Série: Sermão da Montanha - Uma Vida Abençoada

Série: Sermão da Montanha - Uma Vida Abençoada
Texto: Mateus 5

Introdução: Jesus começou o Sermão da Montanha com as declarações que são comumente chamadas de bem-aventuranças. Nestes versos, ele descreveu aqueles que são abençoados. Esta palavra não significa apenas que alguém é feliz. Ser abençoado significa ser aprovado por Deus. Isso resulta em verdadeira alegria que ultrapassa os momentos temporários de "felicidade" nesta vida. Isto é particularmente importante porque, como veremos, haverá momentos em que aqueles que são "bem-aventurados" são aqueles que estão sofrendo. Vamos considerar as bem-aventuranças e ver como a vida de um discípulo é uma vida abençoada.

Os Pobres de Espírito

"Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus" (Mateus 5:3).

Ser "pobres de espírito" significa ser humilde. Esta é a primeira, e sem dúvida a característica mais fundamental que se deve ter para ser um discípulo de Cristo. Há duas razões pelas quais a humildade é vital para os discípulos.

Em primeiro lugar, devemos reconhecer o nosso lugar diante de Deus. O salmista escreveu: "Sabei que o Senhor é Deus! Foi ele quem nos fez, e somos dele; somos o seu povo e ovelhas do seu pasto" (Salmo 100:3). Em outra parte, ele expressou seu reconhecimento à sua insignificância na criação de Deus: "Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que estabeleceste, que é o homem, para que te lembres dele? E o filho do homem, para que o visites?" (Salmo 8:3-4). Este tipo de humildade que compreende a grandeza de Deus e como vastamente inferior somos a Ele é necessário para que possamos servi-lo aceitavelmente.

Em segundo lugar, devemos nos aproximar de Suas instruções com humildade. Tiago escreveu: "Pelo que, despojando-vos de toda sorte de imundícia e de todo vestígio do mal, recebei com mansidão a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar as vossas almas" (Tiago 1:21). Nós devemos ter humildade quando estudamos a Bíblia. Se não o fizermos, então não vamos sentir nenhuma razão para mudar nossas vidas para estar de acordo com seu padrão. Se deixamos de reconhecer isso; continuaremos a seguir a nossa vontade o que leva à destruição (Provérbios 14:12), não vamos seguir o caminho de Deus que conduz à vida.

Os "pobres de espírito" são abençoados em que eles podem ser parte do "reino dos céus".Este termo é usado em todo o evangelho de Mateus para se referir à igreja (Mateus 3:2; 4:17; 16:18-19). Este é o maior de todos os reinos e a humildade é necessária para ser parte dele. Este é o oposto do orgulho que é característica dos reinos humanos em geral. Jesus disse aos discípulos: "Jesus, pois, chamou-os para junto de si e lhes disse: Sabeis que os governadores dos gentios os dominam, e os seus grandes exercem autoridades sobre eles. Não será assim entre vós; antes, qualquer que entre vós quiser tornar-se grande, será esse o que vos sirva" (Mateus 20:25-26). Devemos evitar essa atitude. Em vez disso, devemos permanecer humildes de coração para que possamos ser um cidadão fiel no reino do Senhor.

Os Que Choram

"Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados" (Mateus 5:4).

Neste contexto, "chorar" se refere principalmente a alguém que sente tristeza pelo pecado. Paulo descreveu como a tristeza segundo Deus em sua segunda carta a Corinto: "Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, o qual não traz pesar; mas a tristeza do mundo opera a morte" (2 Coríntios 7:10). É o choro de arrependimento - culpa pelo pecado que cometeu é que motiva uma pessoa a fazer correções, a fim de ser reto diante de Deus.

No entanto, também é verdade que nos entristecemos diante das dificuldades e provações da vida. Jó disse: "O homem, nascido da mulher, é de poucos dias e cheio de inquietação" (Jó 14:1). Jesus reconheceu isso quando Ele fez seu apelo para aqueles que estão "cansados e sobrecarregados" (Mateus 11:28).

Aqueles que "choram" são abençoados em que eles serão “consolados”. Aqueles que sente tristeza pelo pecado podem ser consolados no fato de que o Senhor oferece o perdão. Antes de curar o paralítico, Jesus disse-lhe: "Tem ânimo, filho; perdoados são os teus pecados" (Mateus 9:2). Se apreciarmos o grande dom que é o perdão, vamos vê-lo como um grande incentivo para nós. Paulo, ao citar o salmista, escreveu: "Bem-aventurados aqueles cujas iniquidades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputará o pecado" (Romanos 4:7-8; Salmo 32:1-2).

Além disso, se nós sofremos na vida, o Senhor oferece conforto. Paulo escreveu: "Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e Deus de toda a consolação, que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, pela consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus. Porque, como as aflições de Cristo transbordam para conosco, assim também por meio de Cristo transborda a nossa consolação" (2 Coríntios 1:3-5). Em última análise, se seguirmos o Senhor vamos ser consolado no céu, um lugar onde Deus "enxugará todas as lágrimas dos [nossos] olhos; e não haverá mais nenhuma morte; não haverá mais qualquer luto, nem clamor, nem dor; as primeiras coisas passaram" (Apocalipse 21:4). Embora possamos sofrer nesta vida, se tivermos a atitude de tristeza por nossos pecados, podemos receber o conforto do Senhor.

Os Mansos

"Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra" (Mateus 5:5).

Quando lemos as palavras de Jesus sobre ser "suave" ou "manso", não devemos imediatamente associá-lo com passividade, fraqueza ou timidez. Essa característica está relacionada com humildade. Aqueles a quem Jesus se refere aqui são aqueles que têm uma determinação tranquila para obedecer ao Senhor, independentemente das consequências. Ele espera que Seus discípulos o siga sem se importar com o que pode vir como resultado. Ele disse em outro lugar: "Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-Me" (Lucas 9:23). [Vamos observar mais sobre as consequências do discipulado no final desta lição]

Aqueles que são "suave" ou "mansos" são abençoados porque eles vão "herdarão a terra". A palavra traduzida terra significa "a nação". Como Jesus estava falando para um público judeu, o que teria passado por suas mentes era a terra de Canaã - a terra prometida. No entanto, Jesus estava usando uma linguagem figurativa. A terra que eles herdariam não era a terra física de Canaã. Em vez disso, a herança da "terra" estava simbolicamente referindo-se a herança no céu. Em sua primeira epístola, Pedro escreveu sobre esta "herança incorruptível, incontaminável e imarcescível, reservada nos céus para vós" (1 Pedro 1:4).

Jesus disse que a herança do céu é para aqueles que são mansos e gentis. Lembre-se, ser manso e gentil é ter uma determinação tranquila a obedecer ao Senhor, mesmo que isso é frequentemente associado com fraqueza por aqueles no mundo. No entanto, os discípulos do Senhor reconhecem que a nossa recompensa não é obtida por nossa própria força – uma vez que somos chamados a obedecer - mas confiando em Deus. Paulo escreveu: "Por esta razão sofro também estas coisas, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia" (2 Timóteo 1:12). Aqueles que são mansos e gentis terão confiança suficiente no Senhor para continuar no serviço fiel, apesar das dificuldades que vêm como resultado.

Os Que Têm Fome e Sede de Justiça

"Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça porque eles serão fartos" (Mateus 5:6).

Ser justo é ser correto pelo padrão de Deus. Paulo disse aos santos de Roma: "Porque não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. Porque no evangelho é revelada, de fé em fé, a justiça de Deus, como está escrito: Mas o justo viverá da fé" (Romanos 1:16-17). Uma vez que a justiça de Deus se revela no evangelho, devemos obedecer ao evangelho, a fim de sermos justos. Como João escreveu: "Filhinhos, ninguém vos engane; quem pratica a justiça é justo, assim como ele é justo" (1 João 3:7).

Justiça é o estado em que alguém está seguindo o padrão de Deus. Não é o resultado de seguir o padrão do homem. Paulo abordou isso em relação aos seus irmãos judeus: "Porque lhes dou testemunho de que têm zelo por Deus, mas não com entendimento. Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria, não se sujeitaram à justiça de Deus. Pois Cristo é o fim da lei para justificar a todo aquele que crê" (Romanos 10:2-4). Perseguir um padrão de justiça que foi inventado ou adotado pelo homem nos impede de se ajustar com o padrão de justiça encontrado em Cristo.
Como Jesus disse que devemos ter "fome e sede de justiça", Ele enfatizou a necessidade que temos de ter um desejo sincero por ele. Os discípulos de Cristo devem ter um zelo para fazer as obras de Deus. Paulo disse a Tito que aqueles que foram redimidos por Cristo devem ser "zelosos de boas obras" (Tito 2:14).

Aqueles que "têm fome e sede de justiça" são abençoados porque eles "serão fartos". Não se trata apenas de que eles vão chegar a um estado em que serão justos, mas que receberão a recompensa da justiça. João escreveu: "E agora, filhinhos, permanecei nele; para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança, e não fiquemos confundidos diante dele na sua vinda. Se sabeis que ele é justo, sabeis que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele" (1 João 2:28-29). A maneira como podemos ter confiança de que estamos ansiosos para o retorno de Cristo é praticar a justiça. Isso é importante para nós lembrar. A salvação é somente pela graça, mas devemos viver dignamente. Jesus disse: "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus" (Mateus 7:21).

Os Misericordiosos

"Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia" (Mateus 5:7).

Aqueles que fazem parte do reino do Senhor devem mostrar misericórdia para com os outros. Em essência, o ponto de Jesus é que devemos praticar o que ficou conhecido como a "regra de ouro" - fazer aos outros o que gostaria que fizessem a você. Jesus fez abordou este ponto mais tarde em seu sermão: "Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós a eles; porque esta é a lei e os profetas" (Mateus 7:12).

Quando Jesus ensinou sobre a oração, Ele disse que uma das coisas que devem ser incluído nas orações de Seus discípulos é um apelo a Deus para nos perdoar os nossos pecados (Mateus 6:12). Ele então explicou que mostrar misericórdia para com os outros é necessário para que Deus nos perdoe: "Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; se, porém, não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai perdoará vossas ofensas" (Mateus 6:14-15).

Aqueles que são "misericordiosos" são abençoados porque eles vão "alcançar a misericórdia" de Deus. Receber a misericórdia significa não receber o que merece. As Escrituras ensinam que o castigo pelo pecado é a morte espiritual. Paulo escreveu: "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor" (Romanos 6:23). O dom da vida eterna é parte da graça de Deus - dando-nos algo que não merecemos. No entanto, Sua misericórdia está necessariamente ligada a ele porque ele nos permite evitar a destruição eterna por nosso pecado - não nós dando aquilo que merecemos.

Sobre este ponto da graça e misericórdia que Deus estende a nós, é certamente verdade que a salvação é um dom gratuito, porque não podemos fazer nada para merecê-la por conta própria. No entanto, isso não significa que a salvação é incondicional. Como o dom da salvação está em Cristo, é preciso lembrar que é que Ele salva. O escritor hebreu indicou que Jesus é "e, tendo sido aperfeiçoado, veio a ser autor de eterna salvação para todos os que lhe obedecem" (Hebreus 5:9). A misericórdia de Deus não nega a exigência que Ele fez de obedecê-lo.

Os Puros de Coração

"Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus" (Mateus 5:8).

Ser puro é ser livre do pecado. Embora seja verdade que "todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus" (Romanos 3:23), o povo de Deus devem se esforçar diligentemente para remover o pecado de suas vidas (Mateus 5:48; 1 João 2:1). Isto é essencial por causa da natureza de Deus. João escreveu: "E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e nele não há trevas nenhumas" (1 João 1:5). Devido a isso, ele não pode ter comunhão com escuridão. Então, João continuou: "Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos nas trevas, mentimos, e não praticamos a verdade; mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus seu Filho nos purifica de todo pecado" (1 João 1:6-7). Os discípulos de Jesus não pode estar contentem em pecar, mas devem buscar a pureza.

No entanto, a pureza não é apenas sobre sua aparência exterior. Como Jesus disse, devemos ser "puros de coração". Nós não podemos (ou não deveríamos) fazer uma demonstração externa da justiça, continuando corruptos no interior. Jesus condenou os escribas e fariseus por isso: "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas por dentro estão cheios de ossos e de toda imundícia. Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e de iniquidade" (Mateus 23:27-28). É importante que nossos corações estejam limpos porque isso vai impactar nossas vidas como um todo. O homem sábio escreveu: "Guarda com toda a diligência o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida" (Provérbios 4:23).

Aqueles que são "puros de coração" são abençoados porque eles "verão a Deus". Isto está enfatizando a bênção da comunhão com Deus. Isto é o que João quis dizer quando escreveu: "Mas, se andarmos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros" (1 João 1:7). Esta comunhão com Deus, eventualmente, leva a um lar no céu, onde vamos realmente ver a Deus. Mais tarde, em sua primeira epístola, João escreveu: "Vede que grande amor nos tem concedido o Pai: que fôssemos chamados filhos de Deus; e nós o somos. Por isso o mundo não nos conhece; porque não conheceu a ele. Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é, o veremos. E todo o que nele tem esta esperança, purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro" (1 João 3:1-3). Como esperamos ver Deus e passar a eternidade com Ele, nós nos esforçamos para manter o coração puro diante Dele.

Os Pacificadores

"Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus" (Mateus 5:9).

O povo de Deus deve ser pacificador, porque Deus procurou fazer as pazes com a gente. Paulo disse aos irmãos em Colossos: "porque aprouve a Deus que nele habitasse toda a plenitude, e que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra como as que estão nos céus" (Colossenses 1: 19-20). Nós podemos ser reconciliados com Deus e ter paz com Ele se obedecermos a Ele (Hebreus 5: 9). Como Paulo escreveu alguns versos antes, que devemos "andar de maneira digna do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus" (Colossenses 1:10).

Devido à ênfase que o Senhor colocou sobre a paz, os seus discípulos devem ser pacificadores. Paulo disse aos romanos: "Se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens" (Romanos 12:18). Claro que, como vamos notar no próximo ponto, a paz nem sempre é possível. No entanto, não deve ser culpa do povo de Deus quando a paz não está presente. Devemos "buscar a paz com todos os homens" (Hebreus 12:14).

Aqueles que são "pacificadores" são abençoados porque eles serão "chamados filhos de Deus". Há duas razões para isso. Primeiro, podemos ser "filhos de Deus" através da partilha de um propósito comum com ele. Como Jesus sempre fez as coisas do Pai (João 8:29), devemos fazer o mesmo. Paulo incentivou os santos em Roma para fazer isso: "E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus" (Romanos 12:2).

Em segundo lugar, aqueles que são "chamados filhos de Deus" têm a bênção da partilha da herança do Pai. Pedro escreveu: "Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, incontaminável e imarcescível, reservada nos céus para vós" (1 Pedro 1:3-4). Se nascemos de novo – nos tornamos filhos de Deus - e continuamos a segui-Lo, podemos esperar a herança.

Aqueles Que São Perseguidos

"Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguiram e, mentindo, disserem todo mal contra vós por minha causa. Alegrai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram aos profetas que foram antes de vós" (Mateus 5:10-12).

As outras bem-aventuranças são sobre o que fazemos, dizemos e pensamos. Esta é diferente na medida em que se baseia em nossa resposta ao que os outros fazem e dizem. Também deve-se notar que Jesus passou mais tempo discutindo essa. É mais difícil ver como ser perseguido é parte de uma vida "abençoada". No entanto, vemos a partir das palavras de Jesus que este é o caso.

Nestes versos, Jesus chamou a atenção para um padrão de perseguição. Assim como os profetas foram perseguidos, os discípulos devem esperar ser perseguidos também. Ainda hoje, devemos esperar a perseguição, que vão desde insultos (Mateus 5:11), difamação (1 Pedro 4:4), e em alguns casos até mesmo a morte (Apocalipse 2:10). As Escrituras claramente nos advertem que o povo de Deus sofrerá perseguição dos homens ímpios. Paulo disse a Timóteo: "Na verdade, todos os que querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos" (2 Timóteo 3:12). Pedro escreveu para preparar os cristãos para enfrentar a perseguição, bem como: "Amados, não estranheis a ardente provação que vem sobre vós para vos experimentar, como se coisa estranha vos acontecesse" (1 Pedro 4:12).

Aqueles que são "perseguidos por causa da justiça" são abençoados porque eles vão ter o seu lugar no "reino dos céus". Esta recompensa nos traz de volta ao local onde Jesus começou as Bem-aventuranças (Mateus 5:3). Como Seus discípulos, precisamos lembrar que não importa o quanto temos que sofrer nesta vida, não podemos ser separados de Deus. Paulo escreveu: "quem nos separará do amor de Cristo? a tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte o dia todo; fomos considerados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor" (Romanos 8:35-39).

Além disso, embora possamos ser perseguidos, podemos olhar para a frente para o céu. Quando Paulo foi preso e enfrentou a morte, ele disse a Timóteo: "Quanto a mim, já estou sendo derramado como libação, e o tempo da minha partida está próximo. Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda" (2 Timóteo 4:6-8). Esta recompensa está disponível para todos nós, se permanecermos fiéis ao Senhor.

Conclusão

A vida de um discípulo é uma vida abençoada, embora nem sempre é evidente nesta vida - especialmente quando estamos diante da perseguição por nossa fé. No entanto, se nós humildemente seguirmos o Senhor e nos submetermos à sua vontade, ele estará conosco e nos abençoará ricamente.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem