Princípios do Julgamento - Um Estudo Sobre Romanos 2:1-16

Princípios do Julgamento - Um Estudo Sobre Romanos 2:1-16
Um Estudo Sobre Romanos 2:1-16

Introdução: Uma vez perguntaram a Daniel Webster: "Qual é o maior pensamento que já passou pela sua cabeça?" Ele respondeu imediatamente: "Minha responsabilidade para com meu Criador!" Como Webster, cada pessoa nascida neste mundo deve entender que é responsável perante seu Criador. Os homens devem se preparar agora para encontrar seu Deus, porque com certeza o encontrarão: "Prepara-te para encontrar com teu Deus, ó Israel" (Amós 4:12).

Romanos 1:18 – 3:20 prova que todos os homens pecadores são culpados diante de um Deus santo. Esses capítulos não falam sobre salvação - o assunto em questão é a condenação! Romanos 2:1-16 trata especificamente do judeu moral, mas se aplica diretamente a todos os homens em todos os lugares. Até o homem moral é culpado diante de Deus. Ele é o pecador respeitável ou o benfeitor. Ele pode não ser culpado de grande injustiça como os gentios pagãos descritos no primeiro capítulo, mas ele é culpado de justiça própria. Por ter orgulho de ser melhor do que as outras pessoas, ele critica os outros e se torna culpado dos pecados do orgulho e da crítica. Nesses versículos, Paulo enfatiza o fato de que o juízo está vindo sobre esses indivíduos. O medo do juízo pode sacudir uma pessoa hipócrita e autossuficiente da complacência com seu relacionamento com Deus e Cristo.

Existem muitas pessoas maravilhosas, boas e morais neste mundo que não conhecem a Cristo como Senhor e Salvador pessoal. Eles podem ser humildes por fora, mas orgulhosos por dentro, porque não conseguem pensar que são pecadores separados de Deus. Nenhuma pessoa hipócrita será salva até que admita que é pecador. Porque? Os homens não podem ser salvos (libertados) até que vejam que precisam do Salvador.

Nesta seção, Paulo apresenta sete princípios pelos quais todos os homens, até mesmo os morais, serão julgados por Deus. No estudo anterior, vimos três desses princípios:

De acordo com a verdade: o julgamento de Deus estará em estrita conformidade com Sua natureza santa. Será de acordo com os verdadeiros fatos do caso, totalmente isento de preconceitos.

De acordo com a Bondade de Deus: Deus abençoou os homens morais na graça comum - amigos, saúde, filhos, dinheiro, etc. - e isso deve levá-los ao arrependimento, reconhecendo sua condição pecaminosa e voltando-se para Deus por meio de Cristo. Mas eles rejeitam a bondade de Deus, então Deus os julgará por essa bondade.

De acordo com a culpa acumulada: Os homens continuam a endurecer o coração para com Deus e a viver apenas para si mesmos. Assim, eles estão simplesmente acumulando culpa para o dia do juízo final. Os homens se condenam por sua própria rejeição da verdade.

I. Julgamento de Acordo Com as Obras - Romanos 2:6-8

Nesta seção, Paulo compara o saber e o fazer. Seu ponto é que as obras evidenciam ou demonstram a recepção ou rejeição da verdade. O homem moral realmente faz o que diz? Paulo afirma que as ações revelam a verdadeira atitude do coração.

"que retribuirá a cada um segundo as suas obras" Cada homem será julgado de acordo com suas obras, e essas obras se mostrarão inadequadas para a salvação.

Alguns interpretam este versículo fora do contexto e pensam que significa que Deus recompensará todos os homens por suas obras. Esta é uma passagem de julgamento, não uma passagem de bênção. Muitas pessoas pensam que Deus tem uma balança na qual pesa as boas e más ações de uma pessoa, e se as boas superam as más, a pessoa irá para o céu. Esta simplesmente não é a imagem bíblica. Boas obras não podem levar uma pessoa ao céu:

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós: é dom de Deus; não das obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2: 8-9).

“não em virtude de obras de justiça que nós houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou mediante o lavar da regeneração e renovação pelo Espírito Santo” (Tito 3:5).

“Mas todos nós somos como uma coisa imunda, e todas as nossas justiças são como trapos de imundícia” (Isaías 64:6).

Os homens serão julgados até mesmo por suas boas obras. Obras que são "boas" em termos humanos ainda não são boas o suficiente para serem meritórias para a salvação. Todas essas obras serão insuficientes para salvar:

“E vi um grande trono branco e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiram a terra e o céu; e não foi achado lugar para eles. E vi os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono; e abriram-se uns livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida; e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. O mar entregou os mortos que nele havia; e a morte e o hades entregaram os mortos que neles havia; e foram julgados, cada um segundo as suas obras. E a morte e o hades foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. E todo aquele que não foi achado inscrito no livro da vida, foi lançado no lago de fogo” (Apocalipse 20:11-15).

"aos que, com perseverança em favor o bem, procuram glória, e honra e incorrupção" Aqui Paulo compara as obras dos salvos com as dos não salvos. Ele não está falando de como uma pessoa é salva, mas da evidência ou demonstração externa de uma realidade interna. Somente o homem salvo está produzindo obras aceitáveis ​​a Deus, mas mesmo essas não são capazes de salvar. O cristão nunca será julgado por seus pecados porque Cristo pagou essa penalidade, mas ele será julgado por suas obras. Pois todos devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba o que por meio do seu corpo fez, seja bom ou mau” (2 Coríntios 5:10). Essas obras nunca podem trazer salvação.

O homem não salvo será julgado por seus pecados e suas obras. Ele pleiteará suas obras, mas não haverá perdão por seus pecados. O crente tem imortalidade, glória e vida eterna em Cristo, mas ao exercer a fé em sua vida diária, ele busca a realidade dessas coisas que já possui.

"mas ira e indignação aos que são contenciosos, e desobedientes à iniquidade" Aqueles que não obedecem à verdade, isto é, à luz que Deus lhes deu, estão sob a ira de Deus. Deus julgará de acordo com o resultado da obediência ou da falta de obediência à verdade na vida de uma pessoa.

II. Julgamento de Acordo Com a Imparcialidade - Romanos 2:9-11

"tribulação e angústia sobre a alma de todo homem que pratica o mal, primeiramente do judeu, e também do grego" A ira de Deus está vindo sobre todos aqueles que praticam o mal. Está sobre cada alma; ninguém estará livre desse julgamento. Nenhuma pessoa pode alegar inocência; todos saberão que são culpados. Este julgamento virá primeiro sobre o judeu e depois sobre o gentio. Porque? Ambos rejeitaram a luz de Deus, mas o judeu tinha muito mais luz. Possivelmente o julgamento dos judeus será maior!

"glória, porém, e honra e paz a todo aquele que pratica o bem, primeiramente ao judeu, e também ao grego" Essas bênçãos são para aqueles que dão evidência genuína de salvação interior por suas boas obras. Possivelmente o judeu que respondeu a Cristo será recompensado antes dos gentios que o receberam.

"pois para com Deus não há acepção de pessoas" Deus é santo e justo e não mostra favoritismo para com ninguém. Seu julgamento é imparcial! Antecedentes, educação, posição ou privilégio não alterarão o julgamento de Deus sobre qualquer homem. Nem a criação nem a ancestralidade vão ajudar. O notório e o respeitável serão julgados sem parcialidade. Os homens não serão capazes de influenciar ou subornar a Deus.

Lembro-me de ter lido a história de um policial de trânsito que parou um motorista na beira da estrada e pediu a carteira de motorista. Enquanto o policial lia, ele disse: "Esta carteira diz que você deve usar óculos enquanto dirige. Onde estão seus óculos?" O motorista, que obviamente não usava óculos, apontou para os olhos dele e disse: "Eu tenho lentes de contato". O policial disse: "Não me importa quem você conhece ou quais contatos você tem, você vai receber uma multa!"

Parece que muitos de nós pensam que, se tivermos contato com as pessoas certas, podemos comprar o julgamento que merecemos. Isso não funciona com Deus. Ninguém pode influenciá-lo para que ele seja fácil para nós. Deus não tem parcialidade!

III. Julgamento de Acordo Com a Oportunidade - Romanos 2:12-15

Alguém pode concordar que é certo julgar o gentio imoral, mas ainda perguntar se é certo julgar o gentio moral que nunca ouviu falar de Cristo. Tanto judeus como gentios serão julgados pela lei que possuem. O caso pode ser declarado assim: o judeu tem a revelação escrita do Antigo Testamento, incluindo a Lei mosaica, e o gentio, a revelação natural, incluindo a lei de sua consciência. Ambos violam as leis que possuem e se mostram pecadores condenados por suas próprias leis. Portanto, Deus os julgará porque um Deus santo deve julgar o pecado.

"Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão" O pagão que não tem a Lei mosaica perecerá sem essa lei. Observe bem, este versículo diz que os pagãos perecerão!

"e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados" Deus julgará o judeu pela lei escrita de Moisés.

"Pois não são justos diante de Deus os que só ouvem a lei; mas serão justificados os que praticam a lei" O cumpridor da lei é hipotético, pois ninguém, a não ser Cristo, guardou a Lei mosaica perfeitamente.

"porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem por natureza as coisas da lei, eles, embora não tendo lei, para si mesmos são lei" O mais pagão gentio tem um senso de certo e errado. Ele tem um impulso natural ou instinto nativo a respeito de muitas das coisas escritas na Lei Mosaica - afeições naturais, respeito pelas pessoas, cuidado com os outros, assassinato, etc. - mas ele não pode viver de acordo com essa lei de sua consciência.

Toda sociedade, seja um grupo pagão na África ou a Máfia no Japão, tem seu próprio código moral, mas os homens violam seus próprios códigos morais. Quem já viveu de acordo com seus próprios ideais? Quem nunca fez algo errado deliberadamente em algum momento? Deus não julgará os homens por algum padrão artificial, mas pelo próprio padrão que o próprio homem aceita. Ele nos mede por nosso próprio padrão e sempre falhamos!

"pois mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os" A lei da consciência acusa o homem de seu erro ou então dá desculpas pelo erro que foi cometido. De qualquer forma, isso prova que todos os homens são pecadores!

IV. Julgamento de Acordo Com a Onisciência de Deus - Romanos 2:16

"no dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Cristo Jesus, segundo o meu evangelho" A onisciência de Deus examinará a vida de cada homem, e só Deus conhece as profundezas do coração: "E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele a quem havemos de prestar contas" (Hebreus 4:13). Deus nos julgará de acordo com os segredos de nossos corações que ninguém mais em todo o mundo conhece. Estas são as coisas secretas das quais não contaríamos a ninguém: nossos pensamentos, nossos pecados secretos!

Cristo será aquele por meio de quem Deus julgará o mundo: "porquanto determinou um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do varão que para isso ordenou; e disso tem dado certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos” (Atos 17:31). Isso não era conhecido no Antigo Testamento.

Conclusão

Por que Deus deu esses certos princípios de julgamento? Por que ele foi tão rígido ao apontar o fato de que todos os homens são pecadores? É porque ele quer que você se desespere? É porque ele quer que você perceba que quando você está diante dele, não há chance? Ele diz isso para te atormentar? Não! Deus registrou em Romanos 2 o que todos nós já sabemos sobre nós mesmos - que ficamos aquém de nossos próprios padrões e também aquém de seus padrões, provando que somos pecadores.

Ele nos diz que somos pecadores e estamos sob julgamento para que possamos nos afastar de nós mesmos e considerar seriamente o evangelho de seu Filho, Jesus Cristo. No evangelho de Jesus Cristo, Deus criou um meio pelo qual ele pode oferecer uma justiça que é perfeitamente aceitável para ele - uma justiça que não podemos obter por nós mesmos, mas que foi obtida por nós pela obra de outro, Jesus Cristo. No evangelho existe uma maneira pela qual podemos estar diante de Deus perfeitamente aceitável para ele, sem qualquer dúvida, sem qualquer possibilidade de falha!

A ira de Deus é equilibrada pelo amor de Deus, e o amor de Deus é visto na cruz, onde Cristo morreu pelos pecados dos homens:

“Àquele que nos amou e no seu sangue nos lavou dos nossos pecados” (Apocalipse 1:5b).

“Nisto está o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados” (1 João 4:10).

“...e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim” (Gálatas 2:20b).

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16).

Você se entregou totalmente ao amor de Deus e à pessoa de Cristo para salvá-lo de seus pecados e da ira vindoura?

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem