Série: Sermão da Montanha - Uma Vida Justa

Série: Sermão da Montanha - Uma Vida Justa
Texto: Mateus 5

Introdução: Depois de descrever a vida de um discípulo como abençoada, Jesus dirigiu Sua mensagem para uma discussão de justiça. Ele tocou nisso nas Bem-aventuranças (Mateus 5:6). Como observamos no estudo anterior, ser justo é estar certo pelo padrão de Deus, não pelo padrão do homem.

Os versículos que iremos considerar aqui expandem essa ideia. Podemos observar pelas palavras de Jesus que a vida de um discípulo é uma vida justa.

Exemplo para os outros

"Vós sois o sal da terra; mas se o sal se tornar insípido, com que se há de restaurar-lhe o sabor? Para nada mais presta, senão para ser lançado fora, e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte; nem os que acendem uma candeia a colocam debaixo do alqueire, mas no velador, e assim ilumina a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus" (Mateus 5:13-16).

Jesus usou três analogias para enfatizar o fato de que devemos ser exemplos para os outros.

Primeiro, Ele disse que somos "o sal da terra" (Mateus 5:13). O sal é um conservante. Claro, isso não significa que se pudermos aumentar o número de pessoas justas no mundo, então o julgamento de Deus será adiado. Paulo disse aos atenienses que Deus "porquanto determinou um dia em que com justiça há de julgar o mundo..." (Atos 17:31). Em vez disso, agimos como "conservadores" em que, vivendo com retidão, estamos preservando o que é bom e correto na terra. Pelo nosso exemplo justo, estamos mostrando aos outros o que é certo e incentivando-os por nossa influência a serem bons também.

Segundo, Jesus disse que somos "a luz do mundo" (Mateus 5:14). A luz é importante porque mostra o caminho. O salmista escreveu: "A tua palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho" (Salmo 119:105). Novamente, pelo nosso exemplo, quando somos dirigidos pela Palavra de Deus, estamos mostrando aos outros o caminho que devem seguir. Paulo encorajou os irmãos em Filipos a serem diferentes do mundo: "para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus imaculados no meio de uma geração corrupta e perversa, entre a qual resplandeceis como luminares no mundo" (Filipenses 2:15). Jesus explicou a clara e inconfundível diferença entre o certo (claro) e o errado (escuridão): "E o julgamento é este: A luz veio ao mundo, e os homens amaram antes as trevas que a luz, porque as suas obras eram más. Porque todo aquele que faz o mal aborrece a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas" (João 3:19-20). Aqueles que fazem o bem - contanto que não se comprometam - não se misturarão com aqueles que fazem o mal. Por nossas ações, destacamos o contraste entre o certo e o errado.

Terceiro, Jesus descreveu Seus discípulos como "uma cidade situada sobre um monte"(Mateus 5:14). Isso significa que somos altamente visíveis, enfatizando novamente o nosso exemplo. Uma cidade em uma colina não somente é altamente visível, como também está em uma posição de força. O sábio escreveu: "Torre forte é o nome do Senhor; para ela corre o justo, e está seguro" (Provérbios 18:10). Aqueles que são justos têm a força de Deus para protegê-los. Devemos viver com retidão porque confiamos em Deus para nos salvar.

Nossa justiça deve ser visível para os outros. Jesus disse que outros deveriam "ver as vossas boas obras e glorificar vosso Pai que está nos céus" (Mateus 5:16). Devemos ser um exemplo para os outros em tudo o que fazemos. A maneira como fazemos isso é através de uma vida justa.

Ênfase na importância da lei

"Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, até que tudo seja cumprido. Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus" (Mateus 5:17-19).

Muitos no mundo religioso têm um mal-entendido quando se trata da lei como se relaciona com o nosso seguir a Cristo. Eles acreditam que devemos obedecer ao "espírito" da lei e não à "letra" da lei. Em outras palavras, eles pensam que devemos nos concentrar no que percebemos o propósito da lei de Deus, em vez de nos detalhes de Suas instruções.

No entanto, o que vemos nas palavras de Jesus é um respeito pela lei de Deus - até mesmo a "letra" da lei. Jesus disse: "até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, até que tudo seja cumprido" (Mateus 5:18). Deus espera que possamos refletir esta atitude de respeito pela Sua palavra, para que tenhamos cuidado ao lidar com ela. Paulo disse a Timóteo: "Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade" (2 Timóteo 2:15). Como somos cuidadosos? Considere o confronto de Jesus com os Saduceus, no qual Ele provou que há uma ressurreição baseada no tempo de um verbo (tempo presente em vez de tempo passado) no texto bíblico: "E, quanto à ressurreição dos mortos, não lestes o que foi dito por Deus: Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó? Ora, ele não é Deus de mortos, mas de vivos. E as multidões, ouvindo isso, se maravilhavam da sua doutrina" (Mateus 22:31-33). Se devemos aprender e aplicar corretamente a palavra de Deus, devemos ter cuidado em manuseá-la e não ignorar os detalhes.

Sabemos que a Lei de que Jesus falou desde então foi pregada na cruz (Colossenses 2:14). Mas lembre-se do propósito de Jesus neste sermão - mostrar como um discípulo deve ser. Os discípulos de Cristo devem respeitar a palavra de Deus o suficiente para que nos preocupemos em seguir até mesmo os detalhes dela.

Exceder a Justiça dos escribas e fariseus

"Pois eu vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus" (Mateus 5:20).

Os escribas e fariseus eram as elites religiosas daquele tempo. O ponto de Jesus é que aqueles que parecem ser religiosos não são nosso padrão. Seguimos a Cristo, não a outros homens. Paulo escreveu aos irmãos em Corinto para adverti-los sobre isso: "Quero dizer com isto, que cada um de vós diz: Eu sou de Paulo; ou, Eu de Apolo; ou Eu sou de Cefas; ou, Eu de Cristo. Será que Cristo está dividido? Foi Paulo crucificado por amor de vós? Ou fostes vós batizados em nome de Paulo?" (1 Coríntios 1:12-13). Não importa quem são os homens que possamos estar considerando, não podemos segui-los sobre Cristo.

Os escribas e fariseus se concentravam na "letra" da lei, excluindo o "espírito" da lei. Como observamos no ponto anterior, a "letra" da lei é importante; mas não podemos negligenciar o propósito para o qual a lei foi dada. Jesus condenou os escribas e fariseus por isso mais tarde: "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e tendes omitido o que há de mais importante na lei, a saber, a justiça, a misericórdia e a fé; estas coisas, porém, devíeis fazer, sem omitir aquelas" (Mateus 23:23). Não podemos negligenciar os detalhes da lei de Deus ou os conceitos mais amplos que são ensinados nela.

Também não devemos olhar para a palavra de Deus a fim de encontrar "brechas" para justificar nosso comportamento. Isto era o que estes indivíduos estavam fazendo e Jesus os expôs por isso: "Ele, porém, respondendo, disse-lhes: E vós, por que transgredis o mandamento de Deus por causa da vossa tradição? Pois Deus ordenou: Honra a teu pai e a tua mãe; e, Quem maldisser a seu pai ou a sua mãe, certamente morrerá. Mas vós dizeis: Qualquer que disser a seu pai ou a sua mãe: O que poderias aproveitar de mim é oferta ao Senhor; esse de modo algum terá de honrar a seu pai. E assim por causa da vossa tradição invalidastes a palavra de Deus" (Mateus 15:3-6). Eles pesquisaram meticulosamente a lei de Deus, não para segui-la exatamente, mas para encontrar o que eles acreditavam ser uma "brecha" que lhes permitiria ignorar uma parte da lei que eles não queriam seguir. Se quisermos seguir fielmente a Cristo, devemos nos esforçar para alcançar um padrão mais elevado do que as elites religiosas da época.

Explicando o "Espírito" da Lei

Depois de discutir a importância de seguir a "letra" da lei, Jesus explicou por que era importante seguir o "espírito" da lei. Isto não foi com o propósito de encontrar uma "brecha" - como os escribas e fariseus - mas para entender e cumprir mais plenamente a vontade de Deus que foi expressa através de Seus mandamentos.

"Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; e, quem matar será réu de juízo. Eu, porém, vos digo que todo aquele que se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e quem disser a seu irmão: Raca, será réu diante do sinédrio; e quem lhe disser: Tolo, será réu do fogo do inferno. Portanto, se estiveres apresentando a tua oferta no altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai conciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem apresentar a tua oferta. Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele; para que não aconteça que o adversário te entregue ao guarda, e sejas lançado na prisão. Em verdade te digo que de maneira nenhuma sairás dali enquanto não pagares o último ceitil" (Mateus 5:21-26).

O homicídio foi explicitamente condenado sob a Lei Antiga (Êxodo 20:13). A condenação de quem "derrama o sangue do homem" foi dada muito antes a Noé (Gênesis 9:6). No Novo Testamento, Paulo indicou que o homicídio é um pecado "contrário ao ensinamento sadio" (1 Timóteo 1:9-10). No entanto, havia uma razão pela qual o homicídio foi condenado e não homicídios acidentais (Números 35:10-12, 22-25) ou agindo em legítima defesa (Êxodo 22:2). A razão era porque o homicídio envolvia ira contra outra pessoa. Jesus disse: "Eu, porém, vos digo que todo aquele que se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo"(Mateus 5:22). A irra é classificada como uma das "ações da carne" que impede que alguém herde o reino de Deus (Gálatas 5: 19-21). João escreveu: "Todo o que odeia a seu irmão é homicida; e vós sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo ele" (1 João 3:15). A ira é condenada mesmo que nunca conduza ao assassinato.

"Ouvistes que foi dito: Não adulterarás. Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela. Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno. E, se a tua mão direita te faz tropeçar, corta-a e lança-a de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que vá todo o teu corpo para o inferno" (Mateus 5:27-30).

Embora todas as formas de fornicação fossem condenadas na Lei (Levítico 18: 6-23), os Dez Mandamentos enfatizavam o adultério como sendo contrário à vontade de Deus (Êxodo 20:14). Paulo disse aos irmãos em Corinto que "os injustos não herdarão o reino de Deus" (1 Coríntios 6: 9). Esse número incluiu "adúlteros". No entanto, Jesus explicou que a condenação do adultério também proibia fantasiar sobre o ato de adultério. O problema com a luxúria é que ela leva ao pecado. Tiago escreveu: "Cada um, porém, é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência; então a concupiscência, havendo concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte" (Tiago 1:14-15). Por causa do perigo representado pela luxúria e pela injustiça produzida por ela, Jó se comprometeu: "Fiz pacto com os meus olhos; como, pois, os fixaria numa virgem? ” (Jó 31:1). A luxúria é condenada mesmo se nunca progride até o ato de cometer um adultério.

"Também foi dito: Quem repudiar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio. Eu, porém, vos digo que todo aquele que repudia sua mulher, a não ser por causa de infidelidade, a faz adúltera; e quem casar com a repudiada, comete adultério" (Mateus 5:31-32).

Jesus citou a instrução dada na Lei de Moisés de rejeitar a esposa (Deuteronômio 24:1-4). Mais tarde, Jesus seria questionado especificamente sobre este texto (Mateus 19: 7). Os fariseus pensaram que Jesus estava ignorando a alegada permissão para se divorciar quando explicou a lei de Deus sobre o casamento: "Não tendes lido que o Criador os fez desde o princípio homem e mulher, e que ordenou: Por isso deixará o homem pai e mãe, e unir-se-á a sua mulher; e serão os dois uma só carne? Assim já não são mais dois, mas uma só carne. Portanto o que Deus ajuntou, não o separe o homem" (Mateus 19:4-6). A instrução em Deuteronômio 24:1-4 não foi dada porque Deus estava concedendo novas permissões para o divórcio; Em vez disso, foi dada para regular e, mais importante, limitar o divórcio. Foi por isso que Jesus disse: "Pela dureza de vossos corações Moisés vos permitiu repudiar vossas mulheres; mas não foi assim desde o princípio" (Mateus 19:8). O Senhor espera que "o casamento ... seja honrado entre todos" (Hebreus 13:4). Ignorar os votos matrimoniais foi condenado, mesmo que se cumprissem certos requisitos "legais" para acabar com o casamento.

"Outrossim, ouvistes que foi dito aos antigos: Não jurarás falso, mas cumprirás para com o Senhor os teus juramentos. Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus; nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei; nem jures pela tua cabeça, porque não podes tornar um só cabelo branco ou preto. Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; não, não; pois o que passa daí, vem do Maligno" (Mateus 5:33-37).

A Lei de Moisés declarou: "não jurareis falso pelo meu nome, assim profanando o nome do vosso Deus. Eu sou o Senhor" (Levítico 19:12). O sábio escreveu: "Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos. O que votares, paga-o"(Eclesiastes 5:4). No entanto, só porque lhes foi dito para cumprirem suas promessas quando fizerem um voto não significa que eles foram autorizados a deixar de cumprir a sua palavra em outros momentos. O povo de Deus deve ser honesto e falar a verdade o tempo todo. Paulo escreveu: "Por isso, deixando de lado a mentira, fale a verdade cada um de vocês com seu próximo, pois somos membros uns dos outros" (Efésios 4:25). Aos irmãos de Colossos, ele escreveu: "Não mintais uns aos outros, porque deixastes de lado o velho eu com as suas más práticas" (Colossenses 3: 9). A desonestidade é condenada mesmo que nunca se faça um "voto".

"Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. Eu, porém, vos digo que não resistais ao homem mau; mas a qualquer que te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; e ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa; e, se qualquer te obrigar a caminhar mil passos, vai com ele dois mil. Dá a quem te pedir, e não voltes as costas ao que quiser que lhe emprestes" (Mateus 5:38-42).

Em toda sociedade, é necessário punir os crimes. O sábio explicou o que acontece quando isto não é feito: "Porquanto não se executa logo o juízo sobre a má obra, o coração dos filhos dos homens está inteiramente disposto para praticar o mal" (Eclesiastes 8:11). Jesus citou uma passagem que descrevia como as punições devem ser cada vez mais severas, já que o crime é mais severo (Levítico 24:17-20). Mas é importante lembrar a quem foi dado o papel de realizar tal punição. Paulo explicou que as autoridades civis têm o papel divinamente dado de punir crimes: "Porque os magistrados não são motivo de temor para os que fazem o bem, mas para os que fazem o mal. Queres tu, pois, não temer a autoridade? Faze o bem, e terás louvor dela; porquanto ela é ministro de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus, e vingador em ira contra aquele que pratica o mal" (Romanos 13:3-4). Por isso, disse aos santos em Roma: "Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira de Deus, porque está escrito: Minha é a vingança, eu retribuirei, diz o Senhor" (Romanos 12:19). A vingança contra alguém é condenada, mesmo que seja em resposta a um crime cometido contra aquele que busca vingança.

"Ouvistes que foi dito: Amarás ao teu próximo, e odiarás ao teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai que está nos céus; porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e faz chover sobre justos e injustos. Pois, se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis demais? Não fazem os gentios também o mesmo?" (Mateus 5:43-47).

Amar o próximo foi ordenado (Levítico 19:18). No entanto, a segunda parte disto que tinham ouvido - "odiarás ao teu inimigo” - não fazia parte da lei. Foi uma conclusão errada que foi elaborada com base no mandamento de amar o próximo. O povo de Deus deve amar todas as pessoas. Paulo disse aos irmãos em Tessalônica: "e o Senhor vos faça crescer e abundar em amor uns para com os outros e para com todos, como também nós abundamos para convosco" (1 Tessalonicenses 3:12). Odiar o inimigo é condenado mesmo se alguém ainda ama o próximo.

Esforce-se para ser perfeito como Deus

"Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celestial" (Mateus 5:48).

No final desta seção, Jesus deu a meta - Seus discípulos devem ser como Deus. Obviamente, nunca seremos perfeitos sem pecado. Paulo deixou isso claro quando escreveu: "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus" (Romanos 3:23). Mas devemos lutar por isso.

Como fazemos isso? Nós praticamos a justiça. João escreveu: "Filhinhos, ninguém vos engane; quem pratica a justiça é justo, assim como ele é justo" (1 João 3:7). Devemos respeitar Deus e Sua palavra o suficiente para que sigamos a "letra" e o "espírito" da lei.

Conclusão

A vida de um discípulo é uma vida justa. Isso significa que nos conformamos com o padrão de Deus e não com o padrão do homem. Procuremos ser como Deus e deixar nossa luz brilhar diante dos homens.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem