A Unção do Santo

A Unção do Santo
Texto: 1 João 2:20-23

Introdução: Nos versículos 18 e 19, João pinta um quadro sério, se não chocante, da obra dos anticristos dentro da igreja. No Brasil corporativo, muitas vezes ouvimos falar de aquisições hostis. Esteja certo de que os anticristos dentro da cristandade, dentro das denominações e dentro da igreja local estão inclinados a um controle hostil da igreja. Literalmente, eles estão determinados a assumir o controle da igreja, ou para ser mais preciso, Satanás, o príncipe deste mundo, está determinado a usá-los para assumir o controle da igreja.

A pergunta que devemos fazer é: quão bem-sucedidos eles têm sido? Onde procuramos provas de aquisições hostis e, se elas existirem, o que podemos fazer a respeito? Posteriormente, compartilharei algumas coisas de dois livros que falam do sucesso chocante dos anticristos na igreja na América durante o século passado. Mas, para muitos de nós, a batalha ainda é violenta.

A questão, entretanto, não é apenas o que aconteceu às igrejas e denominações, mas o que aconteceu - e está acontecendo - no nível individual. Os membros da igreja estão sendo conformados à imagem de Cristo ou estão sendo conformados ao mundo? Os anticristos, como vimos nos versículos 18 e 19, são membros perdidos da igreja que diminuiriam a divindade ou a humanidade de Jesus Cristo. Se essas pessoas conseguirem assumir o controle da igreja, seduzem os cristãos que não estão fundamentados na sã doutrina.

I. Os Verdadeiros Crentes São Contrastados Com os Anticristos. V.20-21.

20 Ora, vós tendes a unção da parte do Santo, e todos tendes conhecimento. 21 Não vos escrevi porque não soubésseis a verdade, mas porque a sabeis, e porque nenhuma mentira vem da verdade”

A. “Mas, vós” Contrasta os Verdadeiros Crentes com os Falsos Crentes.

1. “Conversão” implica uma mudança.

2. “Arrependimento” exige uma caminhada diferente.

a. Você está andando na luz ou nas trevas (1 João 1:7).

b. Os crentes não andam com os incrédulos.

c. Os descrentes não podem andar na luz.

d. Os crentes não podem andar como antes.

B. Os verdadeiros crentes têm a unção do "Santo".

1. João não disse que alguns de vocês têm unção.

2. “Vós” significa que todos os verdadeiros creem em Jesus Cristo.

a. Quando você é salvo, é habitado pelo Santo.

b. Devemos estar continuamente cheios do Santo.

Existem três ocorrências de “unção” no Novo Testamento. Elas são encontradas aqui e no versículo 27. Essa unção se refere à obra do Espírito Santo na vida do crente (ver também, João 14:17; 15:26; 16:13). A palavra é traduzida como “unção”. A unção ou unção é total e completamente obra do Espírito Santo. Ninguém é ungido por si mesmo e ninguém pode ser ungido por outro.

3. “O Santo” é o Espírito Santo.

a. Nenhuma pessoa perdida foi ungida pelo Espírito Santo.

b. Ninguém além do Santo jamais ungiu alguém.

C. “todos tendes conhecimento” porque é ungido pelo Espírito Santo.

1. Isso não incentiva uma atitude de sabe-tudo.

2. Isso não significa que você não precise estudar para conhecer a verdade (2 Timóteo 2:15).

3. O que significa é que você discerne entre a verdade e o erro porque foi ungido pelo Espírito Santo.

D. Agora, vamos examinar alguns princípios desta unção.

Há uma coisa que devemos entender, e temo que a igreja moderna tenha feito um trabalho muito ruim ao ensinar isso aos membros. Vamos ser sinceros, ou falhamos com eles ou “O Santo” falhou com eles! Onde você acha que está a culpa?

Parece que muitos veem esta unção como uma experiência especial que recai sobre certos indivíduos que são particularmente "abençoados". Outros veem isso como uma experiência sobrenatural que pode acontecer a eles várias vezes em resposta à sua busca por meio de oração especialmente intensa, jejum ou algum outro serviço.

No entanto - e devemos entender isso - quando você recebe Jesus Cristo como seu Salvador, você simultaneamente recebe Deus Pai como seu Senhor, e o Espírito Santo como a presença de Deus em seu interior. Você é milagrosamente, sobrenaturalmente habitado de uma vez por todas pelo Espírito Santo no ponto de sua salvação. Agora, isso significa que Ele terminou com você nesse ponto?

Absolutamente não! Quando você recebe o Espírito Santo, Ele entra em sua vida para capacitá-lo a andar na luz, a andar como Jesus andou, a andar com Jesus Cristo no espírito. Ele é o seu divino Guia e Mestre, chamando à sua lembrança as Escrituras que Ele armazenou em seu espírito para capacitá-lo a tomar as decisões corretas e honrar nosso Pai Celestial.

O objetivo e ministério do Santo na vida do crente é conformá-los à imagem de Jesus Cristo (Romanos 8:29). Uma das maneiras pelas quais Ele faz isso é nos levar a ter os pensamentos de Jesus - “Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus” (Filipenses 2:5). Sua educação não foi uma experiência única. Nem é a sua santificação. Você é santificado sobrenaturalmente pelo Espírito Santo, pois Ele tem permissão para nutri-lo e desenvolvê-lo dia a dia e momento a momento. Estamos sendo santificados diariamente, continuamente à medida que você permite que Ele faça Sua obra - pelo menos esta é a Sua vontade e desejo.

Você é habitado pelo Espírito Santo no ponto de sua salvação, mas cada crente precisa ser continuamente cheio do Espírito Santo. Quando eu estava no ginásio, descobri um livro na biblioteca da escola. O título era Deus é meu copiloto, e foi escrito pelo coronel Robert A. Scott (mais tarde general Scott, se bem me lembro). Talvez você tenha visto essas palavras em um adesivo de para-choque. Bem, deixe-me dizer uma coisa - Deus nunca se candidatou ao trabalho como seu copiloto. O que Ele deseja é ser seu Piloto - e, devo acrescentar, seu Navegador. O que isso significa é que você deve continuar tendo essa unção, ou continuar sendo cheio do Espírito Santo.

Agora, vejamos algumas das coisas envolvidas nesta unção.

1. Unção denota uma nomeação ou comissão.

2. Você é ungido quando recebe o Cristo, o Ungido.

3. Você é habitado pelo Espírito Santo no momento da sua salvação.

a. Você é habitado de uma vez por todas pelo Espírito Santo.

b. Você recebe todo o Espírito Santo que você vai receber, naquele momento.

c. A santificação tem a ver com o quanto Ele tem de você.

4. Cada crente é habitado pelo Espírito Santo no momento de sua salvação.

5. Essa unção tem o efeito de nos ordenar ao sacerdócio dos crentes.

a. No Antigo Testamento, o óleo era colocado na cabeça.

b. No Novo Testamento, o Espírito Santo é colocado no coração.

6. Todo crente é afetado pela presença interior do Espírito Santo.

a. Você pode ser cheio diariamente com o Espírito.

b. Você pode entristecer o Espírito Santo por causa do pecado (Efésios 4:30).

c. Você pode extinguir o Espírito por não se render a Ele (1 Tessalonicenses 5:19).

E. Veja algumas das implicações doutrinárias da unção do Santo.

1. Você continua tendo essa unção do ponto de vista da sua salvação.

Não estamos falando sobre “como me sinto em meu coração” em nenhum momento específico. Meus sentimentos mudam de vez em quando, geralmente dependendo do meu humor no momento, mas com mais frequência em resposta às minhas circunstâncias. Existem muitos charlatães espirituais por aí e eles podem enganar tanto os jovens como os crentes ignorantes. Eles precisam entender a obra do Espírito Santo em nutri-los. Estamos falando sobre a necessidade de enchimento contínuo por Aquele que habita em nós.

2. Esta habitação é um fato doutrinário.

“Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele” (Romanos 8:9).

2 Só isto quero saber de vós: Foi por obras da lei que recebestes o Espírito, ou pelo ouvir com fé? 3 Sois vós tão insensatos? tendo começado pelo Espírito, é pela carne que agora acabareis?” (Gálatas 3:2-3).

3. A habitação é chamada de unção em 1 João 2:20.

4. A habitação é para todos os crentes na era da igreja.

a. Jesus prometeu isso em João 7:39. “Ora, isto ele disse a respeito do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito ainda não fora dado, porque Jesus ainda não tinha sido glorificado”

b. Ele prometeu aos crentes o Espírito Santo em João 14:16. “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre”

5. A habitação do Espírito significa que Jesus Cristo está no coração, Apocalipse 3:20; Romanos 8:10.

6. A habitação do Espírito Santo é diferente de encher-se pelo Espírito Santo.

a. A habitação vem no momento da salvação (Gálatas 4:6).

b. O enchimento é contínuo (Efésios 5:18).

7. O propósito da habitação do Espírito Santo é dado em Atos 1:8.

8. Jesus foi ungido com o Espírito Santo (Atos 10:38).

F. Considere a analogia da unção do sacerdote com o azeite

1. O azeite lubrifica - o Espírito Santo evita o atrito.

2. O azeite ajuda na cura - o Espírito Santo cura feridas.

3. O azeite era um combustível para lâmpadas - o Espírito Santo ilumina nossos corações.

4. O azeite gera poder - o Espírito Santo capacita os crentes (Atos 1:8).

5. O azeite adorna e enfeita - o Espírito Santo torna os crentes mais atraentes.

II. Jesus ​​Cristo é O Único Caminho Para O Pai. V. 22-23.

22 Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Esse mesmo é o anticristo, esse que nega o Pai e o Filho. 23 Qualquer que nega o Filho, também não tem o Pai; aquele que confessa o Filho, tem também o Pai”

A. Aquele que nega que Jesus é o Cristo é um mentiroso.

1. A tradução das Testemunhas de Jeová mente: Jesus não é "um deus".

2. Os Mórmons estão errados: Ele nunca foi irmão de Lúcifer.

3. Os muçulmanos estão mentindo: Jesus não foi apenas um grande profeta como Maomé.

4. O ateu está mentindo: Jesus é o Filho de Deus, manifestado com poder.

5. Os membros da Nova Era estão mentindo: o Jesus da Bíblia não é o Jesus das religiões da Nova Era.

6. Os liberais estão mentindo: Jesus não é um caminho para Deus, Ele é o único caminho para Deus.

B. Ele é o Anticristo que nega o Pai e o Filho.

1. Os anticristos dos dias de João eram gnósticos que negaram que Jesus veio em carne.

2. Eles negaram o relacionamento entre o Pai e o Filho.

3. Os anticristos estão ativos na igreja hoje.

Não é preciso negar a existência de Deus ou de Jesus Cristo para ser um anticristo. Tudo o que ele precisa fazer é ensinar uma falsa doutrina sobre o Pai ou o Filho. Isso está acontecendo o tempo todo e, infelizmente, muito é feito em uma igreja ou outra. Homossexuais são ordenados ao ministério, homossexuais são unidos em casamento e teólogos “populares” citados nos jornais estão promovendo a diversidade - eles são inclusivos, não exclusivos. Eles seletivamente citam as Escrituras para justificar o comportamento ímpio. Esses anticristos modernos estão abertos para quase tudo, exceto Jesus Cristo.

C. Aquele que reconhece o filho tem o pai também.

1. Somos salvos pelo Deus Triúno: Pai, Filho e Espírito.

2. Aqueles que conhecem o Filho conhecem o pai.

a. Só quem conhece o Filho conhece o pai.

b. Não existem muitos caminhos para o Pai.

c. Todo mundo não está indo para o céu.

d. Muitas pessoas rejeitarão Jesus Cristo e passarão a eternidade no Inferno.

3. Jesus salva, e somente Jesus (Atos 4:12).

Conclusão: Deixe João concluir esta mensagem para nós: 22 Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Esse mesmo é o anticristo, esse que nega o Pai e o Filho. 23 Qualquer que nega o Filho, também não tem o Pai; aquele que confessa o Filho, tem também o Pai”

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem