Para Que Não Pequeis

Para Que Não Pequeis
Texto: 1 João 2:1-2

Introdução: O Evangelho segundo João foi escrito para convencer as pessoas de que Jesus é o Cristo, o próprio Filho de Deus que foi enviado para morrer na cruz pelos nossos pecados e para convencê-los a confiar nEle para a salvação. A Primeira Epístola foi escrita - contra um pano de fundo de falsas afirmações feitas uma heresia em desenvolvimento - para ajudar os crentes a saberem que são salvos. A heresia era um gnosticismo em formação, uma filosofia grega que se tornaria uma visão mundial importante nas próximas gerações, que influenciaria o misticismo oriental e, por sua vez, influenciaria os movimentos da Nova Era de nossos dias. Caso você ache que "Nova Era" é notícia velha, substitua a palavra "Pós-modernismo". Ainda está conosco, mas encobre muito do dogma subversivo e anticristão. É a força motriz por trás dos ambientalistas mais radicais, por trás do relativismo moral, globalismo e muitas outras influências que encontraram seu caminho na educação, política e até mesmo na igreja.

No Capítulo Um, João, especialmente nos versículos 1-4, desferiu um golpe letal na heresia gnóstica - e em todas as heresias semelhantes. Nos versículos seguintes, ele enfatiza a oportunidade que temos de ter comunhão com Deus. Se andarmos na luz, podemos ter comunhão com Deus; se andarmos nas trevas, a comunhão com Deus é quebrada. Andar na luz significa andar no poder do Espírito Santo; significa viver uma vida santa. Enquanto uma pessoa perdida só pode andar nas trevas - ela nunca viu a luz do mundo - os cristãos andam nas trevas quando se submetem à sua velha natureza pecaminosa, o princípio do pecado que, embora sejam salvos, ainda busca se afirmar em a vida deles. Se afirmamos ter comunhão com Deus enquanto andamos no poder da carne (o princípio do pecado, ou velha natureza pecaminosa), estamos mentindo e não conhecemos a verdade (1:6). Se negarmos que temos uma natureza pecaminosa, ou se dissermos que nunca pecamos, estamos mentindo (1:8) e fazemos de Deus um mentiroso (1:8). Contudo:

Se confessarmos nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça (1:10).

João refutará a afirmação de que não pecamos - a afirmação de que não pecamos de forma alguma, e a afirmação de que não temos uma natureza pecaminosa - mas primeiro ele enfatizará seu desejo de que não pequemos, e então revelará a solução para o pecado na nossa vida.

I. Esta Epístola Foi Escrita Para Que Não Pequeis. V. 1a.

“Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis...”

A. João se dirige aos leitores como "meus filhinhos".

Para o velho João, este é um assunto sério, e ele se dirige aos leitores iniciais como um pai se dirigindo aos filhos - ou o avô se dirigindo aos netos. Existe um parentesco espiritual entre eles. Com as palavras “meus filhinhos”, podemos aprender muito sobre como encarar o pecado e como tratar o pecador. Tanto o pecado quanto as reivindicações de impecabilidade são inflexivelmente condenados, mas o pecador é amado como um membro de sua família. Para João, a resposta ao pecado não era espalhar boatos ou levar outros a condenar o pecador, mas encorajá-lo e recuperá-lo. Qual é a primeira reação em sua igreja à notícia de que um membro “teve problemas”?

B. O objetivo declarado desta epístola é que não podemos pecar.

A Primeira Epístola de João é tão relevante hoje quanto era no final do primeiro século. Então, foi o gnosticismo que tentou redefinir o pecado e a justiça. Hoje é o pós-modernismo, mais especificamente, muitos movimentos religiosos, filosofias e reivindicações da Nova Era. Michael Koffman insiste que as forças ambientais da Nova Era tiveram uma influência mais radical na América do que qualquer outra coisa desde a Guerra Civil. O gnosticismo foi introduzido na igreja quando alguns dos gentios que estavam entrando na igreja em grande número se recusaram a desistir totalmente dessa filosofia pagã. Eles buscaram maneiras de fazer com que a igreja se acomodasse a uma visão de mundo ímpia. Se você acha isso estranho, considere a rapidez com que os Estados Unidos adotaram a evolução após o julgamento de Scopes. Quinze anos depois desse julgamento, a evolução estava sendo ensinada, não como uma visão alternativa das origens, mas como a única visão permitida em muitas escolas e faculdades em toda a América.

Um humanismo ateu e ímpio impulsionou a evolução em nossas escolas com zelo evangelístico - e, devo acrescentar, com sucesso fenomenal. Eles fizeram isso para impactar a sociedade. Mas no início dos anos oitenta, quando as pesquisas começaram a mostrar que os aspectos ateus do movimento estavam sendo rejeitados por mais e mais americanos, muitos cristãos pensaram que o Evangelho estava superando o Humanismo. O fato - e este foi um fato que a maioria dos líderes cristãos deixou passar - era que os Movimentos da Nova Era injetavam ao Humanismo uma dimensão espiritual. Milhões de cristãos hoje estão totalmente inconscientes da influência das influências pós-modernas (Nova Era) em suas vidas, seus lares e suas igrejas.

Adicione a influência do relativismo moral dentro da membresia da igreja agora e você verá como a igreja precisa desesperadamente estudar a Primeira Epístola de João. Pessoas grosseiramente imorais falam sobre orar por outras pessoas. Cristãos professos estão tentando dar à imoralidade uma respeitabilidade semelhante à do casamento - “estamos juntos há cinco anos”. A popularidade da bebida social é tanta que muitos cristãos professos acham que apenas um fanático religioso encontraria algo de errado nisso. Já ouvi falar de igrejas que informam a um novo pastor que ele não deve dizer nada contra isso!

O que tudo isso tem a ver com 1 João? Tudo! Devemos retornar a uma visão bíblica do pecado. Muitos dos primeiros leitores de João estavam tentando minimizar a importância do pecado e suas consequências. O relativismo moral faz a mesma coisa hoje. O pecado causa impacto em vidas, em casas, em governos e em igrejas. Ao contrário do que afirmam muitos cientistas sociais, somente Jesus Cristo pode lidar com o pecado. Conselheiros seculares tentam ajudar a livrar as pessoas de sentimentos de culpa. Só Jesus pode se livrar da culpa! Há muita diferença. Vamos ver como Ele faz isso.

II. Em Jesus ​​Cristo Temos Um Advogado Junto ao Pai. V. 1b.

“...mas, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo”.

A. Todas as pessoas cometem pecados (veja Romanos 3:23).

1. Pessoas perdidas estão mortas em pecado e enfrentam Deus como o Juiz, que irá condená-las ao inferno.

2. Os cristãos cometerão pecados e devem enfrentar a Deus como um Pai amoroso.

a. Como nosso Pai, Ele não pode ignorar nosso pecado.

b. Seu objetivo é perdoar e restaurar nossa comunhão com ele.

c. Suas opções ao lidar com Seus filhos são ilimitadas.

d. É melhor você levar seus pecados a sério porque Ele os leva.

3. “Se alguém pecar” é a condição da segunda classe, considerada verdadeira.

A ideia é: “se alguém pecar”, ele pecará. Podemos dizer: “Quando você pecar”, porque você irá pecar (ver 1:6, 8). O desejo de Deus é que você não peque, mas Ele fez provisões para você quando você pecar. Isso não deve ser considerado levianamente. Se você pecar com a atitude de que pode viver em um ciclo de pecado e arrependimento, pode ter certeza de duas coisas: (1) você não será perdoado e (2) seu Pai celestial tratará com você. Infelizmente, Deus pode estar lidando com você agora e você nem mesmo reconhece isso. Muitos cristãos reclamam porque não veem Deus respondendo às suas orações. Ele pode muito bem estar retendo Sua resposta até que se arrependam. Existem bênçãos disponíveis para aqueles que estão andando na luz - andando em comunhão com Ele - que não estão disponíveis para aqueles que estão andando nas trevas. A alegria é negada àqueles que persistem em andar nas trevas em vez de na luz.

B. Jesus Cristo é nosso advogado junto ao pai.

1. O desejo de Deus para nós é que não pequemos.

2. Mas, quando pecamos, temos um Advogado.

A palavra traduzida como “advogado” (paracletos) é familiar aos estudantes do Evangelho Segundo João, onde o discípulo amado de nosso Senhor a usa quatro vezes. O interessante é que, no Evangelho, é usado todas as quatro vezes para descrever o ministério do Espírito Santo (João 14:16, 26; 15:26; 16:7).

Enquanto o Espírito Santo é o Advogado de Jesus na terra, Jesus é o Advogado dos crentes no céu. O termo "Advogado" retrata Jesus como um "advogado" e um "intercessor", aquele que representa a causa dos crentes na presença do Pai. Assim, os contrastes dentro de 1:6 - 2:2 retratam duas abordagens diferentes para o pecado.

Isso se refere especificamente à heresia gnóstica - e ao relativismo moral hoje. Enquanto os falsos mestres minimizavam o significado do pecado, os crentes são encorajados a reconhecer seu pecado e deixar Jesus Cristo lidar com ele. Jesus Cristo é a única solução real para o problema do pecado. A pessoa perdida está morta em pecado e em perigo de enfrentá-Lo em julgamento. O crente é um filho de Deus e Deus lida com ele como um Pai que lida com um filho rebelde. Ele não ignora o pecado - nunca. Ele lida com isso em e por meio de Jesus Cristo.

3. Você precisa saber quando precisa de um advogado.

4. É melhor você ter o advogado certo.

Com o passar dos anos, posso não ter aprendido muito sobre direito, mas aprendi um pouco sobre advogados. Por um lado, se você precisa de um advogado, é melhor procurar um em quem possa confiar. Eu também descobri que se você deseja encontrar um advogado bom, competente e confiável, não peça ao leigo comum para recomendá-lo. Peça a um advogado cristão competente para recomendar um.

5. Jesus é o único Advogado que pode nos representar perante nosso Juiz eterno.

III. Jesus é a Nossa Propiciação. V. 2.

“E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo”

A. Propiciação carrega a ideia de satisfação.

1. O sacrifício que Cristo fez satisfaz as justas exigências do julgamento de Deus contra o pecado (1:7).

Cristo é a única oferta que satisfez a Deus em relação ao pecado (Romanos 3:25). Em Hebreus 2:17, lemos:

“Pelo que convinha que em tudo fosse feito semelhante a seus irmãos, para se tornar um sumo sacerdote misericordioso e fiel nas coisas concernentes a Deus, a fim de fazer propiciação pelos pecados do povo”.

2. Jesus é nosso Advogado perante o Pai e a propiciação pelos nossos pecados.

Jesus Cristo não apenas representa os crentes diante de Deus (como nosso Advogado, v. 1), Ele também fornece a base para seu perdão. Jesus é nosso Advogado, o Sumo Sacerdote que ofereceu o sacrifício definitivo por nossos pecados e o sacrifício expiatório.

A provisão de propiciação de Jesus não significa que o Pai não esteja envolvido na salvação; na verdade, o amor de Deus é a fonte final da obra de Cristo (4:9). A extensão universal da expiação de Cristo não é mais clara do que aqui (João 1:29), mas isso não garante que o pecado de todos seja automaticamente perdoado. A obra de Cristo se aplica apenas àqueles que creem nele (4:15; João 5:24)

B. Jesus Cristo é a propiciação não só para nós, mas também para o mundo inteiro.

1. Seu sacrifício é suficiente para qualquer pecador. “Para que todo aquele que crê nele não pereça, mas tenha a vida eterna” João 3:15.

2. Ele não quer ver ninguém perecer. “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; porém é longânimo para convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se” 2 Pedro 3:9.

Conclusão: Como poderia ser melhor concluir isso do que com outra palavra do amado apóstolo: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16)

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem