Jó: Justo e Rico

Jó: Justo e Rico

Texto: Jó 1:1-5

I. Introdução

A. Obra-prima

B. A Bíblia tem um conceito de ser quem devemos ser, por dentro e por fora, de estar certo, não como uma resposta certa, mas como nos referimos ao potencial de um mundo onde tudo está certo, onde tudo está do jeito que deveria ser.

C. A forma como a Bíblia se refere a esta retidão é com a palavra justiça.

D. Agora geralmente pensamos em Jó como um sofredor. E vamos chegar a isso. Mas antes de ser um grande sofredor, Jó era justo e próspero. E é sobre isso que vamos falar esta noite.

E. Jó 1:1–5 “Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó. Era homem íntegro e reto, que temia a Deus e se desviava do mal. Nasceram-lhe sete filhos e três filhas. Possuía ele sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas, tendo também muitíssima gente ao seu serviço; de modo que este homem era o maior de todos os do Oriente. Iam seus filhos à casa uns dos outros e faziam banquetes cada um por sua vez; e mandavam convidar as suas três irmãs para comerem e beberem com eles. E sucedia que, tendo decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava Jó e os santificava; e, levantando-se de madrugada, oferecia holocaustos segundo o número de todos eles; pois dizia Jó: Talvez meus filhos tenham pecado, e blasfemado de Deus no seu coração. Assim o fazia Jó continuamente”.

1. Jó era rico. Ele foi regado com a bênção de Deus. E isso fazia sentido, porque ...

II. Jó Era Justo. O Que Significa Justo? Qual Era a Essência da Justiça de Jó?

A. A justiça não consiste em linhagem ou cerimônia.

1. Ele não é filho de quem quer que seja.

2. Como Melquisedeque e Jetro, Jó não estava conectado a Israel.

B. Nem consiste em impecabilidade, como está claro em Jó 7:21.

C. Jó 1

1. Jó temia a Deus e se afastava do mal (Jó 1:1). Isso resume a justiça de Jó.

a. Justiça não é principalmente algo que você faz. O que você faz externamente flui do que está acontecendo internamente. Tudo começa com o temor do Senhor. O temor do Senhor é o princípio da sabedoria (Provérbios 1:7; 9:10). O temor do Senhor também é o começo da justiça.

b. O temor do Senhor não é algo fácil de explicar. Pensamos no temor como uma emoção, mas o temor do Senhor não está falando sobre a emoção do medo. É mais uma descrição de algo relacional. É o reconhecimento de que não importa aonde você vá ou com o que esteja lidando, o Deus santo, onipotente, onisciente e soberano é a grande realidade com a qual você tem que lidar.

2. Também vemos que sua justiça envolveu diligência em relação ao relacionamento de seus filhos com Deus. Jó 1:5 “E sucedia que, tendo decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava Jó e os santificava; e, levantando-se de madrugada, oferecia holocaustos segundo o número de todos eles; pois dizia Jó: Talvez meus filhos tenham pecado, e blasfemado de Deus no seu coração. Assim o fazia Jó continuamente”

a. Isso diz duas coisas sobre Jó.

(1) Diz que ele amava seus filhos profundamente, o suficiente para sair de seu caminho por eles, profundamente o suficiente para se preocupar com o bem-estar deles todos os dias.

(2) E também diz que ele entendeu que o bem-estar espiritual de uma pessoa é o aspecto mais significativo de suas vidas. Não menciona sua preocupação com sua saúde, sua segurança, suas carreiras ou sua situação financeira. Ele estava preocupado com o que eles estavam fazendo com Deus.

D. Jó 31

1. Introdução

a. Em Jó 31, Jó nos dá uma lista de alguns aspectos de sua justiça.

b. Para entender o que Jó está dizendo aqui, você precisa entender que ele chegou ao fim de uma longa discussão com seus três amigos.

(1) Eles diziam repetidamente que ele deveria estar sofrendo por causa de algum pecado oculto. E ele continua respondendo que não se rebelou secretamente contra o Senhor.

(2) E então aqui em sua resposta final a seus amigos, ele diz: “Se eu tivesse vivido uma vida injusta, se eu tivesse cometido este pecado ou cometido aquela maldade, então todos os tipos de sofrimentos seriam perfeitamente compreensíveis”

c. E, embora um dos pontos principais do livro de Jó seja que os sofrimentos nem sempre vêm como resultado direto de atos pecaminosos, não deixemos de notar que uma pessoa que vive uma vida de rebelião ativa contra Deus não deve ficar surpreso se resultar em “muitas dores” (1 Timóteo 6:10).

2. A justiça de Jó envolvia autocontrole sexual.

a. Jó 31:1 “Fiz pacto com os meus olhos; como, pois, os fixaria numa virgem?”

(1) Um pacto é uma promessa solene feita diante de Deus. Já que Jó havia jurado seus olhos a Deus, como ele poderia usar seus olhos de uma forma perversa, como olhar com desejo para uma jovem?

(2) E ele compreendeu isso muito antes de Jesus proferi-lo - Mateus 5:28.

b. Jó 31:9-12 “Se o meu coração se deixou seduzir por causa duma mulher, ou se eu tenho armado traição à porta do meu próximo, então moa minha mulher para outro, e outros se encurvem sobre ela. Pois isso seria um crime infame; sim, isso seria uma iniquidade para ser punida pelos juízes; porque seria fogo que consome até Abadom, e desarraigaria toda a minha renda”

(1) “Se o meu coração se deixou seduzir por causa duma mulher”, nos lembra de Davi olhando para Bate-Seba que tomava banho. Só que em vez de convocá-la, como um rei faria, Jó está pensando em alguém rondando a casa de seu vizinho esperando encontrar a mulher.

c. Quando se trata de sexualidade, Jó sabe que nosso coração pode nos enganar. Ele sabe que a justiça não envolve seguir o que seu coração lhe diz para fazer, mas restringir seus olhos e seu coração - a fim de fazer o que Deus requer.

3. A justiça de Jó envolvia veracidade.

a. Jó 31:5-6 “Se eu tenho andado com falsidade, e se o meu pé se tem apressado após o engano (pese-me Deus em balanças fiéis, e conheça a minha integridade)”

b. Jó não fingia ser algo que não era.

c. Não havia traição ou duplicidade, nem pretensão. Ele era o mesmo interiormente e exteriormente.

d. Jó não estava jogando nenhum jogo. Ele não tinha um ângulo. Ele era sincero e verdadeiro.

4. A justiça de Jó envolvia andar de acordo com a vontade de Deus, não as aparências humanas.

a. Sempre há duas direções em que você pode sair do caminho do senhor. Mas Jó não se virou para a direita ou para a esquerda (Josué 1:7; Provérbios 4:27).

b. Jó 31:7-8 “se os meus passos se têm desviado do caminho, e se o meu coração tem seguido os meus olhos, e se qualquer mancha se tem pegado às minhas mãos; então semeie eu e outro coma, e seja arrancado o produto do meu campo”

c. Além disso, seu coração não ia atrás do que ele via, mas do que ele sabia. Ele não manteve os olhos fixos nas “coisas que se veem, mas nas coisas que não se veem. Porque as coisas que se veem são transitórias, mas as que não se veem são eternas” (2 Coríntios 4:18)

5. A justiça de Jó envolvia a determinação de agir com justiça.

a. Jó 31:13-15 “Se desprezei o direito do meu servo ou da minha serva, quando eles pleitearam comigo, então que faria eu quando Deus se levantasse? E quando ele me viesse inquirir, que lhe responderia? Aquele que me formou no ventre não o fez também a meu servo? E não foi um que nos plasmou na madre?”

b. Se alguém tivesse uma reclamação contra ele, ele se sentaria e ouviria - e responderia às preocupações levantadas contra ele.

c. Se seus servos achassem que não estavam sendo tratados de maneira adequada, ele estava ansioso para consertar.

d. Veja, Jó entendeu que o mesmo que o criou também criou aqueles que trabalhavam para ele, e que ele teria que responder àquele que nos fez a todos sobre como ele tratava seus semelhantes.

6. A justiça de Jó envolvia generosidade para com os necessitados.

a. Em Jó 22:6-9, com base no sofrimento de Jó, Elifaz havia presumido o oposto: "Pois sem causa tomaste penhores a teus irmãos e aos nus despojaste dos vestidos. Não deste ao cansado água a beber, e ao faminto retiveste o pão... Despediste vazias as viúvas, e os braços dos órfãos foram quebrados

b. Mas Jó sabe como vivia e defende sua causa em Jó 31:16-20: “Se tenho negado aos pobres o que desejavam, ou feito desfalecer os olhos da viúva, ou se tenho comido sozinho o meu bocado, e não tem comido dele o órfão também (pois desde a minha mocidade o órfão cresceu comigo como com seu pai, e a viúva, tenho-a guiado desde o ventre de minha mãe); se tenho visto alguém perecer por falta de roupa, ou o necessitado não ter com que se cobrir; se os seus lombos não me abençoaram, se ele não se aquentava com os velos dos meus cordeiros”

c. Algumas dessas frases provavelmente precisam de uma pequena explicação.

(1) A generosidade é uma qualidade diferente da justiça. Justiça é dar a alguém o que é devido. Generosidade / caridade / filantropia é dar a uma pessoa o que ela precisa. “Se tenho negado aos pobres o que desejavam”. E este não é o tipo de desejo de uma lista de aniversários, mas o tipo de desejo de um mendigo. Os mendigos não seguram cartazes de papelão dizendo: "Preciso de um McFlurry".

(2) Fazer com que os olhos da viúva falhem se refere aos olhos da viúva se cansando de procurar a ajuda de Jó em vão.

(3) No verso 17 Jó diz que ele não comeu sua comida sozinho, mas compartilhou sua comida com os órfãos.

(4) No verso 18 ele diz que os órfãos basicamente cresceram em sua casa - ele os tratou como seus próprios filhos - e que desde a infância ele ajudou as viúvas.

(5) Em verso 19-20, ele diz que nunca permitiu que os necessitados sofressem com o frio e que, em resposta, seus corpos quentes abençoaram Jó em gratidão.

d. Em Jó 29:12-16, ele diz algo muito semelhante: “porque eu livrava o miserável que clamava, e o órfão que não tinha quem o socorresse. A bênção do que estava a perecer vinha sobre mim, e eu fazia rejubilar-se o coração da viúva. vestia-me da retidão, e ela se vestia de mim; como manto e diadema era a minha justiça. Fazia-me olhos para o cego, e pés para o coxo; dos necessitados era pai, e a causa do que me era desconhecido examinava com diligência”

7. A justiça de Jó envolvia evitar toda opressão.

a. Jó 31:21-23 “se levantei a minha mão contra o órfão, porque na porta via a minha ajuda; então caia do ombro a minha espádua, e separe-se o meu braço da sua juntura. Pois a calamidade vinda de Deus seria para mim um horror, e eu não poderia suportar a sua majestade”

b. Os fracos são fáceis de explorar, porque eles não podem se defender. Mas se Jó vivesse assim, ele ficaria com medo do juízo de Deus, ele não suportaria enfrentar a majestade do Senhor.

c. Na verdade, Jó fez o oposto de oprimir as pessoas. Jó 29:17 nos diz que ele “quebrava os caninos do perverso, e arrancava-lhe a presa dentre os dentes”. Houve um tempo em que o compassivo Jó agia com ferocidade. Era quando outra pessoa estava explorando os fracos.

8. A justiça de Jó envolvia não colocar nenhuma confiança em dinheiro ou qualquer outra coisa terrena.

a. Jó era um homem muito rico - MUITO RICO. V.3 “Possuía ele sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas, tendo também muitíssima gente ao seu serviço; de modo que este homem era o maior de todos os do Oriente” E “maior” aqui significa em termos de riqueza / fama / influência.

b. E quando uma pessoa é rica, ela experimenta tentações especiais: em 1 Timóteo 6:17-19 vemos que eles são tentados a “ser orgulhosos”, “colocar suas esperanças na incerteza das riquezas” e usar suas riquezas para eles mesmos.

c. Mas Jó não cedeu a essas tentações, como vemos em Jó 31:24-25 “Se do ouro fiz a minha esperança, ou disse ao ouro fino: Tu és a minha confiança; se me regozijei por ser grande a minha riqueza, e por ter a minha mão alcança o muito”,“ ... isso também seria uma iniquidade para ser punida pelos juízes; pois assim teria negado a Deus que está lá em cima”. (Jó 31:26, 28)

d. Jó não era um amante das riquezas (1 Timóteo 6:9). Ele não era tanto um colecionador de dinheiro, mas sim um distribuidor dele.

e. Jó não só não confiava nas riquezas, mas também não confiava nos falsos deuses - como o sol e a lua. Ele não jogava beijos para esses grandes corpos celestes - como muitos de seus dias faziam.

f. Jó 31:26-28 “se olhei para o sol, quando resplandecia, ou para a lua, quando ela caminhava em esplendor, e o meu coração se deixou enganar em oculto, e a minha boca beijou a minha mão; isso também seria uma iniquidade para ser punida...; pois assim teria negado a Deus que está lá em cima”.

9. A justiça de Jó envolvia não ter desdém por seus inimigos.

a. Em Jó 31:29-30, ele diz que não “me regozijei com a ruína do que me tem ódio, e se exultei quando o mal lhe sobreveio (mas eu não deixei pecar a minha boca, pedindo com imprecação a sua morte)”

b. Milhares de anos antes de Jesus nos ensinar a amar nossos inimigos, Jó sabia que o povo de Deus deve fazer exatamente isso, e que é errado se alegrar quando seu inimigo sofre. É muito fácil fazer isso, não é? E, no entanto, não é do Senhor, mas do diabo fazer isso.

10. A justiça de Jó envolvia hospitalidade.

a. Jó 31:31-32 “se as pessoas da minha tenda não disseram: Quem há que não se tenha saciado com carne provida por ele? O estrangeiro não passava a noite na rua; mas eu abria as minhas portas ao viandante;)”

b. Em Jó 31:31-32, Jó diz que todos sabem que Jó é tão hospitaleiro que todos na cidade comem em sua casa. “Quem há que não se tenha saciado com carne provida por ele?”. E mesmo quem está de passagem não dorme na beira da estrada, porque Jó os convida para pernoitar em sua casa.

11. A justiça de Jó não envolvia hipocrisia ou medo do homem.

a. Jó 31:33-34 “se, como Adão, encobri as minhas transgressões, ocultando a minha iniquidade no meu seio, porque tinha medo da grande multidão, e o desprezo das famílias me aterrorizava, de modo que me calei, e não saí da porta......”

b. Jó não tinha vergonha de como vivia. Ele não vivia para a aprovação de outras pessoas. Ele não estava apavorado com a possibilidade de que outras pessoas não o aprovassem se ele não agisse da maneira que eles queriam que ele agisse.

12. A justiça de Jó não envolvia exploração.

a. Jó 31:38-40 “Se a minha terra clamar contra mim, e se os seus sulcos juntamente chorarem; se comi os seus frutos sem dinheiro, ou se fiz que morressem os seus donos; por trigo me produza cardos, e por cevada joio. Acabaram-se as palavras de Jó"

b. Jó não explorava as pessoas e nem mesmo explorava as coisas que Deus havia confiado a ele.

III. O Estudo da Justiça de Jó é Imensamente Prático.

A. Em primeiro lugar, nos ajuda a entender Jó, o homem, e Jó, o livro.

B. Em segundo lugar, nos ajuda a entender melhor o que é justiça.

C. Em terceiro lugar, nos ajuda a entender melhor Jesus, que era o epítome da justiça.

1. Justo = Jesus, então Jó nos dá um vislumbre de Jesus. O que havia de tão especial em Jó é que ele era mais parecido com Jesus do que os outros homens.

D. E em quarto lugar, nos ajuda a entender o que Deus está tentando fazer em nós, conforme Ele trabalha por Seu Espírito para nos conformar à imagem de Seu Filho.

1. A justiça de Jó era uma justiça muito prática.

2. A justiça de Jó transbordava de compaixão. Seu coração estava com as pessoas necessitadas.

3. A justiça envolve a maneira como você trata as outras pessoas e, especialmente, como você trata as pessoas pequenas, que muitas vezes são maltratadas pelos outros.

4. Tratar bem até as pessoas pequenas é uma parte essencial de uma vida justa.

5. Quem mais nos mostra isso? Jesus.

E. Vemos o evangelho na compaixão de Jó.

1. A justiça de Jó nos fala sobre como fomos salvos.

2. É porque Jesus era como Jó que somos salvos. Recebemos a salvação porque Jesus - como Jó - teve compaixão das pessoas necessitadas e feridas: como nós.

3. E se você nunca viu o amor e a compaixão nos olhos de Jesus, então leia a história dele.

4. Assim como todos na cidade sabiam que se você realmente estivesse com problemas, poderia ir até Jó e ele o ajudaria, agora temos um Jó maior, que pode e vai nos ajudar se formos até ele.

5. Não importa o quão quebrantado estejamos, mesmo que ninguém mais vá ajudar, Jesus é nosso novo e maior Jó. Ele tem todos os recursos para nos fornecer toda a ajuda de que precisamos. Quando pessoas fracas e feridas se voltam para Ele, Seu coração está com elas, e Ele está mais do que disposto a ajudar.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem