Resgatando um ao Outro

Resgatando um ao Outro
Texto: Tiago 5:19-20

Introdução: Seria difícil imaginar uma conclusão mais adequada e mais prática para os manuais mais práticos sobre aconselhamento pastoral que essa de Tiago. Tiago não se contenta com a ideia de ser o único trabalhando para o "bem" do povo de Deus. Ele se volta, nestas palavras finais, para seus leitores - para nós - e nos chama a pegar tudo o que aprendemos nesta carta e trabalhar pelo bem uns dos outros também.

A mensagem simples dessas palavras finais é que temos um dever uns para com os outros. Temos a responsabilidade de cuidar uns dos outros e de resgatar uns aos outros sempre que virmos qualquer um de nós escorregando da verdade que está em Cristo e escorregando para o pecado. E ele nos diz que o crente que vai ao resgate de outro dessa maneira produz uma quantidade enorme de bem.

I. A Situação Perigosa Que Ele Descreve (v. 19a).

A. Na caminhada, a regra mais importante de todas é que o caminhante permaneça na trilha. Você deve permanecer em caminhos estabelecidos, seguir cuidadosamente os marcadores direcionais e não se desviar da trilha. Sair da trilha pode ser perigoso. Tiago teria concordado com essa regra e também a teria enfatizado como uma regra importante na caminhada cristã. Ele começa essas palavras finais em sua carta descrevendo uma situação perigosa: "Irmãos, se alguém entre vocês se desviar da verdade ..."

1. Ele descreve um companheiro cristão - um dos "irmãos" - como errante. Irmãos é a palavra favorita de Tiago para seus leitores cristãos; e ele usa esse nome para descrevê-los 15 vezes nesta carta curta (1:2, 16, 19; 2:1, 5, 14; 3:1, 10, 12; 4:11; 5:7, 9, 10, 12, 19). E então, o 'errante' de quem ele está falando é alguém de dentro da igreja - um crente.

2. Ele descreve o crente como "errante". A palavra grega que ele usa (planaõ) significa "extraviar-se" ou "vagar" - isto é, desviar-se do caminho certo. Isso sugere que ele estava, antes no caminho; mas então "desviou" do caminho.

3. Ele descreve o crente como se afastando "da verdade" - não apenas da "verdade" em geral, ou uma de uma série de boas "verdades", mas muito específica e singularmente "a verdade".

B. Muitos que vivem em nossa cultura relativística considerariam as palavras de Tiago como sendo tacanhas; e gostaria, como Pilatos, de perguntar: "O que é a verdade?" Mas Tiago não nos deixou no escuro quanto ao seu significado:

1. Perto do início de sua carta, ele fala da "palavra da verdade" pela qual somos "gerados" pelo Pai (Tiago 1:18); isto é, a mensagem do Evangelho de Sua graça por meio do sacrifício de Seu Filho na cruz, conforme revelado a nós por meio da "palavra" - a pregação das Escrituras. Essa "verdade" é algo tão "objetivo" e à parte de nós mesmos que, quando a encontramos, nos faz ser "gerados" ou "nascidos" (Efésios 1:13; Colossenses 1:5; 2 Timóteo 2:15).

2. Mas também diz respeito ao nosso comportamento. É uma palavra de verdade contra a qual podemos "mentir" por meio de nossa conduta (3:13-14). Estar no caminho da "verdade" envolve não apenas crer na "verdade" de Deus, mas também "agir de acordo com a "verdade" de Deus.

3. A verdade, então, não é algo "subjetivo", mas algo que pode ser declarado objetivamente (João 18:37); recebida objetivamente (2 Tessalonicenses 2:10); obedecida objetivamente (Gálatas 5:7); manifestada objetivamente (2 Coríntios 4:2); praticada objetivamente (João 3:21); e é objetivamente transformadora de vida (1 João 3:18-19). E se é algo objetivo, então é algo do qual alguém pode se desviar. Desviar da verdade objetiva é estar errado.

II. A Operação de Resgate Que Ele Exorta. (v. 19b).

A. Tiago acrescenta, "alguém o converter" - isto é, afasta o errante do erro para a verdade. Esta é a ideia bíblica de "conversão" - voltar atrás e seguir o outro caminho da direção errada e pecaminosa que ele estava seguindo. A Bíblia nos diz que existe um caminho que parece certo, mas que leva à morte (Provérbios 14:12; 16:25). E nunca é o desejo de Deus que um homem ou mulher siga o caminho do pecado que leva à morte (Ezequiel 18:30-32).

B. Porque, quando vemos um irmão ou irmã errante, hesitamos em fazer algo a respeito?

1. As pressões que sentimos da cultura secular nos atrapalham. Se a atitude predominante da cultura pluralística é que não existe certo ou errado absoluto; então sentimos que não temos o direito de confrontar alguém sobre seu comportamento ou crenças.

2. Podemos achar que é difícil por causa de nossa própria apatia pecaminosa. Vivemos na geração "Tanto faz ...!". E essa mesma atitude apática se insinuou em nosso pensamento como cristãos.

3. Simplesmente não sabemos o que fazer. Não temos certeza de como fazer isso. Não temos certeza de quando é certo confrontar alguém. E assim, não fazemos nada.

C. Em muitas igrejas, quando alguém que era um participante regular por algum tempo simplesmente para de vir, a igreja simplesmente o esquece. Mas, se não sairmos no regate do irmão errante, então, de acordo com Tiago, não é o errante que é "inativo" - somos nós que somos "inativos". As coisas que devem nos motivar são (1) um amor genuíno pela alma do errante e (2) um zelo genuíno pela glória de Deus.

III. Os Resultados de Resgatar o Pecador. (v. 20).

A. Estes dois versos constituem o que os gramáticos chamam de 'sentença condicional' ... um "se 'isto' ou 'aquilo' é verdade; então seguir-se-á que 'assim' e 'então' será o caso" tipo de coisa . A parte "se" da frase é encontrada no versículo 19; e a parte "então" é encontrada no versículo 20.

B. Tiago introduz a parte "se" com a afirmação "sabei". É importante entender isso; porque significa que tudo o que Tiago disse até agora sobre o "resgate" de um irmão ou irmã errante tem o objetivo de nos levar até este ponto e nos levar ao que ele quer que "saibamos":

1. Que tal salvador "salvará sua alma da morte". (Veja também Tiago 1:13-15). Este é um ato motivado pelo amor pela alma do andarilho. É, se você quiser, os resultados da perspectiva humana. Isso não está sugerindo que "nós" podemos salvar alguém. Em vez disso, seu trabalho de "salvar uma alma" deve ser entendido em um sentido mais instrumental; isto é, o salvador, ao se apresentar a Deus fielmente "desviar" um pecador do erro de seu caminho, torna-se o "instrumento" nas mãos de Deus pelo qual Ele salva a alma do errante de o curso destrutivo em que está.

2. Tal salvador também "cobrirá uma multidão de pecados". Este é o resultado visto da perspectiva divina. O significado da palavra que Tiago usou (kaluptõ) significa "esconder" ou "cobrir" algo - às vezes até literalmente "lançar um véu" sobre algo. A Bíblia nos diz que quem esconde suas transgressões não prosperará, mas quem as confessa e as abandona encontrará compaixão (Provérbios 28:13). E é isso que Tiago quer dizer com "cobrirá uma multidão de pecados". Não se trata de ocultá-los em um sentido negativo, mas sim de esses pecados serem confessados, expiados e abandonados - tudo para a glória da graça de Deus. O pecado é “coberto” somente quando Deus considera o pecador como 'justificado' e feito 'justo' (Salmo 32:1-5; veja também Miquéias 7:18-19).

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem