Preparando o Cenário – A História de José

Preparando o Cenário – A História de José
Texto: Gênesis

Introdução: Em cada período da história, existem líderes e estadistas que se destacam e são lembrados por vários motivos. Na América, muitos olham para trás para o presidente John F. Kennedy como um deles. Os historiadores há muito especulam sobre como os Estados Unidos poderiam ter sido diferentes se ele tivesse sobrevivido ao primeiro mandato e vencido um segundo.

Em vez disso, ele foi assassinado no terceiro ano de sua presidência. Kennedy foi o homem mais jovem a ser eleito presidente. Ele era bonito, rico e tinha uma linda esposa. Na verdade, seu mandato em Washington foi chamado por muitos de Camelot e ele foi o presidente popular na era moderna. No Reino Unido, muitos olham para trás com gratidão a Deus por Winston Churchill que conduziu a nação durante os dias sombrios da guerra. Agora, um estadista na Bíblia parece ter desfrutado do mesmo nível de popularidade que Kennedy e Churchill. Seu nome era José, filho de Jacó. Ele nasceu em uma posição de destaque em Canaã, depois foi vendido como escravo no Egito, mas depois se tornou o segundo homem mais poderoso da terra. A história de José tem tudo. Tem ambição, tentação e um tema de pobreza para palácio. Ele foi certamente um líder que se destacou em sua época e é lembrado desde então.

Poucos eram iguais a ele em caráter, percepção e consistência. José deveria deixar uma marca para Deus que as areias do Egito ou as eras de milênios não podem apagar. Sua influência foi estender-se do palácio de um Faraó egípcio ao seu coração e ao meu nesta era nuclear. Agora, a biografia de José divide-se nitidamente em três segmentos distintos.

1. Desde seu nascimento até dezessete anos: (Gênesis 30:24 - 37:2)

Durante este tempo, a família de José estava em transição, todos estavam inquietos, em movimento. A amargura estava se formando enquanto sua família entrava em confronto e discutia com ciúme e ódio.

2. De dezessete a trinta anos: (Gênesis 37:2 - 41:46)

Aqui José atinge a juventude. Parece que sua vida está fora de controle. A escravidão, a acusação injusta e a prisão o assaltam.

3. Dos trinta anos à morte: (Gênesis 41:46 - 50:26)

Veja, os últimos oitenta anos da vida de José são anos de prosperidade e recompensa sob a bênção de Deus. Ele teve a oportunidade de se vingar de seus irmãos, de arruiná-los para sempre. Em vez disso, ele abençoou, protegeu e perdoou.

Agora é interessante que um quarto do Livro do Gênesis do (Capitulo 37 ao Capitulo 50) é composto pelo relato da vida de José. Mais de Gênesis é dado a José do que a qualquer um dos outros personagens principais. Esse fato por si só é prova de sua importância em termos de história do Antigo Testamento. Agora podemos abordar a vida de José de muitos ângulos. Poderíamos olhar para isso, historicamente, pois sua vida explica o desenvolvimento da raça hebraica, poderíamos olhar para isso providencialmente, pois aqui vemos o coração de Deus planejando e a mão de Deus moldando, poderíamos olhar para isso devocionalmente, pois José é o epítome da piedade, e poderíamos olhar para isso. Normalmente, José é um belo tipo do Senhor Jesus. Esta …. Eu quero que vejamos que em José vemos:

I. O Vínculo Que Deus Estabelece

Veja, José serve como elo entre os livros de Gênesis e Êxodo, uma dobradiça sobre a qual gira a história dos descendentes de Abraão. José é uma ponte para:

A. A continuidade da Bíblia

Muito está escrito sobre José na Bíblia, porque sua vida explica as circunstâncias. Sem o registro de José, ficaríamos muito intrigados com as circunstâncias descritas no Livro do Êxodo. Não saberíamos por que Israel estava tão firmemente entrincheirado no Egito, como eles chegaram lá e por que permaneceram tanto tempo. Sabemos o que Êxodo quis dizer quando afirma que a perseguição de Israel começou quando um rei se levantou e não conhecia José. (Êxodo 1:8)

Todos esses e muitos outros quebra-cabeças não seriam resolvidos se não tivéssemos a história de José na Bíblia. Veja, sem sua história haveria uma lacuna séria na continuidade da Palavra de Deus e a continuidade é uma marca registrada importante nas Escrituras.

A. A multiplicidade da nação

Se você não falou sobre José, como você pode entender como os descendentes de Abraão deixaram de ser uma família de pastores em Canaã para uma nação de mais de dois milhões de pessoas no deserto do Sinai? Você se lembra de que, depois que José foi vendido ao Egito quando adolescente por seus irmãos, uma fome caiu sobre a terra de Canaã e do Egito?

José havia sido elevado a uma posição de autoridade no Egito e era sábio o suficiente para que a nação armazenasse grãos para os sete anos de fome. (41:48) Quando seus irmãos foram ao Egito em busca de comida para comprar, descobriram o irmão que haviam vendido como escravo anos antes. Depois de uma reunião chorosa, José trouxe seu pai, Jacó, e toda sua família setenta e dois no total (46:27 Êxodo 1:5) ao Egito para escapar da fome em Canaã. Eles se estabeleceram em Gósen, onde viveram por 430 anos (Êxodo 12:40), aumentando em número para mais de dois milhões de almas. Lemos “Assim habitou Israel na terra do Egito, na terra de Gósen; e nela adquiriram propriedades, e frutificaram e multiplicaram-se muito” (47:27)

Se José não tivesse sido enviado antes para o Egito, não haveria libertação para Israel. O tempo passou e um novo Faraó surgiu que não conhecia José. Temendo que o número crescente de hebreus pudesse ganhar muito poder, ele os reprimiu como escravos. “Mas quanto mais os egípcios afligiam o povo de Israel, tanto mais este se multiplicava e se espalhava; de maneira que os egípcios se enfadavam por causa dos filhos de Israel” (Êxodo 1:12) Você se lembra da promessa de Deus a Abrão? "Olha agora para o céu, e conta as estrelas, se as podes contar; e acrescentou-lhe: Assim será a tua descendência" (Gênesis 15:5 - 22:17) e o que Deus promete, Ele é bem capaz de cumprir. Você sabe o que é aceitar a Palavra de Deus? Descansar em Suas promessas? Entrar na presença de Deus e dizer: "Senhor, faz como tu disseste?" Agora você vê que José é o elo indispensável entre os 72 que entraram no Egito e os dois milhões que partiram? Você vê que a vida dele foi fundamental, de importância crucial. A sua vida é fundamental? É significativo para os propósitos de Deus?

II. A Lição Que Deus Ensina

Qual é a lição mais importante na vida de José? Não é a providência de Deus? Providência “é aquela obra de Deus na qual Ele preserva todas as suas criaturas, é ativo em tudo o que acontece no mundo e dirige todas as coisas para o seu fim designado”. A vida de José foi uma demonstração da providência de Deus. Ele poderia dizer com Paulo “E sabemos que todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus ...” (Romanos 8:28) David Jeremiah nos diz que quando Teddy Roosevelt estava fazendo campanha para presidente em 1912, ele foi baleado no peito ao fazer um discurso. A bala foi desviada por um discurso de cinquenta páginas dobradas e uma caixa de óculos de metal que estava no bolso interno de seu casaco. A bala alojou-se em seu peito, mas não causou danos permanentes. Roosevelt admitiu mais tarde que costumava reclamar de ter de carregar o estojo de metal pesado por aí, mas admitiu que isso salvou sua vida. O que aconteceu com Teddy Roosevelt foi providencial, e o que aconteceu com José foi providencial também. Você já pensou em,

A. As provações que José experimentou

Quero dizer, ele perdeu sua mãe quando ele era apenas um jovem garoto. (35:19) Seu pai era um trapaceiro, um vigarista, o enganador mais escorregadio que já respirou. Ele nasceu em uma família disfuncional, o estupro, a crueldade e o incesto mancharam a vida de seus irmãos e irmã, pois viviam para si próprios e para o diabo. O que José experimentou?

  • Ele foi Abandonado por seus irmãos:
  • Ele foi sediado pela esposa de Potifar:
  • Ele foi esquecido pelo mordomo:

Houve anos de um problema após o outro. Talvez a vida dele seja um espelho da sua ...? Você foi abandonado por sua família? Você tem sido falsamente acusado? Você foi traído por aqueles que pensava que apoiariam você? Você está em algum poço de desespero onde a fuga parece impossível? Veja, embora saibamos que "todas as coisas contribuem para o bem", nem sempre é evidente o que Deus está tentando fazer em nossas vidas. A vida de José nos mostra como Deus escolhe e molda um homem para usá-lo para cumprir Seu propósito geral. A confiança de José não estava em sua capacidade de entender suas circunstâncias, sua confiança estava no Deus de todas as circunstâncias.

B. A confiança que José expressou

Você se lembra de quando seus irmãos o conheceram pela primeira vez desde que foi vendido como escravo? Quero dizer, eles ficaram apavorados, pensando que José iria se vingar deles por seu antigo ato maligno. Mas ele diz a eles para não temerem. Ele diz: "porque para preservar vida é que Deus me enviou adiante de vós". (45:5)

José tentou convencer seus irmãos de que Deus estava agindo por trás de suas maquinações. Isso não tornou suas ações corretas, mas Deus usou suas ações para o bem. Ele diz: "Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; Deus, porém, o intentou para o bem" (50:20) José teve uma visão geral do que Deus havia feito. Ele viu que os propósitos de Deus eram maiores do que os planos de qualquer homem. Ele viu que Deus pode pegar uma coisa ruim e transformar em uma coisa boa. Quando Walt Disney foi o pioneiro na produção de filmes de animação na década de 1930, cada filme exigia muito trabalho. Somos informados de que cada segundo de filme visto na tela era o resultado de 24 desenhos individuais movendo-se mais rápido do que o olho humano poderia detectar. Filmes importantes como Branca de Neve e os Sete Anões exigiram mais de um milhão de desenhos individuais. Hoje, esses desenhos são feitos no computador. Veja, quando olhamos para uma tela, vemos uma imagem, sem perceber que existem dezenas de imagens individuais que nossos olhos não podem detectar. Nossos olhos funcionam em velocidade regular, enquanto o filme é executado na "velocidade do animador".

Não é assim com a providência de Deus em nossas vidas? Vemos uma “imagem” da vida de nossa perspectiva. Pode ser uma imagem preocupante, ou uma imagem maravilhosa, ou uma imagem perplexa. Podemos ver um grande problema se aproximando de nós. Mas o que não vemos são o resto das imagens que representam a obra de Deus nos bastidores. Como disse David Jeremiah, há a imagem da razão, a imagem do resultado, a imagem das ramificações, a curto e longo prazo, e a imagem do resto de nossas vidas. Deus está orquestrando todas aquelas imagens que não podemos ver para criar a imagem completa que algum dia veremos. O desafio para nós é confiar não apenas no que nossos olhos veem, mas no que não vemos, andar pela fé, não pela vista. Não foi isso que José fez? Desde os primeiros dias como uma criança, ele aprendeu a acreditar que o que ele não podia ver era mais importante do que o que ele podia. Ele nunca questionou o que Deus estava fazendo. "Por que Senhor?" nunca passou pelos lábios de José. Ele acreditava que a mão de Deus estava trabalhando em todos os eventos de sua vida. Você percebe que Deus tem um propósito até nas coisas ruins que acontecem conosco?

III. A Vida Que Deus Exige

Veja, a vida de José é um padrão para nós, cristãos hoje. Paulo diz: “Agora, todas essas coisas lhes aconteceram como exemplos e foram escritas para nossa admoestação”. (1 Coríntios 10:11). A maior característica de José foi sua fidelidade absoluta a Deus em todas as circunstâncias. Ele nunca cedeu à mentalidade que diz "Quando em Roma, faça como os romanos". Ele nunca reclamou e nunca se comprometeu. O Senhor sempre foi o chefe e a realidade determinante em sua vida. Você quer ver a vida que Deus exige? Abra em (2 Pedro 1:2-8). Quero que você veja como José acrescentou essas graças espirituais à sua vida, mesmo em meio à adversidade.

A. Fé

José tinha fé, houve um tempo em que ele confiou na vinda do Redentor. Ele sabia que precisava de um substituto, sabia que Deus era santo e ele era pecador, então ele confiou em um Redentor que ainda estava por vir, não é? E ele cresceu no Senhor. Alguns crentes nunca crescem, mas olhe para José.

B. Virtude

Mais tarde, na história de José, Jacó diz: “José foi separado de seus irmãos”. (49:26) De fato ele era. Ele não se envolveu com os pecados de seus irmãos mais velhos. Ele não era um falador, mas um proclamador da verdade.

C. Conhecimento

Deus deu a ele conhecimento espiritual por meio dos sonhos. Quando você é salvo e cresce no Senhor, deve começar a ver as coisas de maneira diferente das outras pessoas. Você vê as coisas da perspectiva do céu.

D. Temperança

Autocontrole. Quero dizer, José foi continuamente tentado pela esposa de Potifar a ter relações sexuais com ela. Quem saberia? Claro que ele era apenas um escravo, não seria sua culpa se cedesse. Não, ele tinha autocontrole. Ele fugiu. É assim que você exerce o autocontrole? Você foge das luxúrias juvenis?

E. Paciência

Pense nos anos que ele passou na prisão. Completamente inocente, falsamente acusado. Ele acrescentou paciência.

F. Piedade

Vez após vez em sua história, lemos que o “Senhor estava com José”. (39:2) Então, quando se apresenta a Faraó, Faraó faz esta declaração notável: "Podemos encontrar alguém como este, um homem em quem está o Espírito de Deus?" (41:38) As pessoas reconheceram que José era um homem piedoso.

G. Bondade fraternal

Quando seus irmãos desceram ao Egito para comprar alimento, não foi isso que ele exibiu? Bondade fraternal. Você está começando a ver a vida que Deus exige.

H. Caridade

Amor. A Bíblia diz, o amor “não suspeita mal”. (1 Coríntios 13:5) Não mantém um registro feito para você. Você vê esses irmãos? Eles queriam matá-lo, então o venderam a traficantes de escravos, que o trouxeram para o Egito. Mas veja como ele chora em seus ombros e mostra o amor do perdão e se preocupa com eles e os nutre e os protege. Quando o velho Jacó morre, eles suspeitam que ele irá se vingar agora deles, mas quando ele percebe o que eles estão pensando, ele chora. (50:17) A vingança não estava na mente de José. Você vê como este homem amava seus irmãos? Veja, ele não apenas perdoou seus crimes, ele falou gentilmente com eles e procurou remover seus temores. É esse o tipo de amor que você tem por seus irmãos em Cristo? É um amor que perdoa? É um amor carinhoso? É um amor de sacrifício? Bem, esta é a vida que Deus exige.

IV. O Homem Que Deus Honra

Você se lembra do que o Senhor Ressuscitado fez àqueles dois discípulos desanimados na estrada para Emaús? “E começando por Moisés e todos os profetas, Ele explicou-lhes em todas as Escrituras as coisas concernentes a Si mesmo” (Lucas 24:27) Essas são as passagens nas Escrituras que se referem a Ele mesmo. Sem dúvida, Ele se referiu a José como um tipo de si mesmo, pois, como nosso Senhor, você nunca vai ler sobre nada que José tenha feito de errado. Não há registro de suas falhas. Veja, quando você olha para José, você vê Jesus.

A. Vemos José reverenciado por seu pai

Ele era o filho amado do pai. (37:3) Ele era muito estimado por seu pai. Ele foi homenageado por seu pai. Ele recebeu a “túnica de várias cores”. (37:3) Este era um manto ou túnica de mangas compridas que chegava aos tornozelos. Mas o que isso significa? Isso significava patente. Isso indicava que o usuário era um supervisor ou mestre. Era um manto de nobreza. O manto que Jacó deu a José indicava que ele tinha preeminência entre todos os seus filhos.

Rúben, por meio de incesto, havia perdido seu lugar de direito como o primogênito (35:22) José seria o preeminente. Ele era reverenciado por seu pai. Quando o Senhor Jesus foi batizado por João Batista, uma voz foi ouvida do céu dizendo: “este é o meu Filho amado, em quem me comprazo”. Mateus 3:17) No Monte da Transfiguração, aquela voz foi ouvida novamente: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo, ouvi-o”. (Mateus 17:5)

Além disso, Cristo é o preeminente. Paulo diz aos crentes colossenses que estavam sendo ameaçados por falsos mestres "para que em todas as coisas tivesse a preeminência". (1:18) A resposta para a sua vida e a resposta para a minha vida, e a resposta para a vida da igreja, local e universal, é um reconhecimento novo da preeminência do Senhor Jesus Cristo. Você sabe o que a palavra “preeminência” significa? Número um. Ele é o número um em sua vida?

B. Vemos José rejeitado por sua família

Ele deixou Hebron (37:14), o lugar de “comunhão”, e foi enviado por seu pai para ir a Siquém, o lugar da iniquidade. (33:18 34:2) No entanto, à vontade de seu Pai, José diz: "Aqui estou eu" (37:13) Houve um dia em que Deus enviou Seu Filho unigênito e amado a este mundo de pecaminosidade, e Ele era o Filho que disse: "Eis me aqui". Os irmãos de José o rejeitaram, eles o desprezaram, eles o despojaram de seu manto (37:23) e o venderam por vinte moedas de prata (37:28) o preço do Antigo Testamento de um escravo. Foi Judá que sugeriu que a venda de José e Judá é o equivalente do Antigo Testamento ao Judas do Novo Testamento. Você vê os paralelos em relação a Cristo? A Bíblia diz: “Ele veio para os seus e os seus não o receberam”. (João 1:11) Lemos que, quando o Senhor Jesus foi levado ao pretório, os soldados “o despiram e vestiram um manto escarlate” (Mateus 27:28) e, claro, Ele foi vendido por trinta moedas de prata, (Mateus 26:15) o preço de um escravo no Novo Testamento. O filho reverenciado se tornou o servo rejeitado. Você ainda o está rejeitando?

C. Vemos José decidindo por sua fé

Sua fé no que Deus revelou a ele. Você se lembra que José teve dois sonhos? Um envolveu a colheita, o outro envolveu os céus. Em um há feixes e no outro há estrelas. O sonho que envolvia a colheita tinha todos os feixes do campo obedecendo aos feixes de José. Este sonho indicava que todos os recursos da terra estariam sob o controle de José. O sonho que envolvia os céus tinha todas as estrelas, sol e lua prestando honra a José. Este sonho indicava que todos os governantes da terra estariam sob o controle de José. O sonho de José declarou que um dia ele governaria e reinaria. Não foi exatamente isso o que aconteceu? Você se lembra que o homem que foi colocado na prisão foi promovido a palácio? Que o rejeitado se tornou o reinante. “Disse mais Faraó a José: Vê, eu te hei posto sobre toda a terra do Egito. E Faraó tirou da mão o seu anel-sinete e pô-lo na mão de José, vestiu-o de traje de linho fino, e lhe pôs ao pescoço um colar de ouro. Ademais, fê-lo subir ao seu segundo carro, e clamavam diante dele: Ajoelhai-vos. Assim Faraó o constituiu sobre toda a terra do Egito” (Gênesis 41:41-43) Você sabia? Todos no Egito dobraram os joelhos. Virá o dia em que todo joelho se dobrará diante de Cristo e toda língua confessará Seu senhorio. (Filipenses 2:10-11)

Conclusão: Na coroação de Elizabeth II, em 3 de junho de 1953, foi exatamente isso o que aconteceu. Ela foi colocada na cadeira real do rei Henrique. Um curvou-se diante dela e então colocou em uma das mãos um cetro de ouro. Outro curvou-se diante dela e colocou na outra mão uma vara de ouro. Em seguida, uma coroa foi colocada em sua cabeça e todos gritaram: "Todos saúdam a Rainha, todos saúdam a Rainha". Até mesmo seu marido curvou-se diante dela e gritou: "Todos saúdam a Rainha". Um dia desses, o grito vai ecoar, "Dobre os joelhos", e de todas as partes do universo o grito vai subir "Todos salve o rei". O Salvador rejeitado se tornará o Soberano reinante.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem