Bênçãos Espirituais Em Cristo

Bênçãos Espirituais Em Cristo
Texto: Efésios 1:1-14

Introdução: O apóstolo Paulo passou três anos em Éfeso (Atos 19; e 20:17-38) e, como resultado de seu ministério, uma igreja foi estabelecida naquela cidade. Dez anos depois, de sua prisão em Roma, Paulo escreveu essa Epístola e a enviou por Tíquico aos cristãos de lá. Efésios é um livro emocionante, porque nos diz como nós (ou alguém) podemos nos tornar cristãos e como Deus quer que vivamos a vida cristã. Os capítulos 1 a 3 nos falam de nossa riqueza em Cristo; e os capítulos 4 - 6 nos falam de nossa caminhada em Cristo.

O versículo chave dos três primeiros capítulos é 1: 3, que apresenta o tema deste primeiro sermão. Na Pessoa do Senhor Jesus Cristo, Deus entregou ao crente todo o seu estado de riqueza espiritual. Sem Cristo, e à parte Dele, não temos nada, não somos nada e não podemos fazer nada (João 15:5); mas, como crentes, Deus nos diz - Lucas 15:3l. Quão ricos somos - e quão poucos de nós percebemos nossa verdadeira riqueza e "possuímos nossa herança" (Obadias 17)! Deus fez de Seu Filho a fonte de todas as bênçãos espirituais, e no momento em que O recebemos como Salvador e Senhor, todas as bênçãos que nele estão se tornam nossas. Quais são essas bênçãos espirituais que são nossas em Cristo e que precisamos nos apropriar e desfrutar? Os versículos 4-14 mencionam sete.

1. Fomos ESCOLHIDOS em Cristo antes da Fundação do Mundo (Versículo 4).

Esta é a grande verdade da eleição. Quão maravilhoso que Deus deve nos escolher para sermos Seus! Observe quando Ele nos escolheu e por que Ele nos escolheu - compare João 15:16 e 1 Pedro. 1:15-16.

Que maravilha da graça soberana é essa! Nossa salvação certamente não foi um pensamento posterior na mente de Deus; todo o plano foi concebido no passado eterno. Crente, você já se perguntou se afinal de contas você será salvo? Leia e descanse no versículo 4, tire suas dúvidas para sempre - e observe João 6:37-39.

2. Fomos PREDESTINADOS para a adoção de filhos (Versículos 4 e 5).

Esta palavra "predestinar" significa "marcar de antemão". Na eternidade, Deus não apenas nos escolheu, mas Ele planejou o que faria conosco. A eleição olha para trás e nos diz que fomos escolhidos (versículo 4); a predestinação olha para frente e nos diz por que fomos escolhidos (versículo 5).

O propósito de Deus em nos escolher é que devemos ser trazidos para Sua família e receber todo o status e privilégios da filiação. Pense nisso - nós, que estávamos perdidos e inimigos, fomos escolhidos para ser filhos, membros da Família Real do Céu! - observe 1 João 3:1-3 e compare com Romanos 8:18, 19 e 23.

3. Fomos ACEITOS no Amado (Versículo 6).

Isso significa que, embora Deus nunca possa nos aceitar em nossa condição pecaminosa e não regenerada, ainda assim, quando confiamos em Cristo como nosso Salvador, Ele nos aceita nele - compare Isaías 64:6 com Efésios l:6.

Isso deve banir todas as minhas dúvidas. Se olho para o meu eu pecaminoso, duvido de imediato, mas se fixo meus olhos em Jesus (Hebreus 1:2), em quem sou aceito, minhas dúvidas desaparecem, porque Deus aceitou a vida perfeita e a obra consumada de Deus. Filho, e é nele que encontro minha aceitação.

4. Fomos REDIMIDOS e todos os nossos pecados foram perdoados (Versículo 7).

Redimir é comprar de volta, libertar por resgate - observe 1 Pedro 1:18-19. Fomos “vendidos como escravo do pecado” (Romanos 7:14) e fomos “comprados por um preço” (1 Coríntios 6: 20); e não somente isso, fomos perdoados - observe Isaías 44:22-23; Salmo 13:12 e Lucas 7: 47.

Deus não apenas nos tornou Seus, mas também nos tornou aptos a viver com Ele para sempre. Como Ele fez isso? - "pelo seu sangue"; isto é, pelo sacrifício e obra expiatória do Senhor Jesus - observe Mateus 20:28 e compare 2 Coríntios 5:2l com Hebreus 9:12; 1 Pedro 1:18 e 2:24 e Apocalipse 1:5-6.

5. Fomos INICIADOS no Mistério Divino (Versículos 8 a 10).

Esta palavra "mistério" refere-se à verdade que antes não era revelada, mas que Deus agora revelou. A “dispensação” específica mencionada no versículo 10 é que tudo está caminhando para a consumação gloriosa de todas as coisas, quando Filipenses 2:10-11 será uma realidade.

Onde Deus nos fez conhecer o mistério de Sua vontade (versículo 9)? Em Sua Palavra, que é “a palavra dos profetas tornada mais firme” (2 Pedro 1:19). Lá temos o glorioso plano de Deus para o futuro, até que o tempo não mais exista e os salvos estejam com Ele por toda a eternidade.

6. Obtivemos uma HERANÇA (Versículo 11).

Em Cristo, temos tudo o que precisamos para o tempo e a eternidade (versículo 11) - observe 1 Pedro 1:4 e compare Romanos 8:17 e 32; 1 Coríntios 3:21-23; 2 Timóteo 2:12 e Apocalipse 5:10.

A herança fala de riquezas, bens, posses - e quão ricos somos Nele! O versículo 14 nos diz que já temos a garantia de nossa herança. O Espírito Santo dentro de nós é a promessa de que um dia entraremos em tudo o que já nos pertence em Cristo - observe Efésios 4:30 e compare João 14:16-17.

7. Fomos SELADOS com o Espírito Santo da Promessa (Versículos 13 e 14).

Esse selamento divino denota propriedade e segurança; nós pertencemos a ele e sempre pertencemos a ele! - fomos selados "até o fim da jornada" (Efésios 4:30).

Essas bênçãos espirituais pertencem a todo cristão. Elas são apenas nossas se estivermos "em Cristo" (versículo 3); se, tendo ouvido o evangelho (versículo 13), cremos (versículo 13).

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem