"No Princípio Deus Criou"

"No Princípio Deus Criou"

Texto: Gênesis 1:1

Introdução:

A maior história contada começa com a criação dos céus e da terra. Mas os céus e a terra foram criados por Alguém, Alguém que estava lá antes do começo para fazer acontecer o começo. No princípio, Deus já estava lá.

Outros lugares na Bíblia nos dizem esta mesma verdade. O Salmo 90:2 diz: “Antes que nascessem os montes, ou que formasse a terra e o mundo, de eternidade a eternidade tu és Deus” (Salmo 90:2).

Antes de tudo isso estar por aí, Deus estava. Ele estava lá. De eternidade a eternidade Ele é Deus. Em outras palavras, Deus não teve um começo. Nunca houve um tempo em que Ele não estivesse. Ele sempre foi e sempre será.

Também vemos isso em Apocalipse 1:8: “Eu sou o Alfa e o Ômega”, diz o Senhor Deus, “que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso” (Apocalipse 1:8).

O que estamos vendo aqui é uma das realidades fundamentais que separa Deus de nós. Nós fomos criados. Houve um tempo em que não havia nós. Mas Deus é o Criador. Ninguém O criou. Ele nunca veio a existir. Ele nunca começou. Nunca houve um tempo em que não houvesse Deus. Ele sempre foi. E Ele sempre será.

Se você pensar nisso por muito tempo, pode começar a fazer sua cabeça girar. E isso é porque nossos cérebros não podem absorver isso. Nós literalmente não podemos entender esse tipo de existência eterna. Como lemos em Jó 36:26: “Eis que Deus é grande, e não o conhecemos; o número dos seus anos é inescrutável” (Jó 36:26).

Então, no princípio, havia Deus. Deus que não teve começo, que sempre foi.

I. A Bíblia é a Revelação de Deus de Si Mesmo ao Homem.

A. Ele nunca procura provar Sua existência.

1. É sempre assumido. Se eu escrevesse uma autobiografia, não tentaria primeiro provar que existo.

B. O primeiro versículo introduz o assunto do livro “No Princípio Deus Criou”.

1. Quem é Deus?

2. Como Ele é?

3. O que Ele tem a ver comigo?

C. Alguns dizem que a Bíblia revela dois Deuses.

1. Um Deus primitivo de ira e vingança no Antigo Testamento.

2. Um de amor e misericórdia e graça no Novo Testamento.

a. Ao estudarmos, veremos o amor, a misericórdia e a graça no Antigo Testamento e a ira no Novo Testamento.

D. A necessidade desta revelação.

1. É instintivo no homem adorar.

a. Este instinto foi criado por Deus.

b. Assim o homem adorará um Deus.

2. Importa a qual Deus um homem adora?

a. Sim, positivamente.

1. Existe um arqui-inimigo de Deus no universo que também procura ser adorado.

2. Aproveitando o instinto de adoração do homem, ele criou muitos deuses e sistemas de adoração.

3. Um homem se torna como seu Deus.

II. "No Princípio Deus"

A. Antes de qualquer outra coisa, Deus existia.

1. Neste ponto, não sabemos mais nada sobre Ele, mas todo este livro vai revelá-Lo a nós.

B. Minha alternativa à história da criação de Gênesis.

1. No início nada, do nada algo começou a formar uma nebulosa escura ou clara de gases quentes ou frios. Estes começaram a girar muito rápido e giraram ou explodiram. Quando uma dessas massas começou a esfriar, a terra foi formada. Alguns produtos químicos vieram de algum lugar e por um acaso remoto desafiaram a lei da possibilidade e a vida foi formada. Essa forma de vida por um estranho milagre foi capaz de se reproduzir e, como o fez, ordens superiores começaram a se formar. Certos cientistas postularam recentemente que para o DNA e o RNA evoluir na célula levaria pelo menos 10 anos seguidos de 5.000 zeros. (6 x 10 zeros).

2. Eu sei que isso soa muito forçado, mas se você não quer acreditar em Deus, você tem que ser muito forçado.

III. "No Princípio Deus Criou"

A. O dia da criação "BARÁ".

1. As coisas não poderiam ter existido sempre.

a. O sol perdendo sua massa a uma taxa de 1.200.000 toneladas por segundo.

B. Quando foi o dia da criação?

1. 6.000 anos atrás? Inteiramente possível.

2. 6.000.000 de anos atrás? Talvez, sem conflito.

IV. "No Princípio Deus Criou os Céus e a Terra"

A. O Deus que a Bíblia está revelando a você no infinito.

1. Em duração.

2. Em poder.

3. Em conhecimento.

4. Em amor.

B. Esta noite olhe para os céus, adore a Deus.

Conclusão:

Então, vamos terminar fazendo a pergunta que fazemos toda semana: o que fazemos com isso hoje? Como tudo isso se reflete em como acordamos amanhã e passamos pelas horas e dias à nossa frente?

Acredito que, de certa forma, essa pergunta já foi respondida para você esta noite. Porque, como vimos na semana passada, simplesmente pegar essa visão – simplesmente ver que somos parte de algo tão grande e imenso – faz a diferença. Ele coloca os problemas e as lutas que vivenciamos em perspectiva.

O que quer que esteja à sua frente esta semana, quaisquer lutas e tentações que você enfrentará, simplesmente lembrar das coisas que ouvimos esta noite deve ter um efeito transformador, ajudando você a ver as coisas com clareza e precisão.

Devemos ser encorajados além da medida a saber que o Deus Trinitário tem experimentado uma alegria tão perfeita por toda a eternidade, e que nosso destino é estar envolvido em compartilhar essa alegria para sempre. E pense na estabilidade que deve advir às nossas almas por saber que Deus nos conhecia e nos escolheu antes de nascermos, antes de fazermos qualquer coisa boa ou ruim.

Tudo isso deve colocar todas as provações e tentações de nossas vidas nesta semana em uma perspectiva profunda. Isso deve tornar o pecado menos atraente, o sofrimento menos intenso, o mundo menos sedutor.

Então, por favor, aplique essas verdades à sua vida esta semana, lembrando-se delas. Não se esqueça dessas coisas. Memorize Gênesis 1:1. É curto. Escreva-o em uma nota adesiva e coloque-o no painel enquanto dirige para o trabalho ou acima da pia enquanto lava a louça. Pense sobre isso e peça a Deus para ajudá-lo a entender como isso é maravilhoso. E então veja-o transformar a maneira como você pensa e como você se sente.

Por favor, também ouça isso: se você não conhece a Cristo hoje, mas sente seu coração sendo puxado, e você se pergunta, isso poderia ser para mim? A resposta é sim. Deus ama Seu povo, e se você se afastasse de seus pecados e pedisse a Jesus que o perdoe, você se veria incluído nesta maior história já contada e poderia esperar uma alegria eterna além de qualquer coisa que você possa imaginar. E eu adoraria conversar mais com você sobre isso.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem