Segundo as Suas Riquezas em Glória

Segundo as Suas Riquezas em Glória

Texto: Filipenses 4:10-23

Introdução

Estas palavras finais de Paulo, para sua amada igreja filipense, formam um agradecimento a eles pelo presente que eles enviaram a ele. A igreja de Filipos era muito amada pelo apóstolo Paulo. Eu particularmente acho que esta era sua igreja favorita de todas as igrejas que ele estabeleceu.

Em Filipenses 1:3, Paulo disse: “Dou graças ao meu Deus todas as vezes que me lembro de vós”. Eles eram uma fonte de constante gratidão e ação de graças. Então, no capítulo 4:1, ele diz: “meus amados e saudosos irmãos, minha alegria e coroa...”. O apóstolo Paulo está escrevendo para esta igreja favorita, este povo de Deus muito amado que ele pôde estabelecer. Ele está agradecendo-lhes pelo presente gracioso que eles enviaram a ele.

É importante que aprendamos a graça da gratidão. Devemos aprender a agradecer e expressar gratidão. Gostaria de encorajá-lo a aprender a dizer “obrigado” quando alguém faz algo por você. Não faria mal enviar uma mensagem e dizer “obrigado” pelo que as pessoas fazem.

Essas palavras finais são realmente uma espécie de “obrigado” pelo presente que os crentes de Filipos enviaram ao apóstolo Paulo. Mas também é como um recibo.

Em 4:18, ele diz: “Mas tenho tudo; tenho-o até em abundância; cheio estou”. A frase usada ali era usada em transações comerciais. Era como um recibo. "tenho tudo". Paulo está dizendo: “Eu lhes dou um recibo. Estou respondendo a você em termos de lhe dar um recibo pelo que vocês deram”. Ele está aprendendo a ser profissional em seus negócios. Ele percebe que eles deram para o futuro de seu ministério.

Ele provavelmente nunca mais estaria em Filipos. Ele diz: “Vocês deram ao meu futuro ministério e eu estou lhes enviando este recibo”. Eles estavam juntos no projeto de divulgar o Evangelho. Ele diz a eles sobre dar e receber no versículo 15: “Aqui está o meu recibo”.

Outra verdade surpreendente é que nestes versículos aprendemos como Deus suprirá as necessidades de nossa vida. Não é maravilhoso saber que Deus atende às necessidades de sua vida? Deus atendeu às nossas necessidades, não foi, e Deus continuará a atender às nossas necessidades. Todos nós temos um pacote de necessidades, e Deus quer satisfazê-las.

Jesus disse uma vez: “Vosso Pai sabe que vocês precisam dessas coisas”. Deus sabe quais são suas necessidades e Deus é o grande provedor de nossas necessidades.

I. Precisamos Investir na Beleza de Dar

- Paulo diz que a igreja de Filipos se saiu bem, falando sobre esse presente. Ele está dizendo que eles fizeram uma coisa linda. A Bíblia nos ensina a beleza de dar. De fato, Jesus disse: “De graça recebestes, de graça daí” (Mateus 10:8).

- Então, em Atos 20:35, Paulo, citando as palavras do Senhor Jesus, diz: “Mais bem-aventurado é dar do que receber”. Que imagem linda.

- O apóstolo Paulo havia ministrado em Filipos. Ele havia conquistado pessoas para a fé no Senhor Jesus Cristo. Ele agora avançou em sua jornada. De tempos em tempos, essas pessoas enviavam presentes à Paulo. É uma coisa linda, a beleza de dar. Deixe-me compartilhar com você, a partir desses versículos, por que Paulo diz que é uma coisa tão bonita ser um doador.

A. Abençoa os Outros

- O primeiro benefício de ser um doador é que abençoa os outros. O presente deles foi uma bênção para Paulo. Por causa de sua fidelidade em suas doações, supriu as necessidades dele e possibilitou que ele divulgasse o evangelho e falasse a outras pessoas sobre o Senhor Jesus Cristo. Paulo não está dizendo que ele precisa do presente. De fato, ele diz no versículo 18: “Mas tenho tudo; tenho-o até em abundância; cheio estou”. Ele está dizendo porque vocês deram, e isso atendeu às necessidades. Paulo está dizendo aqui que é a maneira de Deus suprir as necessidades.

- A maneira de Deus atender às necessidades da vida das pessoas é usando outras pessoas. Deus usa você para ser uma bênção para outra pessoa. Deus usa seu dom para encorajar outra pessoa e atender às necessidades da vida de outras pessoas. Que bênção o presente deles foi para Paulo. Paulo diz: “Quando parti da Macedônia”, era onde Filipos estava, “nenhuma igreja comunicou comigo no sentido de dar e de receber, senão vós somente” (Filipenses 4:15).

- Há uma nota de tristeza aqui, mas também uma nota de alegria. Pense em todas as outras igrejas que Paulo estabeleceu. No entanto, Paulo diz: “nenhuma igreja comunicou comigo”. Há uma nota de tristeza aí. Então, há uma nota de alegria. Ele diz: “senão vós somente”. Ele está tão feliz por sua generosidade e feliz por sua doação.

- Isso me lembra que existem dois tipos de igrejas, e existem dois tipos de cristãos. Uma igreja ou um cristão é como um reservatório ou uma fonte. Um reservatório só retém água. Apenas retém água; não tem saída. Uma fonte fornece água.

- Existem algumas igrejas no mundo que são apenas reservatórios. Tudo em que eles estão interessados ​​é fazer o que eles querem fazer localmente. A mesma coisa é verdade sobre os cristãos. Alguns cristãos estão interessados ​​apenas em receber. O que eu ganho com isso? Como isso vai me ajudar? Como isso me beneficia?

- Por outro lado, alguns cristãos são como uma fonte, constantemente dando e constantemente compartilhando com outras pessoas. A primeira beleza de dar é que abençoa os outros.

B. Nos Enriquece

- Eu quero que você observe outra coisa. É tão bonito a maneira como Paulo descreve isso. Também nos enriquece quando damos. Ele diz no versículo 17: “Não que procure dádivas”. A questão não é que eu ganhe alguma coisa. Ele diz: “mas procuro o fruto que cresça para a vossa conta”. Paulo está dizendo: “Eu quero que vocês sejam enriquecidos. Eu quero que vocês sejam abençoados por causa de sua doação. Eu quero que vocês tire alguma coisa disso”

- Paulo está interessado no bem-estar e crescimento espiritual do povo de Deus em Filipos. Ele sabe que eles serão abençoados porque eles dão. Eles serão enriquecidos. Isso vos abençoa. Deus nos abençoa quando damos. Quando aprendemos a ser doadores, nos tornamos uma bênção e recebemos uma bênção aqui na terra.

- Não apenas enriquece você na terra, mas enriquece você no céu. Jesus disse: “Não ajunteis tesouros na terra. Ajuntai tesouros no céu”. Enriquece-nos no céu.

- Alguém pode perguntar: “Quando um homem morre, quanto ele deixa?” Ele deixa tudo. É possível traduzir as coisas materiais aqui em moedas do céu. Você pode ser rico no céu. Você pode enviar antes.

- A história é contada sobre um pregador que visitou um rico fazendeiro e o levou para seu rancho. Ele disse: “Pregador, até onde você pode ver, eu possuo”. O homem disse: “Você vê lá adiante? Até onde seus olhos podem ver, eu possuo tudo. Você vê na sua frente? Até onde você pode ver, eu possuo tudo lá. Você vê tudo atrás de você? Até onde você pode ver atrás de você, eu possuo tudo”

- O pregador disse: “Isso é maravilhoso, mas, meu amigo, quanto você possui lá?” Quanto você possui lá em cima? Quanto você tem colocado na obra do Senhor? Quão rico você é no céu?

C. Agrada a Deus

- A beleza de dar é que abençoa os outros. Isso nos enriquece. Também agrada a Deus. Ele diz em 4:18: “recebi de Epafrodito o que da vossa parte me foi enviado”. Ele está falando sobre o presente. Então veja o que ele diz sobre esse presente. Ele diz: “como cheiro suave, como sacrifício aceitável e aprazível a Deus”.

- Uma das maneiras de realmente entender a mensagem da Bíblia é ver as belas imagens da Bíblia. Imagine em sua mente o que Paulo está pintando aqui. Ele está nos levando de volta à terminologia do Antigo Testamento. Naqueles dias, havia um sacerdote. Aquele sacerdote pegava os sacrifícios e os colocava no altar e então colocava fragrância naqueles sacrifícios ardentes. Havia uma doce fragrância que subiria desses sacrifícios.

- Alguns dos sacrifícios retratavam a oferta pelo pecado que Jesus ofereceria na cruz do Calvário. À medida que a doce fragrância subia, a imagem era que Deus sentiria a fragrância. Era apenas uma figura, mas significava que era agradável. Era aceitável a Deus.

- Você vê como Paulo elevou toda a questão de dar a outro nível? Ele está dizendo agora que quando damos, nos tornamos como um sacerdote, que fazemos nossas ofertas, e nossas ofertas são como um sacerdote que coloca um sacrifício sobre o altar e essa oferta sobe como um cheiro suave e é agradável ao Senhor.

- A Bíblia diz que todo crente é um sacerdote. Sabemos, de acordo com a Bíblia, que todo filho de Deus nascido de novo é um sacerdote. Seja qual for o seu nome, você é um sacerdote. Em I Pedro 2:5, lemos: “vós também, quais pedras vivas, sois edificados como casa espiritual para serdes sacerdócio santo”. Você é um sacerdócio santo. “a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, aceitáveis a Deus por Jesus Cristo Quando oferecemos esses sacrifícios, a Bíblia diz que Deus se agrada.

1. Nossa caminhada na vida

- Aqui estão alguns dos sacrifícios que podemos oferecer. Por exemplo, em Romanos 12:1, diz: “Rogo-vos, pois, irmãos, pela misericórdia de Deus, que apresenteis os vossos corpos por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional”. Você oferece sua própria vida como um sacrifício. Isso é compromisso total com o Senhor.

2. Nossa adoração ao Senhor

Em Hebreus 13:15, há outro sacrifício que você pode oferecer. “Por ele, portanto, ofereçamos continuamente a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto de nossos lábios que dão graças ao seu nome”. Quando você louva ao Senhor, você está oferecendo um sacrifício ao Senhor. Quando você canta esses grandes hinos de louvor, você está oferecendo o fruto de seus lábios como um sacrifício ao Senhor.

3. Nossa conquista dos perdidos

Em Romanos 15:16, lemos: “Para ser ministro de Jesus Cristo entre os gentios, ministrando o evangelho de Deus, para que seja aceitável a oferta dos gentios, santificados pelo Espírito Santo”. Quando você ganha uma alma para Cristo, é como uma oferta ao Senhor e O agrada.

II. Precisamos Ser Inspirados Pela Generosidade de Deus

- Em Filipenses 4:19, é uma das promessas mais maravilhosas da Bíblia. Você tem que manter essa promessa no contexto. Observe que o versículo 19 começa com a conjunção de conexão “mas”. Ele diz: “Mas meu Deus”.

- Os versículos que acabamos de estudar falam sobre nossa doação, nossa partilha para atender às necessidades de outras pessoas. Paulo está dizendo, no contexto: “Já que vocês estavam sendo usados por Deus para atender às necessidades dos outros, então Deus atenderá às vossas necessidades”. Você não pode reivindicar a promessa do versículo 19 até que viva a beleza de dar nos versículos anteriores.

- “Meu Deus suprirá todas as vossas necessidades”. Que promessa maravilhosa. Deixe-me quebrar essa promessa e mostrar-lhe os elementos da promessa.

A. A Fonte de Nosso Fornecimento

- Vejamos como este versículo começa. “Meu Deus suprirá todas as vossas necessidades”. Que oferta! Ele está dizendo que o Deus deste universo, o Deus eterno, imortal, incrível, maravilhoso, majestoso é aquele que suprirá suas necessidades. Temos uma fonte maravilhosa de abastecimento. Aqui está uma fonte que nunca secará. Aqui está um armazém que nunca ficará vazio. Você pode trazer sua pequena xícara de necessidade para este grande oceano de suprimentos e Deus diz que Ele suprirá todas as suas necessidades. Isso significa que o Deus que supre suas necessidades é um Deus que nunca se esgota. “Meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus” Minha glória gloriosamente suprirá sua necessidade. A palavra “suprir” significa encher ao máximo. Deus vai enchê-lo ao máximo de sua necessidade. Você sabia que Deus tem um banco no céu que nunca acaba?

- Temos um Deus que tem um banco real no céu. Tem uma oferta ilimitada. Existem depósitos eternos lá em cima, e você pode sacar desses depósitos e nunca haverá uma depressão ou recessão no céu. Isso não é uma boa notícia?

- Você pode perguntar: "Você pode citar algumas das contas?" Sim. Deus é rico. Adoro o hino evangélico: “Meu pai é rico em casas e terras. Ele tem as riquezas do mundo em Suas mãos. Mas eu fui adotado. Meu nome está escrito, um herdeiro de uma mansão, um manto e uma coroa”. Temos um banco na glória.

1. Rico em Bondade

- Vou lhe dar alguns versículos das contas do banco no céu. Em Romanos 2, versículo 4, diz: “Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade?” Deus tem uma seção especial das riquezas de Sua bondade no céu. Você precisa de alguma bondade? Deus disse: “Sou rico em bondade”. O banco do céu de Deus é rico em bondade.

2. Rico em Graça

- Talvez você precise de algo mais além da bondade. Em Efésios 1:7, encontramos: “em quem temos a redenção pelo seu sangue, a redenção dos nossos delitos, segundo as riquezas da sua graça”. Você precisa de graça? Deus disse: “Sou rico em graça”. Ele tem bastante. Você nunca pode esgotá-lo.

3. Rico em Glória

- Pense sobre isso. Talvez você precise de algo mais. Em Efésios 1:18, diz: “sendo iluminados os olhos do vosso coração, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos”. Você precisa de glória? Deus diz: “Tenho um banco cheio de glória. Que oferta! Deus é a fonte do seu suprimento.

- Você notou o pronome pessoal aqui? Diz: “meu Deus”. Essa é a chave. Ele é o seu Deus?

- Eu amo o Salmo 23. “O Senhor é o meu pastor; nada me faltará”. Certa vez, uma garotinha citou erroneamente esse versículo dizendo: “O Senhor é meu pastor; Isso é tudo o que eu preciso". Ela realmente não citou errado, porque se você tem o Senhor, se Ele é seu pastor, se Ele é seu Deus, então isso é tudo que você precisa. “Meu Deus suprirá todas as vossas necessidades” Essa é a fonte do seu suprimento.

B. A Extensão de Nosso Fornecimento

- No entanto, essa promessa ainda é rica. Ele não é apenas a fonte de nossa necessidade, mas olhe para o escopo de nossa oferta. “Meu Deus suprirá todas as vossas necessidades” Foi isso que ele disse ou disse: "Vou suprir apenas algumas de suas necessidades?" Deus disse: “Vou suprir apenas uma parte de suas necessidades?” Deus disse: “Eu suprirei a maioria de suas necessidades?” O que ele disse? “Meu Deus suprirá todas as vossas necessidades”

- Observe que Paulo não disse: “Toda a sua ganância”. Às vezes temos a ideia de que Deus é como um mensageiro cósmico e tudo o que temos a fazer é apenas tocar e Ele vem correndo para fazer o que queremos que Ele faça. Diz: “Meu Deus suprirá todas as vossas necessidades”, não toda a sua ganância.

1. Nossas Necessidades Materiais

- O que esta promessa inclui? Deus suprirá todas as suas necessidades materiais. O Senhor Jesus disse: “O Pai sabe que vocês precisam de todas essas coisas”. Você precisa de um emprego? Deus diz: “Eu posso suprir sua necessidade”. Você precisa de roupas? Deus diz: “Eu posso suprir sua necessidade”.

- Deus cuidou dos filhos de Israel por 40 anos no deserto. Eles estimam que havia dois milhões e meio deles e Deus cuidou deles por 40 anos. A Bíblia diz que uma das maneiras que ele fez isso foi para que seus sapatos nunca se desgastassem. Eles nunca tiveram que comprar um par de sapatos.

- Alguma querida senhora ia até o marido no deserto e dizia: “Eu gostaria de ter um novo par de sapatos”. Ele dizia: “Seu par de sapatos parece novo para mim”. Isso nunca aconteceria hoje! Um par de sapatos por 40 anos, para uma mulher? Vamos cair na real.

- “Meu Deus suprirá todas as vossas necessidades”, suas necessidades materiais. Deus suprirá suas necessidades. Deus cuidará de você!

2. Nossas Necessidades Emocionais

- Ele também cuidará de suas necessidades emocionais. Não temos apenas necessidades materiais, mas somos um feixe de necessidades emocionais. Você já pensou nas coisas que precisamos emocionalmente?

- Você pode precisar de paz. Você está perturbado em seu coração e precisa de paz. Jesus disse em João 14:27: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; eu não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize”. Deus pode suprir sua necessidade de paz.

- Talvez você tenha um coração partido. Você precisa de alguém para consertar esse coração partido. Deus diz no Salmo 147:3: “Ele sara os quebrantados de coração e ata suas feridas”. Meu Deus suprirá todas as suas necessidades emocionais.

3. Nossas Necessidades Espirituais

- Deus suprirá todas as suas necessidades espirituais. Talvez você precise do perdão do pecado. A Bíblia diz que temos a redenção pelo Seu sangue, o perdão dos pecados. Ele suprirá sua necessidade de perdão.

- Ou você pode precisar de descanso em sua alma. Jesus disse: “Vinde a mim todos os que estais cansados ​​e sobrecarregados e eu vos aliviarei. Ele pode suprir suas necessidades espirituais. Que promessa!

4. Nossas Necessidades Físicas

- Nosso Senhor está preocupado com nossas necessidades físicas. Enquanto Jesus estava na terra, Ele curou todas as doenças e enfermidades. Não há registro de que Ele curou apenas algumas delss; mas Ele curou todas elas. Sei que há mistérios nos milagres, mas nosso Senhor é especialista em curar os enfermos.

- Lemos em Hebreus 4:14-16: “Tendo, portanto, um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou os céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Cheguemo-nos, pois, confiadamente ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno”.

- Devemos ousadamente entrar no Santo dos Santos e levar nossas necessidades ao Senhor.

C. O Padrão de Nosso Fornecimento

- Ele é a fonte do meu suprimento, “Meu Deus”. Em seguida, há o alcance de nossa oferta, “todas as vossas necessidades”. Então, observe o padrão do seu suprimento.

- Qual é o padrão pelo qual Deus atende às nossas necessidades? Ele diz: “Mas o meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas em glória por Cristo Jesus”. "De acordo com." A Bíblia é muito cuidadosa com as preposições que usa. Ele não disse: “Meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus”. Você pergunta: “Por que a diferença entre fora de e segundo as?” Aqui está o porquê.

- Suponha que você tenha visitado Elon Musk, o fundador da Tesla. Ele agora é o homem mais rico do mundo. Suponha que você vá até o Sr. Elon Musk e diga: “Sr. Elon Musk, tenho uma necessidade aqui e gostaria de saber se você estaria disposto a me passar um cheque para ajudar”.

- O Sr. Elon Musk diz: “Claro, ficarei feliz em lhe passar um cheque. Eu tenho dinheiro ilimitado. Aqui está um cheque de cinco dólares”. O que o Sr. Elon Musk fez? Ele te deu um cheque de suas riquezas, cinco dólares de suas riquezas.

- Mas suponha que você foi até Elon Musk e disse a ele sua necessidade e ele disse: “Aqui está um cheque em branco. Basta preencher o que você precisa”. Isso não estaria fora de suas riquezas. Isso seria segundo as suas riquezas.

- Isso é o que Deus diz neste versículo. “Meu Deus suprirá todas as suas necessidades conforme, com base nas suas riquezas em glória por Cristo Jesus” O que você precisa? Reivindicar.

- Um homem e sua esposa estavam em circunstâncias miseráveis. Eles não sabiam como iriam fazer. Então, um dia, misteriosamente, apareceu um cheque que cobriria todas as suas necessidades. O homem disse à esposa: “Olhe este cheque. Ele vai cuidar de todas as nossas necessidades. Vamos colocá-lo em uma moldura e colocá-lo na parede. Vamos escrever músicas sobre ele e cantar sobre esse cheque maravilhoso. Vamos pregar sermões sobre ele. Vamos contar histórias sobre ele”.

- Você diria: “pastor, isso seria tolice”. Exatamente. O que você precisa fazer com um cheque que atenda às suas necessidades é descontá-lo. Deus está dizendo aqui: “Receba esta promessa. Reivindique esta promessa”. Se você for fiel em sua doação, você pode pedir a Deus para suprir todas as suas necessidades de acordo com Suas riquezas em glória!

III. Precisamos de Interesse na Bênção da Graça

- Em Filipenses 4:20-23, Paulo fecha o livro como começou com graça. “A graça do Senhor Jesus Cristo seja com o vosso espírito"

A. Graça Emancipadora

- Ele fala sobre essa graça e como ela os capacitou e emancipou. Essas pessoas eram escravas. Muitos deles eram como funcionários do palácio, trabalhando nos palácios dos Césares. Muitos deles eram acorrentados e algemados pelo pecado. No entanto, a mensagem da graça chegou às suas vidas e os grilhões foram quebrados e eles foram libertados. Todo santo tem um passado e todo pecador tem um futuro.

B. Graça Enobrecedora

- É também graça enobrecedora. Ele diz no versículo 22: “Todos os santos”. Eles eram escravos e, no entanto, pela graça de Deus, foram elevados à santidade. A graça de Deus te pega e te eleva. Se você é um filho de Deus, você é alguém. Um dia vi um adesivo de para-choque que dizia: “Devo ser alguém porque Deus não faz lixo”. Você é alguém!

C. Graça Capacitadora

- Não apenas a graça emancipadora e a graça enobrecedora, mas a graça capacitadora. “A graça de nosso Senhor Jesus Cristo esteja com todos vocês” Isso significa que a graça de Deus que o salvou será a graça de Deus que o sustenta.

Conclusão

Você pode dizer: “pastor, eu gostaria de receber tudo isso”. Se você quer, você deve começar onde este livro começa. Em Filipenses 1:1 lemos: “Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus, a todos os santos em Cristo Jesus”. Você tem que vir a Cristo. Você tem que entrar “em” Cristo Jesus. Quando você está em Cristo Jesus, você tem acesso a todas essas verdades maravilhosas que Deus disponibilizou para você. Se você não conhece a Cristo, então faça dele o Senhor de sua vida hoje. Se você O conhece, então reconheça que você está “em” Cristo e comece a crer e viver em Suas promessas.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem