Série: Fé - A Substância Das Coisas Esperadas - Fé Que o Tempo Falharia em Contar (2)

Série: Fé - A Substância Das Coisas Esperadas - Fé Que o Tempo Falharia em Contar (2)
Texto: Hebreus 11:32-40

Introdução: À medida que continuamos nosso estudo deste grande texto, estamos agora no meio do estudo de uma lista de nomes sobre os quais não se fala muito aqui. No domingo passado, notamos os primeiros quatro exemplos mencionados em Hebreus 11:32, Gideão, Baraque, Sansão e Jefté, todos indivíduos durante o período dos juízes. Hoje, notamos os outros mencionados nesse versículo e alguns dos atos de fé em que estavam envolvidos. Em um sentido, essa lista é mais curta (2 nomes específicos) e mais longa (os profetas - TODOS).

Em nosso estudo de hoje, vamos observar brevemente a fé de Davi e Samuel e, em seguida, fazer aplicações específicas para os vários eventos mencionados e sofrimentos muitos suportados pela fé.

I. A Fé de Davi

A. Davi é um personagem importante no estudo do Antigo Testamento. Sua vida e obras se igualam à de Moisés e Abraão. Poderíamos notar inúmeros eventos em sua vida que demonstraram sua fé. Ele foi descrito como: “Um homem segundo o coração de Deus”. (Atos 13:22, 1 Samuel 13:14). Sua vida é descrita começando em 1 Samuel 16 (onde Samuel é chamado para ungi-lo como rei no lugar de Saul). Sua história continua através de todo o livro de 2 Samuel até que sua morte é registrada em 1 Reis 2. Também muito de 1 Crônicas (11-29) é um segundo registro de sua vida. Nós sabemos muito sobre este homem de grande fé.
1. Como um jovem pastor, ele defendeu seus rebanhos contra ursos e leões. Os jovens podem ter fé?
2. Ele confrontou Golias quando nenhum outro guerreiro em Israel ousaria ir. Fé conquistando gigantes.
3. Como ele fugiu de Saul, ele manteve uma atitude humilde e confiante. Por duas vezes teve oportunidade de matar Saul e reteve porque não queria ser responsável por levantar a mão “contra o ungido de Deus”.
4. Ele estabeleceu fielmente Israel como uma nação justa - derrotando muitos de seus inimigos e inimigos de Deus.
5. Ele restaurou a adoração verdadeira em Israel e foi fundamental para trazê-la a Jerusalém, inclusive fazendo planos para o primeiro templo.
6. Pela fé Ele aceitou a bênção de Deus para que seu reino fosse estabelecido para sempre (2 Samuel 7 - uma passagem CHAVE no Antigo Testamento).
7. Ele escreveu muitos dos salmos que temos nesse livro - que nos dão uma imagem mais clara de sua fé e devoção a Deus em vários momentos de sua vida.
8. Enquanto ele pecava às vezes, ele morria como um homem fiel que ansiava por um lar eterno no céu.

B. Em nosso texto ele, Davi “pela fé subjugou reinos, operou a justiça, obteve promessas, fechou a boca dos leões,… escapou do fio da espada, da fraqueza tirou forças, tornou-se poderoso na guerra, pôs em fuga exércitos estrangeiros” Hebreus 11:33-34.
A vida de fé de Davi é aquela que "o tempo falharia em contar"

II. A Fé de Samuel

A. A vida de Samuel é um estudo interessante. Você vê nele outro grande exemplo de fé. Ele foi o último juiz em Israel (1 Samuel 7:15-17), aquele que ungiu os primeiros 2 reis de Israel (Saul e Davi) e ele era um profeta de Deus. Nascido como resultado de um voto a Deus por sua mãe Ana (1 Samuel 1), ele foi dedicado a servir no templo desde sua juventude. O Senhor apareceu a ele em tenra idade para condenar o então Sumo Sacerdote reinante, Eli, por causa de seu fracasso em corrigir seus filhos. Ele serviu a Israel durante toda a sua vida, sempre obedecendo às instruções de Deus. Mesmo após sua morte, ele continuou a profetizar (1 Samuel 28) sendo incomodado quando o rei Saul consultou uma médium.

B. O que eu acho interessante sobre Samuel é que, apesar de sua proeminência, ele é geralmente encontrado no pano de fundo dos desenvolvimentos.

C. Sua fé foi uma fé que "praticou a justiça e alcançou promessas".

III. Outros

A. O verso 32 do nosso texto menciona, os profetas - aqueles que falaram em nome de Deus, muitas vezes para o público muito hostil. Eles suportaram algumas coisas extraordinárias - muitas das quais são mencionadas no resto do nosso texto.

B. Além dos profetas, o verso 35 menciona “outros” e o verso 36 fala de “ainda outros”. Lembre-se, seu nome não precisa ser escrito em um registro terreno para você ter uma grande fé e para que Deus observe isso. Existe apenas um livro que é importante que o seu nome seja escrito - o livro da vida (Filipenses 4:3; Apocalipse 3:5, 20:12-15).

C. Hebreus 11 faz referência àqueles que:
1. Fecharam a boca dos leões - como Daniel, o profeta, que foi lançado na cova dos leões por se recusar a parar de orar a Deus (Daniel 6). NOTA: Foi a sua fé que causou problemas a ele em primeiro lugar. Além disso, Davi, quando jovem, matou um leão (1 Samuel 17:34-37).
2. Escaparam do fio da espada - houve muitos incluindo Davi, que escapou de Saul em várias ocasiões. Mais tarde também houve Elias, que após desafiar e matar os profetas de Baal, teve que fugir de Jezabel que o queria morto.
3. Apagaram força do fogo - como Sadraque, Mesaque e Abednego em Daniel 3
4. Da fraqueza tiraram forças - isso poderia ser dito de Davi como ele enfrentou Golias, Gideão quem discutimos na semana passada e numerosos exemplos nacionais.
5. As mulheres receberam pela ressurreição os seus morto - Elias e Eliseu ressuscitaram filhos, Elias ressuscitou o filho de uma viúva em Sarepta (1 Reis 17:23), Eliseu ressuscitou o filho de uma mulher sunamita (2 Reis 4:36) . Ambas estas mulheres eram fiéis e abrigaram os profetas.
6. Uns foram torturados, não aceitando o seu livramento - como Micaías, o profeta, que alertou Acabe para não ir para a batalha (1 Reis 22). Acabe ordenou que ele fosse preso e alimentado com o pão e a água da aflição até que ele voltasse da batalha. Micaías respondeu: “Se você voltar em paz, o Senhor não falou comigo” (27-28). Jeremias também foi torturado, em um momento foi jogado em uma masmorra, de modo que ele afundou na lama. (Jeremias 38:16)
7. Outros experimentaram escárnios e açoites - junto com a tortura, muitos foram ridicularizados. Em uma ocasião, Eliseu foi ridicularizado por causa de sua cabeça careca (2 Reis 2:23). 2 Crônicas 30 registra, mensageiros enviados por Ezequias por toda a terra para ir adorar a Deus apropriadamente foram ridicularizados e escarnecidos (30:10). Ao descrever o motivo da queda de Jerusalém em 2 Crônicas 36:16, zombando e desprezando os mensageiros de Deus é especificamente mencionado. Mais de uma vez Jeremias foi ferido (Jeremias 20:2, 37:15) como Micaías quando ele profetizou contra Acabe (1 Reis 22:24).
8. Alguns em cadeias e prisões - Nós nos lembramos de José na prisão. Muitos dos profetas também foram parar lá - Micaías (1 Reis 22:27) e Jeremias.
9. Apedrejado até a morte - como Zacarias, o profeta que foi apedrejado até a morte por Joás (2 Crônicas 24:21), e Nabote, que se recusou a vender sua vinha para Acabe (1 Reis 21:13)
10. Serrados ao meio - enquanto nenhum exemplo é encontrado no Antigo Testamento, a tradição afirma que Isaías foi serrado ao meio pelo ímpio rei Manassés.
11. Eles foram tentados - uma palavra que poderia significar ser escrutinado, examinado ou disciplinados. Em outras palavras, uma referência a vários tipos de torturas.
12. Mortos ao fio da espada - como os Sacerdotes de Nobe que foram mortos por ordem do rei Saul (1 Samuel 22:16-19); e outro profeta, chamado Urias, foi executado por ordem de Jeoiaquim e seu corpo foi lançado em uma sepultura comum (Jeremias 26:23).
13. Eles vagavam pelas cavernas, sendo indigentes, aflitos, atormentados, etc. - como Davi fugindo de Saul, Elias fugindo de Jezabel e outros.
14. Poderíamos continuar mostrando como os justos sofreram nas mãos dos ímpios, às vezes por aqueles que deveriam ser seus irmãos. No entanto, sua fé fez com que eles suportassem fielmente as instruções de Deus.

IV. “Dos quais o mundo não era digno” V. 38-40

A. O escritor hebreu conclui com palavras de elogio a TODOS e a nós.

B. Eles não mereciam ser tratados do jeito que foram. E ainda mais, o mundo não merecia sua fidelidade e esforços. Novamente note 2 Crônicas 36:15-17, que aponta para Deus entregando Jerusalém por causa de seus pecados e 2 Reis 7:5-18 sobre a queda de Samaria e do norte de Israel. Mas eles permaneceram fiéis de qualquer maneira - assim como precisamos fazer.

C. Eles obtiveram um bom testemunho por meio da fé - enquanto o mundo os desprezava e os odiava ou ignoravam e deixavam de notá-los, DEUS notou, e Ele ficou SATISFEITO.

D. Eles não receberam a promessa (nesta vida) - muitos desses exemplos que estudamos receberam recompensas prometidas, mas muitos deles não - e TODOS - olharam para a recompensa final e melhor no céu.

E. Deus tendo providenciado algo melhor para nós, que eles sem nós não deveriam ser aperfeiçoados. Eu gosto do jeito que este capítulo termina. Depois de tudo o que eles fizeram por nós, é NOSSA FÉ que é como é quando olhamos para seus exemplos, o que leva a fé deles fosse completa.

TAMBÉM, o fato é que todos os que são de fé ENTÃO e AGORA são aperfeiçoados da mesma maneira - pelo sangue de Jesus. É nesse sacrifício que encontramos a perfeição final da fé. É desse jeito “melhor” que Deus providenciou.

V. E a Sua Fé?

A. Você já subjugou reinos? Você subjugou o reino de Satanás em sua vida e foi transformado no reino de Deus?
B. Você já "praticou a justiça"?
C. Você já "obteve promessas"?
D. Você já "fechou a boca dos leões"? Lembre-se de que Satanás é descrito como um leão que ruge procurando quem possa devorar.
E. Você já "apagou a força do fogo"? Considere o fogo do inferno - você foi liberto dele pelo sangue de Cristo?
F. Você "da fraqueza tirou forças"?
G. Você se tornou "valente na batalha?
H. Você "Colocou em fuga exércitos estrangeiros"? Nossos inimigos
I. Você enfrentou “torturas” e vários tipos de provações e tribulações em nome de Cristo pela fé?
J. O mundo é digno da maneira como você o tem tratado? Lembre-se, devemos ser MELHORES do que o mundo moral e espiritualmente.
K. Você obteve um bom testemunho de Deus? “Muito bem, servo bom e fiel ...” Mateus 25:21, 23.
L. Tendo recebido algumas das promessas de Deus, você olha para a frente com antecipação para o resto delas? Você, pela fé, deixará este mundo com esperança, confiando em Deus para levá-lo a algo muito melhor?

Conclusão: Assim, podemos ver a fé de Hebreus 11. E você? Você tem a fé que deveria ter? Você aceitou a promessa MELHOR por obedecer ao Seu evangelho? Você foi batizado em Cristo, Gálatas 3:27? Na próxima semana, concluiremos este estudo observando algumas coisas que podemos fazer para aumentar nossa fé, de modo que ela seja como a fé que temos estudado.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem