e da salvação são destruídas. Se, no entanto, a humanidade é feita exclusivamente à imagem de Deus como parte de Sua ordem original criada “muito boa”, então nosso problema de pecado é uma realidade que só é resolvida pela expiação substitutiva de Jesus Cristo, que é a própria imagem de Deus.

Somente por meio de Cristo podemos ser justificados diante de Deus e nos conformarmos à imagem de Seu Filho para a qual fomos originalmente criados.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem