Série: Fé - A Substância Das Coisas Esperadas - Fé Antes do Dilúvio

Série: Fé - A Substância Das Coisas Esperadas - Fé Antes do Dilúvio
Texto: Hebreus 11

Introdução: Hoje continuamos nosso estudo da fé. Estabelecemos toda a base definindo e descrevendo a fé, bem como observando o contexto deste capítulo - nossa necessidade de resistência.

Hoje começamos a examinar os vários exemplos encontrados neste capítulo - nosso foco esta noite será em exemplos de fé anteriores ao diluvio - Abel, Enoque e Noé

I. Abel - Fé na Adoração

A. Pela fé ele adorou. O primeiro ato de adoração que lemos na Bíblia é registrado como um ato de fé e é aí que começamos nosso estudo.

B. O que a fé tem a ver com a adoração?
1. Primeiro, vamos entender o que é. A palavra do Novo Testamento é das palavras gregas que significam “beijar”. Vine define a palavra como, “reverenciar, homenagear”. É mostrar homenagem e reverência a alguém que altamente estimamos e consideramos digno. Nós adoramos a Deus porque Ele é o nosso criador e o doador de todas as coisas boas para nós.
2. Nunca devemos esquecer que a adoração é destinada a Deus. É exigido por Ele e sempre foi, e deve ser dirigido a ele. Todo ato aceitável de adoração na Bíblia foi dirigido a Deus.
3. A queda de Israel foi idolatria - uma violação do primeiro e segundo mandamentos (Êxodo 20:2-3). Deuteronômio 4:24 diz: “Porque o Senhor teu Deus é um fogo consumidor, um Deus zeloso”.
4. Deus espera que o adoremos - não por obrigação, mas porque o amamos e apreciamos tudo o que Ele fez. Nós devemos adorar em Espírito e em Verdade. João 4:24

C. Considere agora Gênesis 4:1-8. Adão e Eva tiveram dois filhos, Caim e Abel.
1. Somos informados de que, no decorrer do tempo, ambos trouxeram uma oferta ao Senhor. Caim trouxe do fruto da terra, enquanto Abel trouxe do primogênito de seu rebanho e de sua gordura. Deus aceitou a oferta de Abel e rejeitou a de Caim.
2. Porquê? A resposta a essa pergunta nos dá a resposta à fé na adoração.
3. Em primeiro lugar, devemos concluir que Deus deu algumas instruções. Desde que o sangue foi derramado para cobrir a nudez de Adão e Eva, o sangue foi derramado. Essa era uma parte importante da adoração de Israel. O próprio fundamento do nosso perdão é o derramamento de sangue. Estou convencido de que Deus exigiu o derramamento de sangue em sua adoração.
4. Abel seguiu as instruções de Deus, enquanto Caim não o fez. Aí reside a diferença.

D. Encontramos dois tipos de adoração – a maneira de Deus e a maneira do homem.
1. Abel adorou a maneira de Deus - sejam quais forem as instruções que Deus deu, Abel ouviu e seguiu.
2. Caim adorou a sua própria maneira - o que havia de errado com sua adoração não nos é dito, mas sabemos que ele poderia ter feito melhor. Observe a advertência de Deus - Gênesis 4:6-7, “Se você fizer o que é certo, será aceito” (NVT)
3. Porque a adoração é tão diferente em várias religiões hoje? É porque o homem está mais interessado em fazer as coisas à sua maneira e não da maneira de Deus.

E. Nestes dois tipos, encontramos adoração pela fé e pelos desejos do homem.
1. Abel cria em Deus e, portanto, seguiu o padrão de Deus. Caim creu em Deus, então ele ofereceu algo - mas o que ele ofereceu foi o que ele pensava que seria aceitável - não era!
2. Quantos hoje em sua adoração estão fazendo as coisas do seu próprio jeito e eles argumentam que Deus vai aceitar o que eles fazem - porque é feito com boas intenções? Um estudo da palavra de Deus revela que boas intenções nunca são suficientes - Mateus 7:21-23.
3. Considere a ilustração do pai que deixa instruções ao filho para a fazenda quando ele vai embora. Quando ele retorna, a maior parte do que pediu foi feito de acordo com suas instruções, mas um poço foi cavado em um lugar diferente do que o solicitado. Quando confrontado pelo pai pela falta de obediência, o filho insistiu que obedeceu. Ele argumentou que o poço foi cavado em outro lugar porque ele achava que seria melhor em outro lugar. O pai aponta que a única razão pela qual ele seguiu o resto das instruções foi porque ele estava de acordo com elas.
4. Isso não é obediência verdadeira. Aí está a adoração - o homem faz o que Deus quer, desde que ele concorde com isso. Não podemos fazer assim e imaginar que vamos agradá-lo.

F. Deus viu a justiça de Abel em Sua adoração obediente. NUNCA jamais seremos achados justos diante de Deus se recusarmos a obedecê-lo.

G. Nós temos a fé de Abel em nossa adoração? Vamos aprender com o seu exemplo - "depois de morto, ainda fala". Abel pagou por sua fidelidade com sua vida - Caim o assassinou. Mas aos olhos de Deus, Abel foi fiel e, portanto, recebeu a promessa.

II. Enoque – A Fé Que Agradou a Deus

A. Quem foi Enoque?
1. Nós lemos sobre Enoque em Gênesis 5:21-25 na genealogia de Adão até Noé e o dilúvio. No entanto, descobrimos algumas outras coisas sobre Enoque no Novo Testamento.
2. Judas 14-15 fala do fato de que ele era um profeta - alguém que proclamou a mensagem de Deus para os outros. É muito possível que Deus tenha se comunicado com Enoque e ele, por sua vez, advertiu a um mundo ímpio que precisavam se arrepender, mas recusaram. Observe o que Judas diz que ele os advertiu. Esse fator é importante para entender sua fé.

B. Enoque andou com Deus. Nosso texto diz que ele agradou a Deus. V.5. Uma declaração simples, mas profunda. Resumido em outra declaração é dito sobre ele - ele andou com Deus. Gênesis 5:22, 24: “Enoque andou com Deus trezentos anos”. - Ele andou pela fé e não pela vista. Esta expressão é um dos grandes elogios. Isso mostra que ele confiou em Deus e creu e obedeceu a tudo o que Ele ordenou.

C. Muitas vezes a expressão “andar” tem referência ao nosso modo de vida.
1. Colossenses 4:5: “Andai em sabedoria para com os que estão de fora”
2. Efésios 4:1, “andeis como é digno da vocação com que fostes chamados”
3. 1 João 2:6, devemos “andar como ele andou”.

D. Enoque andou com Deus - isso também significa que ele andou contrariamente aos outros. Ele não estava preocupado com o que o resto do mundo pensava.
1. Na verdade, há uma boa chance de que ele sofreu quando expôs seus pecados. Seja qual for o caso, sua fé foi tal que Jeová Deus escolheu levá-lo.

E. Esse andar também foi uma escolha. Ele viu que a maior parte do mundo andava por um caminho diferente. Ele não desejou o caminho ou seguiu-o. Ele não viu o quão perto ele poderia chegar a esse caminho sem cruza-lo. Ele não amava o mundo nem as coisas do mundo - (1 João 2:15-16)

F. Deus o levou - Ele não viu a morte. Enoque foi uma das duas únicas pessoas que não viram a morte - ambos eram profetas - Enoque e Elias. Isso significa exatamente o que o texto diz - Enoque não morreu fisicamente. Em vez disso, ele foi para o céu para estar com Deus e seu corpo foi transformado para uma forma incorruptível.

G. Nós temos a fé de Enoque? A maneira como estamos vivendo nossas vidas é agradável a Deus? Pode-se dizer de nós que estamos andando com Deus? Nossa fé nos faz agir de maneira diferente do resto do mundo? (Romanos 12:1-2). Acreditamos em Deus apesar de como o mundo age ou nos trata? Será que vamos obedecê-lo em todas as coisas e confiar nele?

III. Noé - Fé Testemunhando Para Deus

A. Quem foi Noé?
1. Quase todo mundo que conhece a Bíblia sabe quem é Noé. Ele foi o patriarca que Deus salvou junto com sua família, quando o resto do mundo foi destruído pelo dilúvio.
2. Sua vida está registrada em Gênesis 6-8. O mundo era perverso ao ponto que Deus estava pronto para destruí-lo e começar de novo. A pregação que havia ocorrido (Enoque, possivelmente outros) tinha sido ignorada. Gênesis 6:8-9 - Noé encontrou graça aos olhos do Senhor. Por quê? Porque ele andou com Deus, assim como Enoque. Como resultado, Deus aparece para ele e o avisa que em 120 anos o mundo será destruído pelo diluvio. Ele também recebeu instruções específicas sobre o que fazer - construir uma arca. Ele foi informado também de como construí-la. Ele obedeceu a Deus.
3. O resultado foi que ele e sua família foram salvos. Mas o que ele fez durante esses 120 anos?
a. Sabemos que ele construiu a arca - seguindo exatamente o padrão de Deus.
b. 2 Pedro 2:5 nos diz que ele era “pregador da justiça”, o que significa que ele passou tempo advertindo o mundo perdido sobre o que estava por vir.
c. Creu em Deus e não desistiu nem desanimou. Vivendo com Deus há uma boa indicação de que ele sofreu por muito tempo também. 1 Pedro 3:20 fala da longanimidade divina (Deus suportou a impiedade).
d. Porque Deus deu a Noé 120 anos? Eu suspeito que foi para dar-lhes uma chance de se arrepender e mudar - 2 Pedro 3:9 [o texto faz referência ao dilúvio].
e. O que isso diz de Noé? Ele teve que aturar a impiedade também. Quando ele construía a arca, você acha que zombavam dele? Enquanto andava com Deus como Enoque, como o trataram e falaram sobre ele? Quando ele pregou para eles coisas que eles não queriam ouvir como eles reagiram a ele? Foi diferente de hoje? Mas apesar de tudo isso, ele permaneceu fiel a Deus. Pela fé ele construiu uma arca ...

B. Sua fé estava no Invisível. Considere o que Deus havia lhe advertido que aconteceria - o mundo inteiro seria destruído. O fato de ele estar construindo uma arca implica que a água estaria envolvida. No entanto, considere que, antes do dilúvio, não há indicação de que tenha chovido (Gênesis 2:5-6). Talvez ele estivesse construindo perto de um grande lago, mas ele poderia estar construindo em terra. Seja qual for o caso, ele cria em Deus. Deus disse que o mundo seria destruído - e ele acreditava nisso.

C. Pela fé, Noé pregou para os outros - do destino de Deus. Ele era um “pregador negativo”, alertando-os para se arrependerem ou enfrentarem a destruição. Eles não ouviram!
1. 2 Pedro 3:1-9 fala de zombadores da vinda de Deus. “Onde está a promessa de sua vinda?” Eles dizem. A referência é feita então ao diluvio (5-6). Eu suspeito que eles zombaram de Noé tanto quanto a audiência de Pedro estava sendo ridicularizada. Considere também Mateus 24:38-39, que descreve a condição antes do dilúvio - eles agiam como se nada estivesse errado até que foi tarde demais.

D. Noé obedeceu a Deus verdadeiramente. Gênesis 6:22 diz: “Assim fez Noé; segundo tudo o que Deus lhe mandou, assim o fez”. Uma das maneiras mais seguras de demonstrar sua fé é obedecer a Deus exatamente como Ele ordena - mesmo quando isso não faz sentido. De fato, quando isso não faz sentido é quando a verdadeira obediência se manifesta mais. Tiago 2:10 - tropeçar em um ponto é ser culpado. Deus sempre exigiu obediência exata - e precisamos manter isso em mente em tudo o que fazemos.
1. Noé não questionou Deus e ele não revisou os planos de Deus - ele simplesmente obedeceu. Não é de admirar que a sua fé seja registrada para nós.

E. Nós temos a fé de Noé?
1. Como Noé, fomos avisados ​​de que Deus retornará. E quando ele voltar, será o fim. Será um tempo de julgamento. Um ótimo dia, um dia feliz e um dia triste. Você acredita em Deus o suficiente para se preparar para esse dia? 2 Pedro 3:10-12
2. Estamos dispostos a defender e proclamar a verdade, mesmo para um mundo hostil?
3. Estamos dispostos a obedecer a Deus exatamente como Ele nos ordena?

Conclusão: Minha esperança é que esses exemplos nos deem uma melhor compreensão do que a fé envolve e como ela é necessária em todos os aspectos de nossas vidas. Também vemos o que a verdadeira fé nos levará a fazer. Sua fé é o que deveria ser? Na próxima semana, vamos observar a fé de Abraão - conhecido por sua fé.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem